Você sabia que acordar com dores no maxilar ou de cabeça pode ser sintoma do ato de ranger os dentes? Mais conhecido como bruxismo, esse é um problema que a maioria das pessoas sofrerá em algum momento da vida.
O bruxismo pode ser passageiro ou não. O maior problema encontra-se nas consequências que esta condição acaba gerando com o passar dos anos. Isto porque ele pode ser a porta de entrada para várias outras condições desfavoráveis para a saúde bucal.
Portanto, preparamos este material para te auxiliar a descobrir e conhecer mais sobre esta condição. Continue acompanhando atentamente e saiba aqui o que fazer se isso acontece com você!
O que é bruxismo
O Bruxismo, apesar do nome estranho, nada mais é do que o hábito inconsciente de ranger ou apertar fortemente os dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono.
Acomete pessoas de todas as idades, mas muita gente acaba não sabendo que sofre desse mal. É necessário ficar atento aos sinais que o organismo dá. Por exemplo, se você acorda com dor de cabeça ou com os músculos da sua mandíbula doloridos, pode estar sofrendo de bruxismo.
Durante a noite, é caracterizado por movimentos rítmicos, semelhantes aos da mastigação, provocando longos períodos de contração dos músculos mandibulares. Enquanto o paciente está acordado, o ato de ranger os dentes está ligado a algum mau hábito, reação natural à situações de estresse e ansiedade ou tique.
É possível diagnosticar o bruxismo com uma visita a um dentista, que também pode determinar o tratamento ideal para cada caso. Ou seja, é necessário reforçar que ter um acompanhamento odontológico é de suma importância para identificar não somente o bruxismo, como vários outros problemas bucais.
Causas do bruxismo
As causas do bruxismo ainda são desconhecidas, mas existem possíveis razões físicas e psicológicas que influenciam no diagnóstico desta condição. Sendo assim, para que você tenha um melhor conhecimento sobre o que pode levar ao bruxismo, separamos alguns dos fatores mais conhecidos:
- Situações que geram no paciente sensações como ansiedade constante, estresse, raiva, frustração ou tensão;
- Dente torto que provoca má oclusão;
- Transtornos do sono, como apneia e desvio de septo;
- Refluxo estomacal ou do esôfago;
- Problemas na articulação da mandíbula;
- Efeito colateral provocado por alguns medicamentos.
Outros problemas como tabagismo, consumo exagerado de álcool ou café também influenciam no diagnóstico de bruxismo.
Sintomas do hábito de ranger os dentes
Portadores do bruxismo relatam desgastes nos dentes ou sensibilidade ao consumir alimentos gelados, salgados ou ácidos. Esses são os principais sintomas do distúrbio. Entretanto, existem também outros sinais que podem contribuir com o diagnóstico do bruxismo.
Quando falamos sobre os sintomas sentidos pelos portadores do bruxismo, podemos citar os seguintes exemplos:
- Certos tipos de barulhos ou zumbido no ouvido;
- Sinais de labirintite, como tontura, vertigem e sensação de desmaio;
- Apertar de dentes que pode, inclusive, acordar pessoas que estão próximas ao paciente com bruxismo;
- Desgaste do esmalte do dente, o deixando mais frágil;
- Dores de cabeça ou sensação de pressão na nuca ou testa;
- Limitação de abertura da boca.
Consequências mais graves
Se não tratado, o bruxismo causa desgaste anormal do esmalte dos dentes, que se estende até as gengivas e causa muita dor. Sendo que somente esta condição pode dar origem à diversos outros problemas, como a periodontite.
Caso você não saiba, a doença periodontal, quando não tratada, é extremamente perigosa. Seus efeitos não afetam somente a saúde bucal, mas como podem afetar todo o organismo.
Em pacientes com dentes frágeis, a fricção provoca quebra, fissuras e dano permanente aos dentes em casos de complicações mais graves. Sendo assim, o paciente em estágio avançado de bruxismo pode acabar ficando sem um ou mais dentes.
Também podemos citar as dores de cabeça tensionais comuns nos portadores de bruxismo, causadas por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir o rosto, pescoço, ouvido e até ombros.
Por fim, o bruxismo pode causar dor na mandíbula e nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizada em frente às orelhas.
O bruxismo não é um transtorno perigoso, mas deve ser tratado, proporcionando mais qualidade de vida ao portador. Pois, assim como dito no início do artigo, com o passar do tempo e falta de tratamento, vários outros problemas podem acabar surgindo.
Sendo assim, não deixe para procurar acompanhamento odontológico somente quando surgir uma necessidade. Consultar com certa regularidade com o seu dentista é um fator fundamental para a prevenção de condições desfavoráveis para a saúde bucal.
Tratamento mais indicado para o bruxismo
O profissional responsável pelo diagnóstico do bruxismo é o dentista, que analisa o relato do paciente e faz uma observação clínica para identificar o grau do distúrbio e descartar a associação com outros transtornos, como infecções de ouvido, problemas com a ATM e questões dentárias específicas.
A cura para o bruxismo ainda é desconhecida, mas existem alguns tratamentos que são indicados com o intuito de aliviar os sintomas, tais como:
- Utilização de placas interoclusais que reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes de desgastes;
- Terapia para diminuir tensões psicológicas;
- Prática de esportes e exercícios de relaxamento;
- Tratar os transtornos do sono;
- Uso de medicamentos em casos de distúrbios psiquiátricos, por exemplo, depressão.
Outro método bastante recomendado no caso de pacientes com bruxismo se dá pelas lentes de contato dentais. Entretanto, essa indicação só acontece no caso do paciente apresentar dentes desgastados. É necessário passar por uma avaliação do dentista responsável para saber se está apto ou não.
O tratamento apropriado para o hábito de ranger os dentes depende da causa do problema, por isso é importante consultar o dentista com regularidade. Ou seja, não existe um padrão quando se fala em tratar os efeitos do bruxismo. Sendo assim, o tratamento é individual e varia de paciente para paciente.
Além disso, fazer consultas periódicas é fundamental para impedir uma série de problemas bucais e de saúde. Não pense que apenas cultivar bons hábitos com a higiene bucal é suficiente. Agende aqui sua avaliação com o Dr Raphael D´Amaro. http://bit.ly/whatsapp-damaro