A especialidade tem como meta a odontologia preventiva. Trabalha com exames regulares e cuidados com a saúde bucal, com o objetivo de evitar sérios problemas dentários. Além disso, tem o importante papel de orientar o paciente sobre a higienização e sobre procedimentos odontológicos.
Mas nem sempre o atendimento do clínico geral está associado a uma dor sentida pelo paciente. É fundamental fazer consultas constantes e regulares ao consultório para avaliar e prevenir problemas bucais. Ou até mesmo evitar que alguma doença periodontal possa avançar para outros órgãos do corpo provocando sérias infecções.
Pois, diferente dos dentistas que se especializaram em determinadas áreas, o clínico geral avalia o paciente como um todo.
Qual a importância do clínico geral?
Como está sempre se atualizando sobre as diversas áreas da odontologia, ele é capaz de identificar e diagnosticar o estágio de todas elas. Porém sem um aprofundamento completo, como ocorre com os especialistas.
Ou seja, ele é o primeiro contato do paciente com problemas odontológicos e é extremamente importante para:
- Avaliar a higienização
- Identificar a presença de cáries ou problemas gengivais
- Realizar o controle radiográfico dos dentes
- Verificar necessidades estéticas
- Checar problemas de oclusão (mordida)
- Evitar problemas graves
A partir daí, quando necessário tratamento mais especializado, está apto a solicitar o encaminhamento ao dentista responsável por determinada especialidade.
Prevenção é mesmo a palavra que todos devem ter em mente quando se pensa em saúde, pois o diagnóstico precoce ajuda muito no sucesso do tratamento, inclusive nos tratamentos odontológicos.
O cuidado com os dentes e a boca e a visita ao dentista, semestral ou anual, é essencial para manter a saúde bucal. E a melhor forma de saber como está a sua saúde bucal é realizando um check-up digital preventivo.
Quais os tratamentos realizados pelo Clínico Geral?
Entre os tratamentos que o clinico geral pode realizar, estão procedimentos mais cotidianos, como:
- Profilaxia (limpeza dental)
- Remoção de tártaro e cáries
- Fluorterapia
- Check-up digital preventivo
- Endodontia (tratamento de canal)
- Periodontia (relativo às gengivas)
- Pequenas restaurações
- Aplicações de selante
- Procedimentos de urgência
Também é de sua responsabilidade orientar o paciente sobre a forma correta de fazer a higiene bucal, através de procedimentos educativos e preventivos. E reforçar a necessidade de fazer visitas frequentes ao consultório para prevenção e manutenção da saúde bucal.