Dor de dente sempre é cárie?

Homem com sensação de dor de dente.

Sem sombra de dúvidas, um dos problemas odontológicos mais comuns em todo mundo é a cárie. Dentre os seus sintomas, podemos destacar a sensação de dor. No entanto, toda dor de dente é cárie?

A dor de dente também surge como uma queixa compartilhada por milhares de pacientes que buscam uma clínica ou consultório odontológico. Sendo que são várias as causas por trás desse sintoma.

Ou seja, podemos concluir que nem toda dor de dente significa, necessariamente, a presença de cárie. Mas você pode ficar tranquilo que vamos explicar tudo sobre este assunto.

Afinal de contas, estamos falando de dois dos problemas odontológicos mais conhecidos por dentistas e pacientes. Logo, é fundamental que você saiba identificar a raiz dos seus sintomas.

Portanto, leia este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre dor de dente e a cárie. Faça uma boa leitura e aproveite, desde já, para marcar a sua avaliação odontológica!

Confira também o nosso conteúdo sobre: O clareamento dental realmente funciona para todo mundo?

Em primeiro lugar, o que é a cárie?

Antes de associar a cárie ao sintoma de dor de dente, é necessário entender melhor este problema. Aqui, estamos falando de uma doença infecciosa e degenerativa que pode trazer sérios problemas para a saúde bucal.

Isso porque ela resulta na destruição progressiva dos tecidos duros do dente (esmalte, dentina e, em alguns casos, até mesmo a polpa do dente), podendo assim levar à perda de um ou mais dentes afetados.

A cárie acontece quando os ácidos produzidos por bactérias da placa bacteriana (camada de bactérias que se forma sobre os dentes) acabam dissolvendo os minerais presentes no dente. Este processo, inclusive, é conhecido como desmineralização.

Deste modo, é importante entender quais são os principais fatores que contribuem para a formação de cáries nos dentes. Entre eles, nós podemos citar os seguintes:

• Higiene bucal inadequada;
  • Presença de bactérias na boca;
  • Dieta rica em açúcares e carboidratos;
  • Diminuição no fluxo salivar.

Para identificar a presença de cáries, é de suma importância ficar de olho nos sinais do organismo. E, se você não sabe quais são eles, a gente explica! Acompanhe a seguir os principais sintomas.

Quais os sintomas da cárie?

A cárie pode se manifestar de diferentes formas e, com isso, os sintomas podem variar de acordo com alguns fatores. Entre eles, podemos destacar a extensão e localização da cárie.

Com isso, vale a pena ressaltar que, em seus estágios iniciais, a cárie pode não apresentar nenhum sintoma. No entanto, à medida que ela progride, alguns sinais podem começar a ser notados. Como:

• Manchas brancas nos dentes;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dor de dente;
  • Cavidades visíveis nos dentes;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca;
  • Presença de pus nos dentes.

Neste momento, é importante entender que a falta de tratamento pode levar a uma série de complicações. Entre elas, o paciente pode acabar tendo que fazer a extração do dente cariado.

Por isso, na presença de um ou mais sintomas, o ideal é procurar o auxílio de um dentista de sua confiança. Aqui, saiba que você pode contar com a equipe da D’Amaro Odontologia, ok?

Leia também: 3 perigos que você corre por não ir ao dentista!

Toda dor de dente é cárie?

Como foi possível ver, nem toda dor de dente é um indicativo de cárie. Enquanto a cárie dentária é uma causa comum de dor de dente, existem outras condições que podem causar desconforto e dor.

Desta forma, é muito importante conhecer algumas das principais causas que acompanham a dor de dente. Confira:

• Abscesso dentário;
  • Gengivite ou doença periodontal;
  • Dentes fraturados ou quebrados;
  • Erosão dentária;
  • Retração gengival;
  • Dente siso;
  • Bruxismo;
  • Restaurações desgastadas ou quebradas;
  • Problemas ortodônticos.

Se você estiver sentindo dor de dente, é essencial procurar por um dentista que seja da sua confiança. Afinal de contas, somente ele poderá dar um diagnóstico preciso e, com isso, um tratamento apropriado.

Ou seja, tenha em mente que adiar a sua visita pode acabar agravando o problema e, assim, resultando em tratamentos mais extensos e, consequentemente, mais custosos no futuro.

Nós temos a plena convicção que você não deseja que uma simples cárie vire uma perda de dente, certo? Por isso, não deixe de fazer o acompanhamento com a D’Amaro Odontologia.

Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua avaliação! Além disso, aproveite para continuar acompanhando mais conteúdos como este! Basta curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog.

Até mais!