As lentes de contato dental têm conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro por serem uma solução simples, que recupera a funcionalidade dos dentes em pouco tempo. Que tal conhecer as principais vantagens da lente de contato dental?
Esse sucesso todo se deve, principalmente, à mudança de comportamento da população. As selfies dominam nosso cotidiano e a vida digital nunca foi tão forte e marcada por tantos famosos, influenciadores e youtubers – quase todos exibindo sorrisos branquinhos, alinhados e maravilhosos!
A boa notícia para você é que o tratamento deixou de ser exclusividade de pessoas famosas ou com muito dinheiro.
Quer saber mais sobre esse procedimento? Continue acompanhando conosco e tire todas as suas dúvidas!,
Leia: Como preservar os resultados obtidos pelo clareamento dental?
O que é lente de contato dental?
Recurso usado na odontologia, a lente de contato dental pode ser feita em um ou mais dentes. Trata-se de prótese de porcelana muito fina, projetada para cobrir a superfície frontal do dente para melhorar sua aparência.
Para alcançar o objetivo, a lente de contato é colada na frente do dente alterando tamanho ou comprimento, formato e cor do dente normal. E, quando necessário, são realizados pequenos ajustes ou um alinhamento total de toda a arcada dentária para melhorar o resultado.
O resultado é um sorriso mais branquinho, alinhado e, principalmente, harmonioso, pois as lentes são personalizadas, respeitando o biotipo da pessoa.
Sendo assim, o tratamento deve ser prescrito por um dentista e costuma ser indicada nas seguintes situações:
- Dentes escurecidos ou com manchas;
- Dentes desgastados ou com pequenas fraturas;
- Pacientes com muito espaço entre os dentes (diastemas);
- Dentes desalinhados ou com forma irregular.
A princípio, qualquer pessoa pode se submeter ao procedimento para colocação das lentes de contato dental. Mas em todos os casos é necessária uma avaliação prévia do profissional.
Como elas são colocadas?
Para o paciente, o processo é bem simples. Porém, para o dentista, é muito rico em detalhes. O encaixe de cada uma das lentes precisa ser muito preciso para que a lente do dente ao lado também tenha o encaixe perfeito. Qualquer milímetro fora da posição altera significativamente o resultado final!
Antes das lentes serem coladas, pode ser que seja necessário fazer um pequeno desgaste nos dentes. Mas nada muito invasivo, não chegando à dentina. inclusive, o procedimento pode ser todo realizado sem anestesiar o paciente.
Apenas em casos de reparos e desgastes mais profundos, que chegam à dentina, é que a anestesia é dada para evitar qualquer tipo de desconforto.
Muitas pessoas acham que precisam colocar as lentes de contato em todos os dentes. Entretanto, isso não é necessário.
Na maioria dos casos é recomendado colocá-las em 10 dentes superiores e 6 dentes inferiores. Ou seja, apenas nos dentes que mais ficam visíveis ao falar e sorrir.
Quais as vantagens da lente de contato dental?
Atualmente, muitas pessoas buscam por um sorriso bonito, sendo que os motivos são os mais variados, desde conseguir um emprego até arrumar namorado.
Por isso, as lentes de contato dental apresentam vantagens para melhorar o visual dos dentes mal posicionados, separados e quebrados. Conheça!
1. Harmonia do sorriso
As lentes de contato são colocadas sobre os dentes de forma estratégica para melhorar a estética do sorriso, eliminando desarmonias causadas por diastema, curva invertida ou dentes curtos.
Elas também reparam as disfunções de coloração e fazem com que os dentes adquiram maior resistência a manchas e a outras agressões ao esmalte.
2. Preserva a estrutura natural dos dentes
As lentes demandam desgaste mínimo ou nenhum nos dentes, graças à fina estrutura da porcelana e à técnica pouco invasiva.
Ainda há a possibilidade de serem confeccionadas sob medida, assim, as lentes de contato dental preservam a estrutura natural da arcada dentária de cada paciente.
3. Naturalidade
As lentes de contato proporcionam uma aparência natural aos dentes por causa do material utilizado e da possibilidade de personalização da cor do revestimento, de forma a ter um resultado mais próximo possível do original.
4. Devolve a função dos dentes
Com dentes novos, mais resistentes e alinhados, o paciente consegue restabelecer a função mastigatória em pouco tempo, pois a arcada dentária é corrigida.
As lentes restabelecem o formato e o alinhamento dos dentes devolvendo a anatomia e a reparação do sorriso.
5. Resultados rápidos e duradouros
O procedimento para implantação das lentes é simples e rápido. E a duração média é de 10 a 15 anos, mas há casos em que esse tempo é bem maior. Isso depende da saúde bucal do próprio paciente, seus hábitos de higienização e visitas regulares ao dentista.
6. Maior resistência a manchas
A estrutura ultrafina e translúcida do material das lentes de contato permite a cobertura perfeita da superfície dentária, preservando sua coloração e brilho.
Sendo assim, os dentes tornam-se mais resistentes à manchas, mesmo consumindo bebidas e alimentos com pigmentos escuros.
Como preservar as lentes de contato?
As lentes de contato dentais são investimentos em estética e saúde bucal, e sua preservação depende de cuidados específicos. A seguir, apresentamos algumas práticas essenciais para garantir a durabilidade e a beleza dessas lâminas ultrafinas:
- Adote uma alimentação consciente;
- Mantenha uma higiene bucal impecável;
- Realize consultas regulares ao dentista;
- Evite hábitos prejudiciais como roer as unhas, morder objetos duros ou usar os dentes para abrir embalagens.
Desta maneira, vale ressaltar que cuidar das lentes de contato dentais é mais do que uma questão estética; trata-se de preservar o investimento em um sorriso harmonioso e saudável.
Com as práticas acima, é possível prolongar a durabilidade das lentes e manter um sorriso impecável por muitos anos.
Aproveite e leia também: Clareamento dental: devo fazer antes ou depois de outro tratamento?
Qual a durabilidade das lentes de contato?
Quando bem colocadas, e dependendo do cuidado que você tenha com a sua higiene bucal, as lentes de contato duram por muitos e muitos anos.
E elas são muito seguras. Como estão bem cimentadas nos dentes, é mais fácil quebrar um dente do que remover a lente.
Mas é claro que a durabilidade e a segurança só são possíveis quando o tratamento é realizado com um dentista experiente e capacitado. E, como qualquer tratamento odontológico, é necessário fazer manutenções periódicas.
Os dentes e a gengiva estão em constante movimentação e modificação ao longo dos anos. Por isso, é comum que ocorram algumas situações como uma retração periodontal (gengiva subir ou descer), por exemplo. E, quando isso acontece, é preciso realizar uma manutenção ou mesmo refazer o procedimento, dependendo do caso.
Além disso, também podem ocorrer falhas na cimentação ou adaptação, ou mesmo, manchas em algumas lentes. Mas esses são problemas com pouca incidência que, normalmente, ocorrem quando o procedimento é realizado por dentistas pouco cuidadosos.
Então, para manter os dentes perfeitos, além de procurar um profissional de confiança é fundamental fazer visitas regulares para garantir que tudo está na mais perfeita ordem!
Quer aproveitar as vantagens da lente de contato dental e exibir um belo sorriso? Entre em contato conosco e aproveite para marcar uma avaliação com profissionais especializados no assunto!
Além disso, não deixe de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para conferir conteúdos exclusivos sobre saúde bucal!