Limpeza de tártaro: passo a passo de como fazer

Descubra como é feita a limpeza de tártaro.

Você sabia que o tártaro é um dos principais vilões quando o assunto é o cuidado com a sua saúde bucal? Com isso, é de fundamental importância que todo paciente saiba como funcionam tratamentos como a limpeza de tártaro.

Aqui, temos um método que visa garantir a saúde bucal de um paciente, o livrando assim de alguns problemas.

Isso porque, o tártaro é um dos fatores de risco para problemas como os localizados na gengiva de um paciente. Ao não se atentar a este assunto, será possível conviver com condições como a gengivite e a doença periodontal.

Os problemas que afetam a gengiva podem trazer sérios danos à saúde de um paciente. O que não envolve somente a saúde bucal, como também todo o organismo pode acabar sofrendo consequências negativas.

Sendo assim, a limpeza de tártaro surge como uma das principais alternativas encontradas pelos pacientes de odontologia. O que você acha de compreender melhor este assunto e qual é a sua importância?

Leia o nosso artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tártaro e como eliminá-lo de uma vez por todas!

Aproveite também para entender sobre o assunto: Conheça os problemas bucais mais comuns no inverno

 

Como o tártaro surge nos dentes?

Antes de compreender do que se trata a limpeza de tártaro e como ela é feita, é necessário entender melhor o que é o tártaro.

Sabe aquela crosta branca ou com aspecto amarelado que acaba se formando na superfície dos seus dentes?

Aqui, temos um claro caso de tártaro nos dentes. O seu aparecimento nos dentes de um paciente é ocasionado por meio de um acúmulo de placa bacteriana.

Deste modo, o tártaro é a calcificação da placa, que surge na camada superficial de um dente. Em alguns casos, ele também pode acabar se manifestando na gengiva, gerando assim uma série de problemas.

Portanto, segundo dentistas especialistas, quando um paciente permanece por um longo período sem escovar os dentes, a placa bacteriana acaba endurecendo, dando origem assim ao nosso tema principal, o tártaro.

 

Como remover a placa bacteriana dos dentes?

Após compreender do que se trata e a origem do tártaro, é comum se questionar sobre como retirar a placa bacteriana dos dentes.

O ideal é que o paciente combata a placa bacteriana, antes que ela comece a calcificar e originar o tártaro. Afinal de contas, ele só pode ser removido por meio do suporte de um dentista especializado.

Desta maneira, a placa bacteriana será removida por meio de uma boa higienização bucal. Ou seja, é de fundamental importância que um paciente tenha o costume de escovar os dentes corretamente após cada refeição.

Além disso, recomenda-se também o uso constante do fio dental e de enxaguantes bucais após as refeições. E, nem precisamos falar do quanto a higiene bucal é fundamental para a saúde de um paciente, certo?

Leia também sobre o assunto: Quais dificuldades posso encontrar após um implante dentário e como evitá-las?

 

Como ocorre a limpeza de tártaro?

Pacientes com tártaro nos dentes devem procurar um consultório ou clínica odontológica e, assim, buscar o apoio de um dentista.

Isso porque, estamos falando do profissional especializado e encarregado de realizar tratamentos como a limpeza de tártaro.

Aqui, temos uma solução que pode ser feita tanto por meio de um ultrassom, como também com instrumentos conhecidos como curetas periodontais.

Por meio destes materiais, o dentista faz a raspagem da superfície do dente, removendo assim todo o tártaro encontrado.

Deste modo, ao não contar com os benefícios de tratamentos como a limpeza de tártaro, o paciente pode sofrer com outros problemas. Afinal de contas, a placa bacteriana pode dar origem à inflamação gengival.

Após o tratamento, é necessário que o paciente siga algumas recomendações, que contribuem com a manutenção dos resultados obtidos. A seguir, descubra como manter os seus dentes perfeitamente saudáveis.

 

Quais os cuidados após a limpeza de tártaro?

Sem sombra de dúvidas, o acompanhamento odontológico é uma das principais recomendações após qualquer tratamento focado no cuidado da saúde bucal de um paciente, como é o caso da limpeza de tártaro.

Desta forma, os especialistas no assunto recomendam que o paciente redobre a atenção com a sua higiene bucal. O que inclui, principalmente, a escovação e o uso do fio dental após as refeições durante o dia.

Além disso, como dito, é de fundamental importância que o paciente tenha o costume de visitar um dentista de sua confiança. É o que permite que ele continue cuidando da sua saúde bucal com maior eficiência.

Caso você esteja procurando o apoio de um serviço odontológico, conte com o apoio da D’Amaro Odontologia Estética!

Aproveite para entrar em contato conosco e marque o seu horário de atendimento com a nossa equipe de especialistas!

Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para continuar acompanhando novos conteúdos!

Leia também sobre o assunto: Bruxismo: o guia completo para cuidar da saúde bucal

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress