TRATAMENTOS

Pacientes especiais

A D’Amaro Odontologia Estética oferece atendimento especializado para pacientes com deficiências especiais.

Boa parte dessas pessoas não possui capacidade plena para realizar os cuidados bucais sozinhos, necessitando de ajuda. Por isso, consideramos que esse é um grupo com risco alto de desenvolver doenças bucais, principalmente a cárie e doenças periodontais.

Buscamos a prevenção, o tratamento e o controle de problemas bucais em pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico, psicológico e/ou social.

Por que o atendimento diferenciado é importante?

O atendimento aos pacientes com necessidades especiais deve ser diferenciado, embasado em um rico detalhamento sobre o distúrbio.

As informações pessoais e da deficiência são importantes para auxiliar o planejamento, diagnóstico e prognóstico do tratamento. O manejo do paciente também merece atenção. E exige adaptações que devem ocorrer de acordo com o tipo do problema, a idade e a necessidade odontológica. Distúrbios neuropsicomotores, por exemplo, podem alterar a forma como o paciente colabora com a assistência odontológica.

O dentista especializado na área, então, deve estar capacitado para prestar um atendimento de excelente qualidade. Sempre cercado de cuidados específicos e necessários de cada situação em especial.

Como é o atendimento diferenciado

O atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais pode ser feito de três formas diferentes:

  • Normal: quando conta com a cooperação do paciente. Altera-se somente o ambiente e material odontológico a ser utilizado.
  • Condicionado: quando é necessário demonstrar todo o material odontológico que será utilizado, incluindo vibrações e ruídos. Essa demonstração é importante para que o paciente saiba exatamente o que vai acontecer durante o atendimento.
  • Sob restrição: pode ser usado uma solução mecânica, química ou hipnótica. Calmantes e sedativos podem ajudar a melhorar o comportamento do paciente e facilita as condições de trabalho do dentista.

Agende sua avaliação, converse com nosso profissional e faremos um planejamento personalizado para o seu caso.