Como a doença periodontal pode ser prejudicial para o organismo?

Doença periodontal e os cuidados com a saúde bucal.

Você sabe o que é a doença periodontal e como ela pode afetar a saúde bucal de um paciente?

Quando um paciente procura um consultório odontológico com alguma queixa na saúde bucal, é comum que ele possa apresentar cáries, dor de dente, gengivite, entre outros problemas mais populares.

No entanto, existe uma condição que muitas vezes não recebe a atenção merecida, mas que pode causar muito mais do que apenas uma complicação bucal. Ainda não sabe do que estamos falando? Desta forma, conheça mais agora sobre a doença periodontal.

A periodontite, como também é conhecida a doença periodontal, é um problema mais sério do que se imagina.

Deste modo, apesar de ser um problema considerado comum entre os dentistas, ela pode levar o paciente a ter complicações graves.

Em alguns casos, o paciente pode, inclusive, perder o dente por causa de complicações originadas pela doença. Portanto, é de extrema importância que você conheça tudo sobre o assunto.

Sendo assim, entendendo que a doença periodontal é um problema que precisa de mais atenção, preparamos este material para você!

Além disso, leia também o nosso artigo sobre o assunto: 5 tratamentos para ter um sorriso perfeito.

O que é a doença periodontal?

A periodontite acontece quando o paciente apresenta um quadro de infecção ou inflamação nas gengivas.

Desse modo, ao não procurar tratamento ou demorar demais para consultar com um dentista, o quadro apresentado tende a evoluir e gerar uma grande piora na saúde bucal, que é quando acontece a doença periodontal.

Ou seja, a doença tem a sua origem na falta de cuidados com a higiene bucal. Entretanto, também existem outros fatores que acabam influenciando no diagnóstico desta condição. Pessoas que possuem vício no cigarro, que andam estressadas demais ou com fatores genéticos favoráveis ao problema, estão sujeitas à doença.

Sendo assim, é de extrema importância que você entenda, primeiramente, que a sua saúde bucal precisa ser levada à sério.

Segundo, após identificar algum problema, seja na gengiva ou até mesmo no próprio dente, procure um consultório odontológico!

Sendo assim, é fundamental compreender também como a doença periodontal atua na saúde bucal do paciente. O correto entendimento é fundamental para que o paciente procure um dentista de sua confiança com antecedência.

Como a periodontite atua?

Agora que você já entendeu o que é a doença periodontal e como ela se origina, é importante compreender como ela atua no organismo.

Quando o paciente apresenta uma inflamação na gengiva e a mesma não é tratada, há um acúmulo de placa bacteriana tanto na parte superior quanto na inferior.

Como esse acúmulo de placa, os ossos e tecidos que dão sustentação aos dentes acabam sendo danificados.

Desta forma, o processo acontece da seguinte maneira: ainda de acordo com este contexto apresentado, o dano no tecido pode gerar uma separação entre a gengiva e os dentes, originando “bolsões”, pequenos espaços nesta região.

Sendo assim, com o passar do tempo e, consequentemente, piora da situação, o osso pode vir a sofrer erosão. O resultado deste processo pode acabar sendo a perda de um ou mais dentes na boca do paciente.

Confira também o nosso artigo sobre o tema: O clareamento dental funciona para todo mundo?

Quais os sintomas da doença periodontal?

Um dos maiores problemas quando falamos sobre a doença periodontal é que o problema pode se desenvolver na boca do paciente sem apresentar sintomas de início.

Ou seja, quando o paciente percebe que está acontecendo algum problema, pode ser que a periodontite já esteja bem avançada.

Desta maneira, é fundamental que o paciente saiba identificar alguns sinais que o seu organismo tende a apresentar.

Inicialmente, a periodontite possui os mesmos sintomas da gengivite. Logo, deve-se atentar aos indícios que alertam para um problema na gengiva, tais como:

• Mau hálito;
  • Sensibilidade na gengiva;
  • Gengivas avermelhadas;
  • Sensação que os dentes estão soltos;
  • Gengivas doendo e sangrando durante a escovação dos dentes;

Ou seja, além de cuidar com atenção da saúde bucal, é de extrema importância ter um acompanhamento odontológico com o seu dentista de confiança.

Portanto, a doença periodontal é um problema que, sem o tratamento necessário, pode acabar ocasionando em uma piora do quadro apresentado pelo paciente.

Existe tratamento?

O tratamento da doença periodontal vai depender do quadro apresentado pelo paciente. Ou seja, quando a condição ainda está nos seus estágios iniciais, o dentista responsável irá focar o tratamento na remoção da placa bacteriana.

Para isso, ele poderá fazer a raspagem ou alisamento dos dentes com o intuito de removê-la por completo.

Entretanto, em casos mais avançados da doença, o dentista recorrerá à outros métodos. Em alguns casos, é necessário até mesmo a extração de um ou mais dentes.

Além disso, para um melhor controle da inflamação encontrada na gengiva, é possível que ele recomende algumas medicações.

Sendo assim, é fundamental que você priorize a sua saúde bucal. Para você ter noção do quão sério a doença periodontal pode ser, ela pode influenciar até mesmo no diagnóstico de problemas cardiovasculares!

Quais as principais complicações da periodontite?

O que muitos não sabem é que a doença periodontal, quando não é devidamente tratada, pode abrir as portas para outros problemas, muito além dos odontológicos.

Isso significa que a periodontite é prejudicial não somente para os dentes e para a gengiva. Desta maneira, conheça quais são as suas principais complicações no organismo:

• Problemas cardiovasculares;
  • Pneumonia;
  • Gastrite;
  • Sinusite.

Em mulheres que estão grávidas, a doença periodontal pode levar ao parto prematuro. Por isso, não deixe de buscar acompanhamento com um dentista de sua confiança.

Como é a prevenção da doença periodontal?

Melhor do que buscar o melhor tratamento para a doença periodontal é evitá-la, não acha?

Por isso, existem algumas formas de cuidar da saúde bucal, evitando assim o surgimento de problemas e complicações, como é o caso da periodontite. Confira alguns exemplos:

• Evitar hábitos como o ranger de dentes;
  • Manter uma alimentação bem equilibrada;
  • Combater o estresse;
  • Evitar fumar.

Além disso, não deixe de contar com um dentista de sua confiança. Isso porque, o acompanhamento odontológico possui como um dos focos atuar de forma preventiva.

Conte com um profissional de sua confiança!

Como você pode compreender, problemas como a doença periodontal podem ser tratados por meio da ajuda de um profissional especializado! Com isso, busque ter à sua disposição o atendimento de um dentista de sua confiança!

No momento de cuidar da sua saúde bucal, saiba que você pode contar com a D’Amaro Odontologia Estética! Afinal de contas, os cuidados com o sorriso significam investir no bem-estar!

O nosso objetivo é oferecer a cada um dos nossos pacientes um tratamento odontológico completo, de alta qualidade, sério e humanizado.

Deste modo, com uma equipe de profissionais que atuam há mais de 10 anos no mercado, promovemos excelência aos pacientes com necessidades em todas as áreas da Odontologia.

Portanto, para a marcação de avaliações, entre em contato conosco! Estamos devidamente preparados para atender a sua necessidade da melhor maneira possível!

Além disso, aproveite para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos! Leia: Biossegurança: Como continuar cuidando da saúde bucal na pandemia?