Manchas nos dentes são sinais de alerta?

Manchas no dente são sinais de alerta?

As manchas no dente acometem muitas pessoas, prejudicando a estética facial, já que o sorriso é o cartão de visitas do nosso rosto. Tal fato acaba gerando grande preocupação com a saúde bucal, pois pode significar uma erosão dentária ou outros problemas bucais.

São diversas as causas para essas queixas de pacientes nos consultórios odontológicos, podendo ser divididas em fatores externos e internos. Sendo assim, é de extrema importância entender quais são os principais motivos que acabam escurecendo os dentes.

Tomar conhecimento acerca do que faz bem ou não para a saúde do sorriso é dever de todo paciente. Dessa forma, o nosso primeiro conselho é que você mantenha uma regularidade quanto à frequência que vai ao consultório odontológico. O acompanhamento com um dentista de confiança faz toda a diferença quando o assunto é cuidar dos dentes.

Portanto, vamos conhecer então como surgem essas manchas no dente? Você já sabe quais são as principais causas? Que tal descobrir também qual é o tratamento? Continue acompanhando o nosso artigo e veja todas as respostas abaixo.

O que são manchas nos dentes?

Manchas nos dentes são alterações na coloração do esmalte ou da dentina, que podem variar em cor, tamanho e localização. Essas descolorações podem ser resultado de uma variedade de fatores e são classificadas geralmente em manchas extrínsecas ou intrínsecas.

Desse modo, as manchas extrínsecas são aquelas que se formam na superfície do dente. São comumente causadas por hábitos alimentares e estilo de vida, como o consumo de bebidas com corantes (café, chá, vinho tinto), tabagismo e má higiene bucal.

Essas manchas são geralmente amareladas ou marrons e podem ser removidas ou atenuadas com limpezas dentárias profissionais e uma boa rotina de cuidados bucais, incluindo a escovação regular e o uso de fio dental.

Por outro lado, as manchas intrínsecas são aquelas que ocorrem dentro do dente, afetando a dentina. Podem ser causadas por diversos fatores, como o uso prolongado de certos antibióticos durante a infância, traumas dentais que afetam a polpa do dente, excesso de flúor (fluorose) e condições genéticas.

Sendo assim, essas manchas são mais difíceis de serem removidas e geralmente requerem tratamentos estéticos como clareamento dental realizado por um profissional, facetas ou coroas dentárias.

Causas das manchas nos dentes

As manchas no dente aparecem por razões classificadas em extrínsecas, quando ocorrem na estrutura externa do dente, e intrínsecas, que acontecem dentro do dente. Infelizmente, elas são mais comuns do que você imagina e podem ter sua origem em diferentes motivos.

Elas podem ser superficiais e simples de resolver, ou demandarem diagnóstico e tratamento mais complexos. Cada paciente pode apresentar um quadro diferente. Dessa forma, é possível que o método utilizado para remover as manchas no dente de um caso pode ser diferente de outros pacientes.

Sendo assim, com o intuito de preservar a perfeita condição dos seus dentes, é importante identificar as causas. Vamos agora conhecer alguns dos principais fatores que causam as indesejáveis manchas.

1. Alimentação

O consumo de bebidas e alimentos com corantes e pigmentação forte possuem ligação direta com o aparecimento de manchas no dente. Engana-se quem pensa que tal processo se dá do dia para a noite. Entretanto, as manchas surgem com o passar dos anos, após o paciente consumir de maneira exagerada tais alimentos.

Os principais alimentos que estão ligados com manchas no dente se apresentam como refrigerantes, café, chás, vinho tinto, suco de uva, beterraba, açaí, feijão, chocolate, ketchup e molho de soja.

Como dissemos, tais alimentos acabam manchando os dentes por causa do excesso de pigmentação.

2. Aparelho

Manchas brancas costumam surgir em pessoas que usam aparelho ortodôntico, por causa da descalcificação do esmalte dentário. Se a higiene bucal não for adequada ao longo do tratamento, também corre o risco de aparecer placa bacteriana amarela.

