Você sabia que a saúde bucal também está relacionada com a saúde geral do nosso corpo? Isso mesmo! Saúde oral e os cuidados com a voz refletem diretamente no quanto saudável ou não está o nosso corpo. Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes para você seguir. Confira!
Saúde oral x saúde do organismo
Uma boa saúde oral influencia nos processos de mastigação, digestão, fala e ainda contribui para a ausência de dor e desconforto.
Doenças e inflamações que se desenvolvem na cavidade oral podem atenuar outras doenças, como: lesões musculares, problemas cardíacos, deficiências nutricionais, dores de cabeça, entre outras patologias.
Parece bem improvável, não é mesmo? Acontece que a boca é uma região repleta de micro-organismos e bactérias, sendo de porta de entrada para várias doenças, inclusive infecto-contagiosas. Porém poucas pessoas se dão conta disso e não dão a devida atenção e cuidado à essa região.
As doenças orais são diversas e, normalmente, começam por causa do acúmulo de resíduos de alimentos que, junto com a ação de bactérias, ocasionam cáries, inflamações e infecções nas gengivas, perda dentária, perda de estruturas ósseas e até cancro oral.
Clima frio é prejudicial para a saúde oral
Com a chegada das estações mais frescas do ano, a saúde oral pede um cuidado maior. O clima mais ameno do outono e mais frio do inverno pode ser bem prejudicial para a voz e, por isso, deve ser encarado com cautela.
Problemas respiratórios como a rinite e a sinusite aparecem com mais frequência nesta época do ano. Também são mais comuns doenças gástricas, como refluxo, bem prejudiciais para as pregas vocais e a saúde oral.
Recomendações e prevenção
A melhor forma de garantir uma boa saúde oral é se prevenir.
Fazer tratamentos odontológicos adequados
Pessoas que apresentam dentes desalinhados ou encavalados devem buscar tratamento adequado para a correção e alinhamento da arcada dentária. Essa é uma medida importante para facilitar a higienização e evitar o desenvolvimento de cáries ou outros problemas periodontais.
Falar sem grandes esforços
Evitar gritar ou falar em ambientes com muito ruído é importante para não sobrecarregar as cordas vocais e evitar problemas na cavidade oral.
Beber bastante água
É recomendado beber, ao menos, dois litros de água todo dia. De preferência aos poucos, em pequenas quantidades ao longo do dia.
Abandonar o hábito de fumar
As substâncias nocivas do cigarro podem afetar todos os órgãos do corpo, inclusive a saúde oral. Este hábito pode provocar doenças como: câncer bucal, doença periodontal (gengiva), mau hálito e dentes pigmentados.
Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas
Grande parte das bebidas alcoólicas são ácidas e podem provocar secura bucal (diminuindo a produção de saliva) e dissolver a camada de cálcio dos dentes.
Como consequência, pode ocorrer mau hálito aumento da sensibilidade e dor.
Visitas regulares ao dentista
O retorno periódico ao dentista é fundamental para prevenção de doenças bucais, garantindo uma boa saúde e bem estar.bem-estar.
Embora sejam dicas mais generalizadas, todas são muito válidas e devem ser colocadas em prática por quem deseja garantir uma boa saúde oral.
Os cuidados com a saúde oral também interferem em um sorriso saudável e hálito agradável, promovendo impacto positivo na interação social e na autoestima. Quer saber mais dicas sobre cuidados com a saúde bucal? Acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!