Estresse e ansiedade: como influenciam a saúde bucal?

estresse e ansiedade causam problemas na saúde bucal

Os dias corridos e bastante atarefados trouxeram consigo um problema maior do que agendas cheias. Afinal de contas, um grande número de pessoas passou a sofrer com o estresse e ansiedade.

Estamos falando de sentimentos que podem acabar influenciando negativamente na qualidade de vida de uma pessoa. Sendo que falta de ânimo, cansaço e improdutividade são somente alguns dos exemplos.

No entanto, muitos não sabem que sentimentos como estresse e ansiedade também podem influenciar na saúde bucal de uma pessoa. Você sabia disso?

O problema ainda pode se tornar pior, uma vez que o paciente não busca o apoio de um dentista de sua confiança. Ou seja, o seu quadro pode acabar piorando, gerando assim complicações ainda maiores.

Desta maneira, se você deseja entender como estresse e ansiedade se relacionam com a saúde bucal, leia este conteúdo! Acompanhe até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Além disso, aproveite para ler sobre o assunto: Como optar por uma lente de contato dental pode mudar o meu sorriso?

Como o estresse e ansiedade afetam a saúde bucal?

Sem sombra de dúvidas, ninguém gostaria de conviver com sensações como estresse e ansiedade, certo?

No entanto, temos visto o contrário. O excesso de compromissos e afazeres, somados a hábitos como dormir pouco, sedentarismo e alimentação ruim estão contribuindo com uma sociedade cada vez mais ansiosa e estressada.

Com isso, um alto número de pessoas começaram a desenvolver sensações como o estresse e a ansiedade. Mas afinal, como uma pessoa estressada pode ter a sua saúde bucal afetada?

O estresse é responsável por desencadear a liberação de algumas substâncias químicas, como o cortisol e a hidrocortisona. Como consequência, uma pessoa pode acabar ficando com baixa imunidade.

Desta forma, o primeiro problema causado pelo estresse e a ansiedade é a conhecida doença periodontal. Isso, principalmente, se uma pessoa não tiver bons hábitos de higiene.

Quais são os problemas causados pelo estresse e ansiedade?

Você pode compreender que problemas como a periodontite estão ligados diretamente à sensação de estresse e ansiedade. No entanto, será que este é o único problema associado?

Infelizmente não. Existem outras condições que, somadas à falta de cuidados com a higiene bucal, podem levar um paciente a se deparar com diferentes problemas na sua saúde bucal.

Sendo assim, acompanhe a seguir algumas das principais condições causadas pelo estresse e ansiedade:

• Mau hálito;
  • Bruxismo;
  • Herpes bucal;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Aftas.

Além disso, uma pessoa também pode acabar lidando com Transtornos relativos à musculatura e à articulação temporomandibular (DTM). Viu como estamos falando de uma situação bastante complexa?

Confira também o nosso conteúdo: O clareamento dental realmente funciona para todo mundo?

Estresse x bruxismo: qual a relação?

Você sabia que um dos principais causadores de condições como o bruxismo é o estresse e a ansiedade?

O bruxismo pode acontecer e se manifestar na saúde bucal de uma pessoa de suas formas: diurno e noturno. Sendo que o primeiro acontece enquanto o paciente está acordado, enquanto o segundo enquanto ele está dormindo.

Desta maneira, a ansiedade e estresse estão relacionados com o bruxismo diurno. Isso porque, toda a tensão causada pela rotina acaba sendo transferida para as articulações da boca.

Sendo assim, o paciente passa a ter uma mordida forte. Se você, em algum momento, perceber sinais assim, não deixe de procurar a ajuda de um dentista que seja de sua confiança!

Como estresse e ansiedade se relacionam com a doença periodontal?

O estresse e ansiedade podem afetar o sistema imunológico de uma pessoa, tornando o corpo mais suscetível a infecções, incluindo gengivais, aumentando o risco de problemas bucais.

Além disso, a ansiedade pode acabar levando uma pessoa a ter maus hábitos de higiene oral, influenciando no aumento do risco de problemas como a gengivite e, consequentemente, a doença periodontal.

Desta forma, quando o paciente não busca o suporte de um dentista de sua confiança, ele fica sujeito a algumas complicações. Em alguns casos, será preciso realizar a extração de um ou mais dentes.

Como cuidar da saúde bucal?

O primeiro passo que gostaríamos de ressaltar sobre cuidar da saúde bucal durante é buscar bons hábitos com a sua higiene bucal.

Desta forma, após cada refeição, faça a correta escovação dos seus dentes, não se esquecendo do fio dental. Por mais que seja uma dica simples, ela possui um poder incrível nos seus dentes.

Quanto ao estresse e ansiedade, o foco é praticar hábitos que possam gerar a sensação de bem-estar. Neste momento, você pode tanto melhorar a sua alimentação, como também se exercitar.

Além disso, confira alguns hábitos que acabam melhorando a qualidade de vida durante a pandemia:

• Entrar em contato com a natureza;
  • Se manter perto de pessoas queridas;
  • Buscar fazer atividades que gosta de fazer;
  • Cuidar do seu sono.

Não se esqueça também de contar com a ajuda de um dentista! Afinal de contas, nada melhor do que ter à sua disposição o suporte de um profissional especializado na preservação da saúde bucal.

Sendo assim, entre em contato com a equipe da D’Amaro Odontologia e descubra como nós podemos te ajudar! O nosso objetivo é proporcionar um atendimento eficaz e humanizado!

Durante a pandemia, estamos tomando todos os cuidados necessários para garantir a sua saúde e bem-estar. Quer entender melhor? Basta ler o nosso conteúdo sobre a biossegurança!

Portanto, se você deseja continuar acompanhando o nosso conteúdo, não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog! Sempre estamos compartilhando algo novo para você!