Boa parte dessas pessoas não possui capacidade plena para realizar os cuidados bucais sozinhos, necessitando de ajuda. Por isso, consideramos que esse é um grupo com risco alto de desenvolver doenças bucais, principalmente a cárie e doenças periodontais.
Buscamos a prevenção, o tratamento e o controle de problemas bucais em pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico, psicológico e/ou social.
Por que o atendimento diferenciado é importante?
O atendimento aos pacientes com necessidades especiais deve ser diferenciado, embasado em um rico detalhamento sobre o distúrbio.
As informações pessoais e da deficiência são importantes para auxiliar o planejamento, diagnóstico e prognóstico do tratamento. O manejo do paciente também merece atenção. E exige adaptações que devem ocorrer de acordo com o tipo do problema, a idade e a necessidade odontológica. Distúrbios neuropsicomotores, por exemplo, podem alterar a forma como o paciente colabora com a assistência odontológica.
O dentista especializado na área, então, deve estar capacitado para prestar um atendimento de excelente qualidade. Sempre cercado de cuidados específicos e necessários de cada situação em especial.
Como é o atendimento diferenciado
O atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais pode ser feito de três formas diferentes:
- Normal: quando conta com a cooperação do paciente. Altera-se somente o ambiente e material odontológico a ser utilizado.
- Condicionado: quando é necessário demonstrar todo o material odontológico que será utilizado, incluindo vibrações e ruídos. Essa demonstração é importante para que o paciente saiba exatamente o que vai acontecer durante o atendimento.
- Sob restrição: pode ser usado uma solução mecânica, química ou hipnótica. Calmantes e sedativos podem ajudar a melhorar o comportamento do paciente e facilita as condições de trabalho do dentista.
Agende sua avaliação, converse com nosso profissional e faremos um planejamento personalizado para o seu caso.