peridontoa-banner
Também conhecida como raspagem, a periodontia é a especialidade que visa prevenir e tratar inflamações e/ou infecções na gengiva. Assim como doenças que podem acometer os tecidos que sustentam e protegem os dentes.

Ou seja, doenças periodontais são processos inflamatórios de origem bacteriana que atingem a gengiva, os ligamentos periodontais (que ligam a raiz do dente ao osso) e os ossos.

A higienização incorreta dos dentes, tabagismo, estresse, baixa imunidade e maus hábitos alimentares deixam a gengiva fragilizada. E, consequentemente, mais propícia a sofrer infecções decorrentes do acúmulo de bactérias nos dentes.

Para o tratamento, é realizada uma sessão de raspagem ou alisamento para remoção de tártaro e placa bacteriana da raiz dos dentes. Esse procedimento, pode ser feito de forma , manual ou com aparelho de ultrassom, dependendo do grau da periodontite.

A periodontia é necessária para:

• Remover placas bacterianas e cálculos dentário
  • Diminuir o grau de infecção bucal
  • manter a qualidade e higiene dos tecidos
  • tratar processos inflamatórios ou quadros infecciosos
  • Acabar com a supuração e o sangramento da gengiva
  • Melhorar a estética e a aparência
  • Prevenir doenças que podem provocar a perda de dentes

Quando a infeção está muito avançada e os instrumentos odontológicos não consegue alcançar a área comprometida, é indicada a realização de cirurgia, para facilitar o acesso.

Quais os riscos de não cuidar de uma doença periodontal?

Problemas na gengiva, quando não tratadas adequadamente, pode deixar prejudicar a sua saúde bucal e deixar sequelas estéticas, como:

• Perda do dente
  • Perda óssea (que pode dificultar a realização de futuros tratamentos protéticos)
  • Bacteremia (bactérias na corrente sanguínea)
  • Prejuízo estético (dentes maiores e espaços abertos)
  • Mau hálito
  • Bolsa periodontal, que provoca mais acúmulo de resíduos de alimentos e bactérias
  • Deslocamento na posição do dente
  • Retração gengival (que pode levar ao aumento do dente)

Para se prevenir contra periodontais escove os dentes logo após as refeições e passe o fio dental diariamente. E, claro, faça visitas periódicas ao seu periodontista.

Gostaria de mais informações?

Entre em contato com a gente! Temos profissionais treinados para melhor lhe atender!