Seu dente caiu? Calma! Você não precisa ficar por aí escondendo seu sorriso por vergonha de uma perda dentária. Uma das melhores opções para a reabilitação oral após a perda do dente é a prótese dentária. Veja aqui quais são os modelos mais comuns e suas principais indicações!
Felizmente, a odontologia evolui a cada dia e, atualmente, existe uma variedade de tratamentos que podem substituir o dente de forma perfeita. Tanto em questões estéticas quanto em relação à sua funcionalidade.
E para se adequar exatamente à sua necessidade, existem diferentes técnicas de prótese móveis e fixas. Conheça agora cada uma delas, suas diferenças, vantagens e qual a mais indicada para o seu caso.
Prótese dentária total removível
Mais conhecida como dentadura, a prótese total removível é indicada para quem perdeu todos (ou quase todos) os dentes. Ela confeccionada com base em um molde que reproduz a anatomia das arcadas superior (maxilar) e inferior (mandíbula) do paciente.
Se modernizando com o tempo, a estrutura é feita com dentes de resina, material muito mais resistente. Inclusive com a cor da gengiva e formato, cor e tamanho de cada dente está mais parecidos com os naturais.
Na boca, a prótese dentária é apoiada na gengiva, facilitando colocar e retirar. Entretanto, é comum sentir insegurança quanto à sua fixação, o que pode ser solucionado com uso de cremes fixadores.
As dentaduras já foram muito usadas anos atrás, mas está entrando em desuso, devido aos novos tratamentos odontológicos mais eficientes.
Prótese parcial removível (Ponte móvel)
É indicado para quem ainda possui uma quantidade razoável de dentes, desde que estes estejam em boas condições de saúde. Não é necessário extrair ou desgastá-los, mas é importante ter uma boa estrutura óssea. Os dentes remanescentes vão servir de apoio para a estrutura da prótese, feita de ligas de cobalto e cromo.
Por ser removível, essa prótese pode ser removida com facilidade, facilitando a higienização.
A estética pode ser a maior desvantagem dessa prótese, pois, em alguns casos, a estrutura metálica e os grampos podem ficar bem aparentes.
Prótese flexível
É uma alternativa ao modelo anterior. Produzida em resina flexível, não exige o uso de grampos e a estrutura presente na prótese tradicional. O resultado é um resultado com resultado mais natural.
É muito utilizado em pacientes idosos, como prótese provisória ou como mantedor de espaço entre dentes naturais.
Prótese parcial fixa (ponte ou coroa)
Para quem perdeu poucos dentes e apresenta, ao menos, dois elementos dentários para serem usados como apoio (um posterior e um anterior).
Indicado para dente que teve grande parte da estrutura perdida, por motivo de cárie, fratura ou restauração muito extensa, no qual foi realizado um tratamento de canal. Esses podem ser substituídos por uma coroa dentária.
As próteses metalo-cerâmicas estão caindo em desuso, pois já é possível produzi-las com estruturas não metálicas, como a zircônia. A diferença principal diferença é o resultado estético que fica de altíssima qualidade.
Prótese sobre implante (overdenture)
Pode ser colocado tanto no maxilar (parte superior) quanto na mandíbula (parte inferior). Essa prótese é encaixada aos implantes, sendo recomendado para pacientes que apresentam reabsorção óssea.
Ao contrário da prótese protocolo, a overdenture é uma estrutura removível. É fixada, normalmente, sobre 2 ou 3 implantes, através de “botões de encaixe de precisão” que ficam na parte interna da prótese.
Pode ser uma prótese total, substituindo alguns dentes ou parcial, sendo encaixada no local do dente faltante.
Oferece bastante conforto e segurança, não atrapalha a mastigação e tem a comodidade de ser possível removê-la para higienização.
É, muitas vezes, usada como prótese de transição para pacientes que utilizavam dentadura e estão mudando para protocolo fixo.
Prótese Protocolo
É a indicação mais moderna para pacientes que perderam todos ou quase todos os dentes e precisam usar dentadura.
Essa substituição é uma solução fixa e definitiva para a reposição de dentes. E oferece muito conforto, segurança e mais confiança ao sorrir, falar e mastigar.
Apesar de ultramoderno e bastante recomendado aos pacientes, o processo de colocação dessa prótese dentária é mais demorada e trabalhosa que as demais.
A primeira etapa é cirúrgica, realizada para instalar o implante (pino de titânio) que vai substituir a raiz do dente perdido. Com o implante já instalado, o paciente passa pelo processo de osseointegração (cicatrização do implante). Depois disso, é realizada a etapa protética com moldagem e instalação da prótese.
O processo é realizado utilizando a técnica de carga imediata, o que garante resultados imediatos, tanto para a estética como para a mastigação.
Pode ser colocado tanto no maxilar (parte superior) quanto na mandíbula (parte inferior).
Mas qual é a melhor prótese dentária?
Para quem prioriza a estética e o conforto, a melhor prótese é a fixa. Se o desejo é economizar, as próteses removíveis são as melhores opções.
Mas, na verdade, não existe uma melhor ou pior do que a outra. Existe a prótese mais indicada para o seu caso. E para que o melhor resultado estético possível atingido, essa escolha cabe ao dentista que vai levar em consideração fatores como:
- condição geral dos dentes e da estrutura óssea;
- histórico clínico e médico;
- necessidade do paciente;
- planejamento de prótese;
- condição financeira;
- opinião e desejo do paciente;
São variados tipos de prótese dentária e cada um possui uma recomendação específica. E, pode ser que, no seu caso, após avaliação, o dentista diga que mais de um tipo é recomendado, o que ocorre com muita frequência.
Nestes casos, a escolha da prótese deve ser feita em parceria do dentista com o paciente, levando em consideração tempo de tratamento e, principalmente, a questão financeira.
Mas é importante saber que a indicação da melhor prótese deve ocorrer somente após uma avaliação criteriosa e especializada.
Uma boa avaliação do profissional consegue definir o melhor tratamento a ser adotado. Tanto para que os resultados estéticos sejam alcançados quanto para que os ganhos sejam efetivos.
Quer saber qual é o tipo de prótese dentária é mais indicado para devolver sua função mastigatória e confiança ao sorrir? Agende sua avaliação aqui comigo e volte a sorrir sem medo!