TRATAMENTOS

Odontopediatria

É a área da odontologia especializada em tratar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.  Tem importância fundamental em acompanhar o desenvolvimento da dentição e dos ossos da face.

É também responsável por orientar sobre escovação, fazer o controle de placas bacterianas e aplicar flúor. E orientar gestantes sobre os cuidados necessários com o bebê, desde seu nascimento até o aparecimento dos primeiros dentes

Por que levar a criança tão cedo ao dentista?

A recomendação de alguns dentistas é que o cuidado com a higiene bucal comece ainda durante a gestação. Mas quando esse acompanhamento não é feito, a primeira consulta da criança deve acontecer antes dos seis meses de idade.

Parece um pouco cedo demais, mas essa primeira visita é importante para que a mamãe possa receber as orientações de cuidado e higiene a tempo de colocá-las em prática.

Esse é um dos grandes valores da odontopediatria: possibilitar o acompanhamento de perto, durante todo o desenvolvimento da criança. Ajudando a prevenir problemas futuros e a desmitificar a ideia de que ir ao dentista é assustador.

Crianças estão em desenvolvimento constante, por isso a orientação é fazer consultas a cada seis meses ou, no máximo de ano em ano. Mesmo quando não há presença de cárie ou outro problema bucal aparente. A avaliação preventiva é muito importante para avaliar problemas e intervir no momento certo.

Qual é a importância de um atendimento especializado?

Uma consulta dos pequenos ao consultório odontológico pode ser um momento de muito receio, principalmente ser for a primeira vez. Além de um ambiente totalmente desconhecido, os instrumentos também não são muito agradáveis aos olhos. E quando ligados então, muito comum que a criança se assuste e chore.

Um profissional experiente, que trabalha focado em crianças, além, de conhecer suas necessidades específicas, sabe como atender e lidar com esse tipo de paciente. Algumas vezes, é preciso agir de forma rígida, porém ainda com atenção e amor.

E a criança consegue perceber esse tratamento especial e acolhimento do profissional antes, durante e depois do tratamento.

Cada faixa etária tem suas necessidades particulares e, portanto, exige tratamentos odontológicos específicos.

Agende sua avaliação, converse com nosso profissional e faremos um planejamento personalizado para o seu caso.