Também chamada de Lipectomia Jugal, a bichectomia é um procedimento estético e cirúrgico que vem ganhando notoriedade nesses últimos tempos.
Ele consiste na retirada da gordura que fica localizada nas bochechas, as chamadas “bolas de Bichat – daí a origem do nome bichectomia.
Para que serve a Bichectomia
A bichectomia é uma cirurgia puramente estética. Por esse motivo, ela é feita somente por quem esteja insatisfeito com o formato do seu rosto.
Para que você possa ter uma ideia dos resultados de uma bichectomia, algumas pessoas que optaram por essa cirurgia foram as atrizes Megan Fox e Angelina Jolie.
Ao se comparar fotos antigas com atuais, podemos perceber como a maçã do rosto é bem destacada agora.
Indicações da cirurgia
É importante que a pessoa saiba que, por se tratar de um procedimento estético, a bichectomia deve ser feita somente para esse fim.
Então você deve, juntamente com seu cirurgião, conversar sobre suas expectativas a respeito do resultado da cirurgia, para que eles fiquem alinhados com a realidade.
Pré-requisitos para fazer a cirurgia
Primeiramente, é preciso que seja feita uma avaliação clínica pelo seu médico, para que ele possa se certificar sobre as expectativas e limitações do paciente.
Por se tratar de uma cirurgia, devem ser feitos todos os procedimentos pré-operatórios, como hemograma completo, coagulograma e exame de glicemia – além de um cardiograma. Dessa forma o cirurgião saberá se o paciente está apto a fazer uma cirurgia.
Como é feita a bichectomia
A bichectomia em si é um processo bastante simples, e por isso tem sido amplamente procurado.
Consiste em um corte mínimo (de cerca de 1 cm) no lado de dentro da bochecha, para que não deixe cicatriz aparente. Por esse corte é retirada a bolsa de gordura parcialmente – raramente retira-se toda a gordura do local. O procedimento costuma ter duração de 40 a 60 minutos.
Porém, caso a bichectomia esteja sendo feita em conjunto com algum outro procedimento, como o lifting facial ou rinoplastia, por exemplo, pode-se aproveitar a incisão desse outro para retirar a gordura das bolas de Bichat.
Depois da cirurgia
O processo de recuperação da bichectomia é bastante rápido.
Normalmente, não terá mais do que um pequeno inchaço na área em que o procedimento foi realizado. E, além disso, é necessário que o paciente tome alguns cuidados, como o uso de compressa fria no local e uso de protetor solar.
Evite tomar sol e, caso a incisão tenha sido pela parte interna da boca, evite também o consumo de alimentos cítricos.
Concluindo
A bichectomia é um procedimento bastante simples, e que pode trazer um resultado bastante satisfatório, desde que suas expectativas sejam devidamente alinhadas junto ao seu cirurgião.
Sua recuperação é rápida e em uma semana já pode voltar a suas atividades normais. Porém, é necessário uma avaliação prévia de seu médico.
Se interessou pelo procedimento? Deixe seu comentário que vamos tirar todas suas dúvidas a respeito!