Isso não quer dizer necessariamente que todo paciente que passar por um tratamento ortodôntico vai apresentar manchas nos dentes. Cada caso possui suas especificidades que determinam ou não o bem-estar geral dos dentes.

3. Tabaco

Um dos principais vilões dos dentes e também do organismo é o cigarro. Toxinas presentes no tabaco, como a nicotina, deixam os dentes amarelados e com manchas escuras. Além disso, o hábito de fumar leva ao surgimento de doenças na boca, citando o câncer.

O cigarro também pode influenciar de maneira negativa a recuperação de pacientes que se submeteram a um implante dentário. Portanto, se você deseja preservar o seus dentes e cuidar da saúde bucal, é melhor se afastar do hábito de fumar.

4. Traumatismo

Colisões praticando esportes, por exemplo, podem causar traumas nos dentes. Acontece que a existência de um trauma pode acabar alterando a coloração dos dentes ou até mesmo desencadeando outros problemas.

Hoje, os mais conhecidos se apresentam como o acúmulo de placa bacteriana, tártaro e lesões dentárias, que também podem provocar manchas.

5. Envelhecimento do esmalte

Além do tempo, os hábitos alimentares e a rotina errada de higiene oral causam desgaste nos dentes. O acaba os deixando mais finos, evidenciando a dentina, camada interna do dente que é amarelada.

Dessa forma, os dentes acabam sofrendo alterações em sua cor, o que consequentemente causa bastante incômodo no paciente.

Tratamento da saúde bucal

Diz um ditado popular que prevenir é melhor que remediar. Portanto, adote formas ideais para fortalecer os minerais nos dentes e prevenir manchas. São várias as formas de se resguardar contra as manchas nos dentes. Dentre as principais formas de se prevenir contra manchas nos dentes, você pode seguir as seguintes recomendações:

• Evite o consumo de alimentos com corantes como os citados anteriormente;
  • Use canudos ao tomar sucos de frutas vermelhas ou cítricas;
  • Não faça uso de cigarros e charutos;
  • Tenha boa higiene bucal;
  • Invista em alimentos ricos em cálcio e magnésio, como leite, queijo, abacate, peixes e nozes;
  • Beba muita água e mantenha-se hidratado.

Caso ocorram pequenas manchas devido a elementos externos, elas podem ser eliminadas com escovação usando cremes apropriados e enxaguante com flúor. Nos casos delas serem mais extensas, é necessária uma limpeza profissional a fim de remover também placa bacteriana e tártaro. Logo, cabe ao seu dentista de confiança dar a melhor recomendação para o seu caso.

Conte com o seu dentista!

É de extrema importância que você faça visitas regulares ao dentista. Somente um profissional especializado é capacitado para elaborar uma análise aprimorada e decidir o melhor tratamento para retirar as manchas e devolver a cor certa aos seus dentes.

Hoje, existem diversos métodos para restituir a cor natural dos dentes, que certamente irão variar de acordo com o caso apresentado, como é o caso do tão buscado clareamento dental.

A maioria dos casos são reversíveis com procedimentos realizados nos consultórios odontológicos. Os principais exemplos se apresentam como restaurações, clareamentos, microabrasões, selante com fluoreto, infiltração de gel de resina, soluções de remineralização, aplicação de facetas de porcelana ou resina.

Portanto, procure sempre o seu dentista de confiança para devolver o brilho e a cor natural do seu sorriso!

Outra dica importante: não deixe de sorrir por causa de manchas no dente! Você não precisa ficar escondendo os seus dentes! Vá agora mesmo à consulta com um dentista. E lembre-se: para realizar um procedimento eficaz e seguro, conte com a ajuda de um profissional.

Neste momento, conte com o apoio da equipe especializada do D’Amaro Odontologia! Entre em contato conosco e agende a sua consulta! A sua saúde bucal é a nossa principal prioridade.

Além disso, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog e curtir as nossas redes sociais e acompanhe mais informações.