Laser odontológico: o que eu preciso saber sobre essa tecnologia?

Você já ouviu falar no laser odontológico? Estamos falando de uma tecnologia utilizada , a fim de tratar doenças identificadas na boca.

Você já ouviu falar no laser odontológico? Aqui, estamos falando de uma tecnologia que vem sendo utilizada nas clínicas e consultórios odontológicos, a fim de tratar doenças identificadas na boca.

Além disso, o laser odontológico também contribui em alguns tratamentos odontológicos, com o objetivo tanto de amenizar a sensação de dor, como também de acelerar a cicatrização.

No entanto, nem todos os pacientes conhecem essa tecnologia, tampouco sabem como ela pode ser utilizada por um dentista. O que pode acabar gerando uma certa insegurança entre eles.

Deste modo, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o laser odontológico, preparamos este conteúdo. Aqui, será possível obter todas as informações relevantes sobre o método.

Portanto, faça a sua leitura com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia. Vamos lá?

Antes, leia também sobre o assunto: 6 dicas para você cuidar das suas lentes de contato dentais

O que é o laser odontológico e como ele funciona?

Como já foi possível compreender de imediato, o laser odontológico é uma tecnologia utilizada com o objetivo tanto de acelerar, como também amenizar a sensação de dor por parte dos pacientes.

Desta forma, é possível tornar os tratamentos odontológicos mais seguros e confortáveis e, além disso, cada vez menos invasivos.

A tecnologia é mais simples do que você imagina: é utilizado uma fonte de luz que, inclusive, pode ser classificada como de baixa ou alta intensidade, que, ao entrar em contato com o tecido, age como um tratamento odontológico.

Sendo assim, o paciente acaba colhendo uma série de benefícios por meio da laserterapia. O que justifica o porquê do método está sendo cada vez mais utilizado nas clínicas e consultórios odontológicos.

Quais os benefícios do laser odontológico?

É importante relembrar que a laserterapia é um método no qual utiliza-se feixes de luz, que atuam não somente no tratamento de doenças bucais, como também na regeneração e cicatrização de tecidos.

Como resultado do seu uso, o paciente pode se beneficiar de diferentes formas. E, se você não sabe quais são elas, não se preocupe! Afinal de contas, selecionamos alguns dos principais exemplos:

• Precisão: O laser permite ao dentista trabalhar com extrema precisão, focando apenas na área que necessita de tratamento e minimizando danos aos tecidos adjacentes.
  • Menos Dor e Desconforto: Os tratamentos com laser geralmente causam menos dor, o que pode reduzir a necessidade de anestesia local.
  • Redução de Sangramentos e Inchaços: Como o laser cauteriza os vasos sanguíneos enquanto corta, há menos sangramento durante o procedimento e menos inchaço após a intervenção.
  • Menor Risco de Infecção: O feixe de laser tem um efeito esterilizante, reduzindo o risco de infecções.
  • Rápida Recuperação: A precisão e a menor agressividade do laser promovem uma recuperação mais rápida do paciente.

Viu como são vários os benefícios que acompanham a laserterapia? Além disso, o paciente pode ficar despreocupado quanto à sua utilização, uma vez que o método é indolor e não invasivo.

Aproveite para acompanhar o nosso conteúdo com 5 erros que você pode estar cometendo na hora de cuidar dos dentes

Onde a laserterapia pode atuar?

Você já deve ter percebido que o laser odontológico é um método bastante utilizado nas clínicas e consultórios odontológicos, certo? No entanto, é provável que ainda possua algumas dúvidas.

Por exemplo, em quais casos a laserterapia é indicada? Aqui, temos uma pergunta que ainda não foi respondida e que, com isso, pode estar colocando uma pulga atrás da sua orelha.

Sendo assim, é importante entender que são vários os casos nos quais o laser odontológico é indicado. A seguir, selecionamos alguns dos principais exemplos para você conferir. Leia:

• Tratamento de Cáries: O laser pode remover a cárie sem a necessidade de brocas, proporcionando um tratamento mais confortável.
  • Cirurgias Gengivais: Procedimentos como gengivoplastia e remoção de tecido inflamado são facilitados pelo uso do laser.
  • Tratamento de Canal: O laser pode ser utilizado na desinfecção dos canais, aumentando a eficácia do tratamento.
  • Remoção de Lesões: O laser permite a remoção precisa de lesões bucais, com menos desconforto e sangramento.
  • Tratamento de Periodontite: O laser é eficaz na remoção de tecido inflamado e na redução de bolsas periodontais.

Além disso, o laser também pode ser recomendado em outros casos, como dor de dente, afta, herpes, entre outros.

Portanto, em cada um dos casos citados acima, o dentista responsável por cuidar da sua saúde bucal pode recorrer à laserterapia como uma forma de contribuir no seu tratamento.

Existe alguma contraindicação?

Por fim, é de suma importância falarmos sobre as possíveis contraindicações que acompanham a laserterapia. Neste caso, será que todo e qualquer paciente está habilitado ao tratamento?

A resposta é: não. Isso porque, como estamos falando de um método que estimula as células locais, ele não é indicado para aqueles pacientes que possuem alguma suspeita de tumores.

Afinal de contas, dentro do contexto acima, após a aplicação do laser odontológico, as células podem acabar se expandindo.

Outro ponto importante a ser considerado é que somente o dentista responsável poderá avaliar se a laserterapia é um método indicado ou não. Logo, não deixe de contar com o auxílio de um profissional de sua confiança, ok?

Neste momento, aproveite para entrar em contato com a D’Amaro Odontologia! Afinal de contas, contamos com uma equipe de profissionais preparada para cuidar da sua saúde bucal.

Além disso, aproveite para continuar acompanhando as nossas dicas e demais materiais por meio do nosso blog e redes sociais.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de compartilhar conosco por meio do campo de comentários, ok?