Muitas pessoas não sabem como cuidar do implante dentário e, por isso, acabam colocando o tratamento em risco.
Dentre os tratamentos odontológicos buscados por boa parte dos pacientes, encontram-se opções como o implante dentário e o clareamento dental. No entanto, muitas pessoas sequer compreendem como cuidar do implante dentário.
Inclusive, o sucesso do tratamento passa diretamente pelos cuidados adotados por um paciente. Sendo assim, é muito importante levar em consideração todas as recomendações dadas pelo dentista responsável.
Alguns pacientes, por não cuidar do implante dentário, podem acabar sentindo movimentações no dente que foi implantado. O que se apresenta como um sinal de alerta que precisa ser investigado.
Sendo assim, a sensação de que a prótese está mole indica a existência de problemas. Aqui, uma das prováveis causas está na integração do parafuso ao osso, podendo assim colocar em risco o seu implante.
Portanto, se você deseja cuidar do implante dentário e, assim, evitar problemas bucais, leia o nosso conteúdo. Vamos apresentar algumas dicas valiosas para manter a sua saúde bucal em dia! Vamos lá?
Aproveite para ler e entender como funciona a relação entre diabetes e implantes dentários
Quais os sinais de que é necessário cuidar do implante dentário?
O período pós-operatório é uma das etapas mais importantes no sucesso de um implante dentário. Com isso, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações do seu dentista.
Se você não sabe ainda como cuidar do implante dentário após a sua colocação, confira algumas dicas valiosas:
- Evitar alimentos duros e que sejam difíceis de mastigar;
- Após o procedimento, o tecido fica mais sensível e, por isso, deve-se evitar o consumo de bebidas quentes;
- Deve-se evitar também consumir tanto alimentos como também bebidas ácidas demais;
- Lembre-se sempre de que o processo de higienização não deve, de forma alguma , ser negligenciado;
- No período pós-operatório, é importante que o paciente evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Desta maneira, não ignore as recomendações do seu dentista e mantenha o seu implante dentário saudável e bem cuidado. Caso contrário, será possível encontrar problemas com o seu tratamento.
E se o implante dentário ficar mole? O que pode ser?
Muitos não sabem mas, diante de algumas situações, o implante dentário pode acabar ficando frouxo. Ou seja, com a sensação de mole, causando sérias preocupações no paciente.
Aqui, é importante entender que existem alguns fatores que podem contribuir para que o implante fique mole. Vamos entender quais são?
Parafuso protético frouxo
O primeiro caso está ligado ao parafuso protético, que possui como função principal fixar a coroa ao osso. Em algumas situações, pode ocorrer o seu afrouxamento, gerando a sensação de que a prótese está em movimento.
Diante desta situação, é muito importante que o paciente volte ao consultório odontológico, a fim de avaliar o seu tratamento. O dentista será o responsável por avaliar as causas e, assim, buscar revertê-las.
Integração entre parafuso e osso
Entende-se que boa parte dos casos de “dente mole” está relacionada com a integração entre o parafuso e a estrutura óssea. Inclusive, são diversos os fatores que podem contribuir para este contexto.
Ou seja, desde os descuidos com o implante dentário no período pós-operatório até a qualidade do osso podem interferir no processo de osseointegração. Por isso, reforçamos que o papel do paciente é de cuidar do seu implante.
Para isso, além de tomar todos os cuidados devidos, também é necessário voltar ao seu dentista de confiança. Afinal de contas, somente ele poderá identificar possíveis problemas relacionados à saúde bucal.
Como garantir o sucesso de um implante dentário?
Não tem muito segredo! Como já foi mencionado, o primeiro passo é ouvir o seu profissional especializado. Ele é o único capaz de avaliar se você está respondendo ao tratamento da melhor forma.
Além disso, cuidar do implante dentário também é uma responsabilidade do próprio paciente. Ou seja, ele deve, à todo custo, seguir cada recomendação dada pelo seu dentista.
Por fim, mas não menos importante, o paciente deve buscar o apoio de um profissional que seja especialista no assunto. Para isso, não deixe de marcar a sua avaliação na D’Amaro Odontologia Estética.
Com uma equipe de profissionais que atua no mercado há mais de 10 anos, trabalhamos sempre com o foco na sua saúde bucal. Portanto, aproveite a oportunidade para entrar em contato conosco!
Por fim, aproveite também para acessar o nosso blog e continuar acompanhando o nosso conteúdo. Caso você seja uma pessoa antenada às redes sociais, siga o nosso perfil no Instagram!
Até a próxima!