Principais cuidados no pós operatório de implantes

pós operatório de implantes

O implante dentário é um tratamento odontológico feito por meio de cirurgia, que merece bastante atenção. Por isso, seguir à risca todas as orientações médicas é de fundamental importância para seu sucesso. Portanto, acompanhe agora neste post quais são os principais cuidados no pós-operatório de implantes dentários.

 O procedimento é um recurso que substitui um ou mais dentes que estão ausentes na boca. A técnica promove um sorriso estético, devolve a eficiência mastigatória e melhora a qualidade de vida do paciente. Ou seja, ela trabalha tanto na parte funcional quanto na estética.

 Antes de optar por um implante dentário, é importante conhecer desde o que se trata o procedimento até quais são os cuidados após realizá-lo. Sendo assim, preparamos um material contendo todas as informações necessárias para que você entenda todos os detalhes deste procedimento tão importante na odontologia

 

Implante dentário: o que é?

Implante dentário é uma estrutura feita de titânio, que serve para substituir a raiz do dente perdido e dar suporte a uma prótese. Ele é indicado para aqueles pacientes com perda unitária, sendo ela parcial ou de todos os dentes da boca.

 

O método é feito através de um procedimento cirúrgico, no qual o paciente recebe um pino de titânio, que é fixado em seu osso maxilar. O material escolhido aqui é de total importância para que ocorra o processo de osseointegração, que se caracteriza por ser uma formação óssea em volta da peça.

 

Tal processo de osseointegração é fundamental para que o dentista possa confeccionar um novo molde para o dente sem correr o risco da não adaptação à arcada dentária do paciente.

 

Para receber um implante dentário, é preciso ter gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Quem optar por esse recurso, poderá perceber muitas mudanças positivas. Portanto, vamos listar aqui quais são as principais vantagens de se utilizar um implante após ter perdido um ou mais dentes:

 

  • Melhora a mastigação;
  • Auxilia nas funções do sistema digestivo;
  • Não prejudica a qualidade dos outros dentes;
  • Um implante não se solta como uma dentadura;
  • Devolve a naturalidade da fala;
  • Favorece a estética do sorriso e da aparência porque a face fica mais preenchida;

 

Cuidados no pós operatório de implantes dentários

A eficiência de uma cirurgia de implante dentário não depende somente do seu planejamento ou execução. O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. Isto porque este período acaba afetando o sistema imunológico e a circulação sanguínea.

Os cuidados no pós-operatório são fatores preventivos de possíveis complicações. Portanto, a colaboração do paciente após a cirurgia de implante tem relacionamento direto com o resultado satisfatório e rápido do tratamento.

É de imprescindível seguir todas as recomendações do dentista que realizou o procedimento. Confira agora algumas dicas:

 

Instrução no pós-operatório

Ao fim da cirurgia, o paciente deve usar compressa gelada ou bolsa com gelo nas primeiras 48 horas para diminuir o processo inflamatório e a dor. Caso ocorra algum sangramento, comprima o local com gaze durante uma hora e não assoe o nariz.

É normal sentir uma leve dor nos três primeiros dias na boca, mas ela acaba passando com o uso do medicamento indicado pelo dentista.

O ideal aqui é repousar bastante, principalmente com a cabeça mais elevada que o corpo. Prefira a posição sentada e nunca fique abaixado por longos períodos, com o intuito de evitar possíveis hemorragias.

É preciso também mudar um pouco os seus hábitos. Práticas que parecem inofensivas podem causar um impacto negativo na recuperação após a cirurgia de implantes dentários. É importante evitar a exposição solar nos primeiros dias. Além disso, deve-se cortar da rotina o hábito de roer unhas, fazer sucção utilizando canudos, realizar bochechos e cuspir.

 

Medicação

As orientações sobre o uso de medicamentos devem ser seguidas a risca corretamente, até se findar o tratamento. É fundamental respeitar todos os horários indicados e as dosagens rigorosamente.

Caso faça uso de outros remédios, principalmente diuréticos, comunique o cirurgião responsável pelo seu caso. É importante não se automedicar e nem substituir as prescrições.

 

Dieta

Nas primeiras 48 horas, logo após o procedimento cirúrgico, o paciente deve ingerir apenas alimentos líquidos, pastosos, macios e, principalmente, gelados. Tome bastante cuidado para não consumir alimentos quentes, uma vez que eles podem ocasionar em hemorragias. Recomendação importante para quem gosta de café!

Depois desse período, a alimentação gelada pode ser suspensa. Entretanto, é importante manter os cuidados e evitar alimentos mais duros, ácidos, com açúcar ou que possam machucar a região implantada.

É indicado que o paciente beba bastante água para manter o corpo bem hidratado e deixar os tecidos mais elásticos.

Pesquise sobre alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja, abacaxi, que ajudam na formação dos tecidos que fecham as feridas.

Higienização bucal

A limpeza do novo dente e do local após a cirurgia está diretamente relacionada a um perfeito resultado.

Mantenha a higiene bucal rigorosa, com escovação diária dos dentes não envolvidos na cirurgia, higienizando a área com gaze embebida em soro fisiológico, uso do fio dental e de enxaguante bucal. Retire qualquer resto de alimento que pode estra preso nos dentes, tomando bastante cuidado com a região do implante.

 Essa rotina ajuda na cicatrização, mas também exige muito cuidado para não prejudicar a região operada.

 

Acompanhamento médico

Após a cirurgia de implante dentário, o paciente deve retornar ao dentista no período de 7 a 9 dias para avaliar a cicatrização. Tal acompanhamento do procedimento é importante até mesmo remover os pontos (a menos que sejam reabsorvíveis).

Priorize a sua saúde! Escolha um profissional habilidoso e responsável, que respeite as orientações do cirurgião para o sucesso no resultado final e não comprometer todo o seu esforço. 

O tempo de recuperação da cirurgia está relacionado a todos esses cuidados pós-operatórios de uma cirurgia de implantes dentários! Somados aos hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de bebida alcoólica, o uso do cigarro ou exposição ao sol, você estará se resguardando de possíveis problemas bucais.

Quer saber mais sobre esse tratamento de reabilitação oral? Envie sua mensagem pelo WhatsApp//bit.ly/whatsapp-damaro

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress