Muitas pessoas não sabem, mas a Diabetes pode interferir até mesmo na saúde bucal de um paciente. Ou seja, pessoas diabéticas estão sujeitas a enfrentarem algumas dificuldades.
Isso acontece, principalmente, porque doenças como a Diabetes afetam a circulação sanguínea. Com isso, a região da boca acaba sendo uma das várias áreas afetadas pela condição.
Uma das regiões mais afetadas, inclusive, é a gengiva. Logo, problemas como gengivite e até mesmo a doença periodontal podem se manifestar em pessoas diabéticas. O que requer muito cuidado!
Sendo assim, é muito importante entender qual é a relação entre Diabetes e a saúde bucal, visto que os pacientes diabéticos precisam tomar uma série de cuidados. Que tal fazermos isso agora mesmo?
Continue a leitura do nosso conteúdo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto! Assim, será possível manter a saúde bucal em dia, mesmo com o diagnóstico da doença.
Leia também: 4 aspectos para saber antes de colocar lentes de contato dentais
O que é a Diabetes?
O primeiro passo para entender como a Diabetes afeta a saúde bucal é compreendendo do que se trata a doença. Por isso, vamos abordar, de forma resumida, tudo o que você precisa saber!
Em primeiro lugar, a Diabetes mellitus é uma doença causada tanto pela falta quanto pela má absorção de insulina pelo organismo. Sendo que a sua função é quebrar as moléculas de glicose, transformando-as em energia para o organismo.
Deste modo, o paciente diabético tende a lidar com o aumento do nível do açúcar no seu sangue.
Quando não tratada, a Diabetes pode provocar diferentes danos ao organismo como um todo. E, como já foi possível compreender, ela acaba afetando até mesmo a saúde bucal de um paciente.
Quais são os sintomas?
São vários os sintomas da doença. Por isso, é muito importante entender quais são os sinais que alertam que algo está errado no organismo. Confira a seguir os principais exemplos:
- Poliúria (aumento da vontade de urinar, deixando o organismo desidratado);
- Sensação constante de sede;
- Aumento do apetite;
- Infecções na pele e unhas;
- Aumento da fadiga muscular;
- Alterações na visão.
A Diabetes é uma doença que possui vários fatores de risco. Dentre eles, podemos destacar alguns como obesidade, hipertensão, estresse emocional, altos níveis de colesterol e genética.
Quanto ao tratamento, o ideal é que a pessoa diabética faça o uso constante de insulina, mediante acompanhamento médico. É importante se atentar que a Diabetes tipo 2 demanda o uso controlado de medicamentos.
Além disso, é muito importante manter uma alimentação balanceada, a fim de controlar a doença e as suas manifestações. De todo modo, não deixe de procurar a ajuda de um especialista!
Sendo assim, que tal agora compreender, de uma vez por todas, como a Diabetes pode interferir na saúde bucal? Se você possui essa dúvida, continue fazendo a sua leitura conosco!
Aproveite para ler e entender sobre: Tenho dentes sensíveis: e agora? Como devo lidar?
Diabetes e saúde bucal: como se relacionam?
Como já abordado inicialmente, a gengivite e a doença periodontal – estágio avançado de uma inflamação na gengiva – são os principais problemas bucais que uma pessoa diabética precisa se preocupar.
Isso se dá, principalmente, por causa das alterações na circulação sanguínea na boca. Além disso, não podemos deixar de mencionar o alto índice de açúcar (glicose) presente na saliva.
Deste modo, um problema comum, que deve ser de entendimento de todos, são os sangramentos durante a escovação. Alguns pacientes, mediante gengivas vermelhas e inchadas, podem acabar diminuindo a frequência da escovação. O que não pode, nem deve ser feito!
Afinal de contas, a falta de cuidados com a saúde bucal é um dos fatores para o surgimento de problemas. Por isso, não deixe de usar o fio dental e escovar os dentes sempre após as refeições.
Além disso, existem também alguns cuidados que devem ser levados em consideração por pessoas diabéticas.
Quais são os cuidados com a saúde bucal?
Se você não deseja lidar com problemas como a doença periodontal, é fundamental tomar alguns cuidados. A fim de evitar a agressividade do problema, o recomendado é redobrar os cuidados com a higiene bucal.
No entanto, este não é o único cuidado que deve ser tomado, uma vez que o paciente diabético também deve:
- Ter uma dieta mais equilibrada;
- Evitar o tabagismo;
- Consumir bebidas alcoólicas com moderação;
- Ter um estilo de vida ativo.
Além disso, o acompanhamento com um dentista de sua confiança é fundamental! Isso porque, ele é o profissional responsável por avaliar a sua saúde bucal, evitando assim o aparecimento de problemas.
Neste momento, não deixe de contar com a D’Amaro Odontologia Estética! Entre em contato conosco e marque a sua avaliação! Estamos prontos para oferecer o melhor tratamento!
Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e continuar acompanhando o nosso conteúdo! Até mais!