Verdades sobre aparelho ortodôntico que nunca te contaram

aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico é um recurso odontológico utilizado para corrigir o posicionamento e alinhar os dentes, melhorando a mordida.

O principal fator para os pacientes aderirem ao tratamento ortodôntico é a melhoria estética, que aumenta a autoestima. Mas também existem motivações relacionadas à saúde.

São muitas verdades sobre os aparelhos que ainda não foram bem esclarecidas, acompanhe algumas dessas principais dúvidas dos pacientes em relação ao tratamento.

 

Aparelho é para todas as idades

Mas não é só adolescente que pode usar aparelho? Não, os aparelhos ortodônticos são muito indicados na fase de desenvolvimento ósseo, pois os ossos ainda não estão totalmente formados. Isso facilita o tratamento, entregando um resultado mais rápido.

Porém, pacientes de outras faixas etárias também podem e devem utilizar o aparelho ortodôntico. Qualquer pessoa que tenha os tecidos ao redor dos dentes saudáveis e sem risco de perdas dentárias pode usá-los!

O objetivo do tratamento é melhorar a estética do sorriso, a funcionalidade das movimentações dentárias e auxiliar em casos de uso de implantes.

 

Não é apenas pela estética

Existem vários fatores funcionais que justificam o uso do aparelho ortodôntico, que vão além de motivos estéticos, são eles:

  • melhora da oclusão (tratamento de mordidas cruzadas ou abertas e fechamento de espaços);
  • preservação de saúde periodontal;
  • tratamento de dores de cabeça;
  • desgaste dental;
  • alteração de fonação e deglutição;
  • recuperação de espaços para posicionamento de implantes;
  • entre outros.

 

Diferentes tipos de aparelho ortodôntico

Com o avanço da tecnologia, hoje existem muitas opções de aparelhos ortodônticos, com indicações variáveis para cada caso e necessidade. Alguns modelos:

  • Aparelho fixo tradicional: é o modelo mais conhecido, composto por braquetes de metal que ficam colados nos dentes e interligados com metal e borrachinhas. Garante bons resultados, mas não é um recurso esteticamente agradável;
  • Ortodontia lingual: opção em que os braquetes são colados na parte de trás dos dentes, onde a língua fica acomodada. Assim, o aparelho fica imperceptível quando o paciente sorri;
  • Alinhador invisível: novidade no mercado, funciona como uma moldeira transparente, capaz de alinhar os dentes.
  • Aparelho estético: como o próprio nome sugere, interferem menos na estética do paciente e têm resultados tão bons quanto os dos aparelhos convencionais. São como os aparelhos metálicos tradicionais, porém feitos em material translucido, que fica muito menos visível.

Pode fazer clareamento dental com aparelho

Alguns pacientes que fazem tratamento ortodôntico podem clarear seus dentes durante o uso dos aparelhos dentários. Porém, não são todos.

O clareamento duramente o tratamento com aparelho dental só é recomendado para pacientes que usam aparelho móvel, lingual e alinhadores invisíveis.

Quem usa um dos os tipos tradicionais de aparelho fixo (seja o metálico ou estético) deve esperar o tratamento acabar para realizar o clareamento. Essa recomendação é dada, para evitar que, quando os braquetes forem retirados, o dente fique manchado.

 

Depois de finalizado o tratamento, é preciso usar um aparelho móvel

A oclusão ou relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior não é estática, ela está sempre em movimento. Por isso, é normal que depois de um tempo sem o aparelho há a possibilidade de os dentes voltarem a ficar tortos.

Então, se o paciente usou aparelho ortodôntico por alguns anos, é importante usar o aparelho contenção móvel para que o osso e os ligamentos periodontais se adaptem ao novo lugar.

 

Quem usa aparelhos ortodônticos fixo não pode comer certos alimentos

Alguns alimentos, como amendoim, pipoca, manga, podem danificar a estrutura dos aparelhos ortodônticos. Para comê-los, são necessários alguns cuidados e mais atenção na hora da escovação para evitar acúmulo de resíduos nos cantos dos dentes ou entre eles.

A rotina acaba sofrendo algumas alterações, pois é recomendado evitar o consumo de alimentos duros para evitar o deslocamento dos braquetes e o atraso dos resultados.

 

Usar aparelhos ortodônticos é sempre muito doloroso e demorado

É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento e também após as manutenções, em que aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes.

E o resultado depende do estímulo aplicado no aparelho, da dedicação do paciente, de fazer a manutenção em dia. Assim, cada caso terá uma evolução específica.

 

Preciso lembrar que cada caso é um caso, por isso, a avaliação do dentista é fundamental. Se você quer melhorar o seu sorriso, marque uma avaliação aqui comigo agora!

 

Pode fazer clareamento dental usando aparelho? Ainda são muitas as dúvidas dos pacientes em relação ao tratamento. Esclarecemos algumas nesse artigo.

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress