Implante dentário sem enxerto ósseo: guia completo

Se você perdeu um dente, tratamentos como o Implante dentário sem enxerto ósseo surgem como excelentes alternativas odontológicas.

A perda dentária é, sem sombra de dúvidas, uma das queixas mais comuns entre pacientes odontológicos. No entanto, graças aos avanços na área, hoje é possível até mesmo recorrer ao implante dentário sem enxerto ósseo.

Ou seja, a tecnologia trouxe uma série de melhorias para a odontologia. O que permite restaurar não somente a autoestima, como também a qualidade de vida de quem perdeu um ou mais dentes.

Quando um paciente chega até um consultório ou clínica odontológica em busca de um implante dentário, é possível que ele apresente algumas dúvidas. Sendo que uma delas diz respeito à necessidade ou não de enxerto ósseo.

Neste momento, é necessário fazer uma avaliação completa da saúde bucal daquele paciente. Isso porque, cada caso deve ser avaliado de forma individual pelo dentista responsável.

Dessa forma, para saber se você pode ou não optar por um implante dentário sem enxerto ósseo, será preciso levar em consideração uma série de fatores. Por isso, que tal compreender melhor este assunto?

Preparamos um conteúdo completo para você sobre o tratamento do implante dentário, sem a necessidade do enxerto ósseo. Portanto, continue a sua leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Leia também sobre o assunto Laser odontológico: o que eu preciso saber sobre essa tecnologia?

O que é um implante dentário?

Em primeiro lugar, precisamos entender do que se trata um implante dentário e qual a sua relação com o enxerto ósseo, certo?

Aqui, estamos falando de uma estrutura de metal que, por meio de um procedimento cirúrgico, é posicionada no osso maxilar localizado abaixo da gengiva, a fim de substituir a raiz do dente perdido.

Deste modo, após a fixação de um implante dentário, o dentista responsável poderá confeccionar os dentes substitutos e, por fim, recompor a arcada dentária do paciente, devolvendo assim o seu sorriso.

Para que seja possível receber um implante, o paciente odontológico deverá ter gengivas saudáveis. Por isso, é de suma importância ter uma rotina de cuidados com a higiene bucal diariamente.

Onde entra o enxerto ósseo?

Agora que você já sabe o que é o implante dentário e qual a sua importância para a qualidade de vida e autoestima de um paciente odontológico, que tal descobrir qual é a sua relação com o enxerto ósseo?

Lembra quando falamos que cada caso deve ser avaliado de forma individual? Acontece que alguns pacientes apresentam ausência de espessura e condições ósseas desfavoráveis para a fixação da prótese.

Sendo assim, o cirurgião-dentista pode recorrer ao enxerto ósseo para que seja possível receber o implante dentário e, logo em seguida, a prótese para a substituição do dente perdido.

Portanto, não se esqueça de ter à sua disposição um dentista especialista de sua confiança! Somente uma avaliação precisa poderá resultar em um tratamento assertivo e ideal para o seu caso.

Aproveite para acompanhar o nosso conteúdo sobre: 6 dicas para você cuidar das suas lentes de contato dentais

O que é o implante dentário sem enxerto ósseo?

Mas afinal de contas, do que se trata o implante dentário sem enxerto ósseo? Agora que você já é quase um expert no tratamento, vamos ampliar ainda mais os seus conhecimentos.

Quando falamos em implante dentário sem enxerto ósseo, precisamos levar em consideração os mesmos pacientes que apresentam condições desfavoráveis para recebê-lo.

Hoje, graças à tecnologia, é possível reconstruir as estruturas ósseas e, assim, realizar o tratamento. Dentre todas as possibilidades disponíveis na odontologia, encontra-se o implante zigomático!

Desta forma, acompanhe conosco como esse tipo de implante pode ser utilizado na recomposição dentária de pacientes odontológicos!

O que é o implante zigomático?

O implante zigomático é uma solução para aqueles pacientes que não podem ser submetidos ao enxerto ósseo. Aqui, estamos falando de uma técnica inovadora dentro da implantodontia.

Deste modo, o grande diferencial do implante zigomático é que ele é fixado na maçã do rosto do paciente, região onde está localizado o osso zigomático.

O tratamento é responsável por promover a sustentação do implante, sem a necessidade do enxerto ósseo. No entanto, é necessário entender que ele só pode ser realizado na arcada dentária superior.

Além disso, existem também outros tratamentos que podem viabilizar o implante dentário sem enxerto ósseo. Sendo o dentista o responsável por indicar qual é a melhor opção para o paciente.

Por isso, não deixe de contar com quem é especialista no assunto! Entre em contato com a D’Amaro Odontologia e descubra como a nossa equipe de profissionais pode te ajudar!

Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog, a fim de continuar acompanhando o nosso conteúdo!

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress