Pasta de dente com clareador funciona?

pasta-de-dente-com-clareador

Sempre em visando um sorriso perfeito, as pessoas estão buscando, cada vez mais, tratamentos estéticos dentários. Até mesmo em casa, a preocupação não diminui. Muitas pessoas recorrem à pasta de dente com clareador para tentar manter os dentes bem branquinhos! Mas, será que essas pastas realmente funcionam?

Hoje, existem no mercado diversas marcas e versões de pasta de dente com clareador dental. Todas elas ajudam a remover manchas superficiais causadas por inúmeros problemas, como a placa bacteriana, bactérias e resíduos de produtos, como vinho tinto, café e cigarro.

Essas pastas possuem em sua composição substâncias que contêm abrasivos leves ou esfoliantes, que possuem a função de limpar o esmalte dos dentes, deixando-os mais claros. Entretanto, elas não clareiam o dente em sim, só retiram momentaneamente as manchas presas ao esmalte dental.

Ou seja, é um resultado destas pastas é temporário. Isto porque os problemas já citados que causam o escurecimento e manchas nos dentes podem acabar voltando caso não haja a devida higienização bucal.

Para um clareamento dental eficaz, existem técnicas profissionais que são realizadas por dentistas. Portanto, leia atentamente o artigo a seguir e descubra as melhores técnicas para devolver a cor natural dos dentes!

Por que os dentes escurecem?

Quando falamos sobre procedimentos estéticos para os dentes, o clareamento dental é uma das opções mais conhecidas. Em primeiro lugar, é necessário que você entenda os motivos que fazem com que os dentes mudem de aparência e cor. Com o passar do tempo, é possível que os dentes percam a sua cor natural. Este processo acontece devido à vários fatores, como:

  • Tabagismo durante muitos anos;
  • Acidentes e possíveis traumas nos dentes, uma vez que eles podem causar uma hemorragia na estrutura do dente;
  • Tratamento de canal;
  • Medicamentos que influenciam no esmalte dos dentes;
  • Alimentos ácidos ou que possuem uma pigmentação muito forte, como café, açaí, refrigerantes, beterraba e frutas vermelhas;

Portanto, o processo de escurecimento dos dentes é algo natural, que acontece com o passar do tempo. Porém, com a existência de tais fatores citados acima, ele pode ser acelerado e acontecer antes do esperado. Entretanto, graças aos procedimentos estéticos na odontologia, você pode ter a cor natural dos seus dentes de volta!

Pasta de dente com clareador x Clareamento dental

Como vimos no início deste artigo, a pasta de dente com clareador até funciona para retirar manchas nos dentes. Entretanto, é um processo momentâneo.

É bem provável que os dentes voltem a ter uma aparência mais escura com o passar do tempo.

Sendo assim, o procedimento mais indicado para devolver a cor e brilho natural dos dentes é o clareamento dental.

Dentre os procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos, o clareamento possui cada vez mais adeptos, uma vez que sorrir com os dentes brancos é sinônimo de autoestima.

Melhores métodos de clareamento dental

Vamos agora conhecer quais são os principais métodos de clareamento dental, que podem ser feitos tanto no consultório odontológico quanto em casa:

1. Clareamento Caseiro

Apesar do nome, a aplicação da técnica é feita pelo próprio dentista, que produz uma moldeira, que se encaixa à boca, para o paciente utilizar em casa com um gel clareador, seguindo as orientações do especialista.

O procedimento deve ser feito à noite, enquanto o paciente dorme. Dura em torno de três semanas, dependendo da resposta dentária e da intensidade de cor desejada.

2. Clareamento a Laser

O dentista aplica um gel com alta concentração de produtos no dente do paciente, que é ativado com a luz do laser. São recomendadas apenas duas ou três sessões para que o resultado seja ideal e superior ao método caseiro.

3. Clareamento interno

Consiste na aplicação de um gel clareador dentro da porção coronária do dente.

A técnica é indicada para dentes tratados endodonticamente ou escurecidos por reação metálica e casos de traumas. O gel deve ser trocado semanalmente até que se atinja o resultado esperado, respeitando o prazo máximo de dois meses.

Leia: Check-up digital preventivo

4. Combinação de técnicas

A opção pode acelerar o processo em casos de dentes muito escuros, com manchas mais severas. Geralmente, o dentista indica a moldeira em casa para complementar o clareamento feito no consultório.

Podemos concluir que, apesar do escurecimento dos dentes ser um processo quase que inevitável, é possível sim trazer a cor natural de volta! Opções disponíveis nos consultórios odontológicos são o que não falta!

Por fim, vamos entender mais precisamente quais são os fatores principais para garantir o sucesso do clareamento dental. Ou seja, os cuidados necessários após as sessões com o dentista fazem com que o efeito perdure por bastante tempo.

Quais são os métodos eficazes de clareamento dos dentes?

Todos os métodos citados anteriormente alcançam resultados satisfatórios. No entanto, as diferenças entre eles são o tempo e o modo de realização do procedimento.

A indicação de cada um deve ser feita por meio de uma conversa detalhada com o seu dentista, além de uma avaliação criteriosa e individual do seu caso.

De um modo geral, podemos afirmar que as pastas de dentes com clareador não proporcionam a mesma eficácia e qualidade obtida com o clareamento feito por um profissional. Ou seja, elas servem apenas como prevenção ou manutenção da cor dos dentes.

Assim como os cuidados que o paciente deve ter para prolongar o efeito do clareamento dental, independentemente do método escolhido, por exemplo:

  • Não consumir alimentos com corantes que mancham os dentes, como café, chás, vinho, açaí.
  • Evitar o uso do cigarro, que libera nicotina, que causa amarelamento nos dentes.
  • Beber água para evitar que o corante ou a acidez fiquem na boca e ainda auxilia na produção de saliva, que protege os dentes de forma natural contra manchas.
  • Manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após as refeições, usando fio dental e enxaguante.
  • Consultar periodicamente um dentista para controle da saúde bucal e limpeza profissional.

Aproveite para ler: Como preservar os resultados obtidos pelo clareamento dental?

Como acertar no melhor método para clarear os dentes?

Não tem escolha melhor do que contar com um dentista especializado para entender qual é o método mais adequado para clarear os dentes. Afinal, cada caso é um caso.

Ou seja, se um tratamento funciona para um paciente com características específicas, isso não significa que a mesma indicação será para todo e qualquer paciente, ok?

É de suma importância ter um atendimento personalizado, que leva em consideração todas as especificações encontradas no seu caso. Por isso, busque pelo melhor profissional do ramo odontológico!

Sendo assim, lembre-se: para escolher o tipo de clareamento dental indicado para você, converse com um dentista de confiança.

O profissional também pode ajudar a esclarecer dúvidas sobre a pasta de dente com clareador. Lembre que um sorriso bonito está relacionado a melhorias estéticas e uma boa saúde dos dentes.

Além disso, aproveite para entrar em contato com a D’Amaro Odontologia Estética e, com isso, marcar a sua avaliação! Temos uma equipe de profissionais pronta para cuidar do seu sorriso!

Compartilhe este post

Veja mais publicações

A busca por tratamentos estéticos odontológicos teve aumento considerável nos últimos anos, especialmente a lente de contato dental.
Estética

Lente de contato dental: Para quem é indicado?

A busca por tratamentos estéticos odontológicos teve aumento considerável nos últimos anos, especialmente quando o assunto é a lente de contato dental. No entanto, qual

plugins premium WordPress