3 verdades sobre a ortodontia que ninguém nunca te contou

ortodontia

Engana-se quem pensa que a ortodontia se define somente pela colocação de um aparelho ortodôntico.

Muito pelo contrário, a área da odontologia em questão apresenta uma complexidade maior do que aparenta. São vários os fatores envolvidos durante um tratamento ortodôntico que, quando não respeitados, podem influenciar diretamente nos resultados do paciente.

Dessa maneira, é fundamental que todo paciente conheça um pouco melhor sobre a ortodontia para que, quando precisar passar por um tratamento, ele saiba avaliar a sua evolução.

Portanto, preparamos um artigo a fim de descomplicar a ortodontia, preparamos este artigo! Continue acompanhando para entender melhor sobre o assunto.

 

Não subestime a ortodontia

O tratamento ortodôntico influencia diretamente na qualidade de vida de um paciente. Com isso, a sua atuação vai muito além do que apenas proporcionar uma melhor estética do sorriso.

Sendo assim, deve-se entender que as aplicações de um aparelho ortodôntico abrangem uma grande quantidade de necessidades.

A ortodontia não somente provoca um sorriso mais harmônico, como também atua de maneira funcional, tanto corrigindo imperfeições que afetam a saúde dos dentes quanto prevenindo outros problemas que podem ter origem na má posição dos dentes.

Portanto, não pense que a ortodontia se restringe somente ao uso dos aparelhos ortodônticos. Conheça agora alguns aspectos referentes ao assunto que fazem toda a diferença durante um tratamento.

 

Verdades sobre a ortodontia

Os aparelhos ortodônticos se apresentam como um dos tratamentos mais procurados nas clínicas e consultórios odontológicos.

Dessa forma, a sua indicação se dá, principalmente, para corrigir algumas condições que podem acometer os pacientes.

Dentre os principais problemas que indicam um tratamento ortodôntico, se apresentam o mau posicionamento dos dentes.

Além disso, existem também outras condições funcionais que acometem a saúde dos dentes, como por exemplo:

  • Dentes desgastados;
  • Mordida cruzada ou aberta;
  • Espaços entre os dentes;
  • Dores de cabeça que têm a sua origem na boca;

Ou seja, consegue-se perceber uma série de problemas que indicam a necessidade de uma intervenção ortodôntica.

Para você entender melhor alguns aspectos sobre a ortodontia, separamos 3 verdades que, na maioria das vezes, acaba gerando muitas dúvidas na mente de um paciente. Confira quais são agora e solucione os seus questionamentos.

 

Planejamento individualizado

Cada profissional especializado na ortodontia possui uma conduta para cada caso, tratando cada um dos seus pacientes de forma individualizada.

Dessa maneira, uma boa avaliação, somado ao planejamento e execução do tratamento ortodôntico de forma personalizada faz toda a diferença na hora do resultado final.

 

Quando vou ver meus resultados?

Muitos pacientes, quando passam por um tratamento ortodôntico, acabam se encontrando ansiosos para ver logo os seus resultados.

Portanto, recomenda-se que o paciente mantenha sempre contato com o seu dentista, voltando em todas as demais consultas para a avaliação do seu tratamento.

Em contrapartida, caso seja notado uma demora muito grande para apresentar os resultados esperados, deve-se entrar em contato e procurar o seu dentista.

 

E as manutenções?

Por fim, mas não menos importante, é de extrema importância que o paciente retorne ao consultório ou clínica odontológica com o intuito de realizar as manutenções do seu aparelho.

Cabe ao dentista orientar o paciente sobre quando serão feitas a manutenções e como está o andamento do seu tratamento.

Dessa maneira, não deixe de ler o nosso artigo E depois que o tratamento ortodôntico acaba? Como devo lidar?

Para mais informações sobre os nossos serviços e de como cuidar dos seus dentes, continue acompanhando o nosso blog.

Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos e familiares!

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress