A odontologia estética está em constante evolução: proporciona um sorriso bonito e alinhado em pouco tempo e sem dor durante o tratamento. E um dos recursos mais modernos e eficientes na atualidade é a lente de contato dental.
As lentes são indicadas para pacientes que pretendem melhorar o visual do sorriso. As principais indicações se apresentam como dentes mal posicionados, separados, manchados ou até mesmo quebrados.
Acompanhe neste texto como funciona o procedimento de colocação de lentes de contato e as dicas sobre o que fazer para cuidar bem delas, aumentando a durabilidade. Portanto, leia atentamente cada ponto abordado aqui e saiba um pouco mais sobre o custo e benefício deste tratamento!
O que é lente de contato dental?
A lente de contato dental é uma lâmina de porcelana com acabamento extremamente fino, colada no dente do paciente uma a uma, permitindo uma aparência natural dos dentes e do sorriso.
O procedimento é rápido, duradouro, realizado em etapas e permite, além do benefício estético, ele possui diversas outras funcionalidades. Se você ainda tem dúvidas se a lente de contato dental é o tratamento ideal para o seu caso, preparamos um apanhado das principais vantagens. Sendo assim, acompanhe agora e comprove o quão benéfico o método é:
- Criar o modelo ideal de dente, preservando suas estruturas naturais;
- Ser feito em um ou mais dentes;
- Reparar as disfunções de cor causadas em dentes escurecidos ou com manchas;
- Melhorar a posição de dentes desalinhados ou com forma irregular, recuperando a estética e harmonia do sorriso;
- Corrigir dentes desgastados, com pequenas fraturas, comprimento ou largura pequenos;
- Ajustar os espaços entre os dentes (diastemas);
- Devolver a função dos dentes, restabelecendo a atividade mastigatória e a arcada dentária em pouco tempo;
- Efeito longo: a implantação das lentes é simples, rápida e dura em média de 10 a 15 anos. Porém dependendo de uma boa saúde bucal e hábitos do paciente.
Viu como as lentes de contato podem ser a solução para que você alcance um sorriso perfeito? Entretanto, nem todos estão aptos para o tratamento! Conheça agora quais são as contraindicações deste método.
Existem contraindicações de uso para lentes de contato dental?
O recurso odontológico é indicado para praticamente qualquer pessoa, mas em todos os casos é necessária uma avaliação prévia do dentista. Somente o profissional que pode e vai avaliar se o paciente está apto para o tratamento ou não.
Pessoas que apresentam algum problema ou doença dental, como gengivite e cáries, precisam fazer um tratamento prévio para manter a saúde bucal em dia. Só assim elas podem se tornar aptas ao uso da lente de contato.
Existem também outros contextos que acabam não necessariamente inviabilizando o uso das lentes de contato, mas atrasando um pouco o processo. Pacientes com restaurações grandes, canal, coroas, grande perda de estrutura dental, defeitos de formação nos dentes ou bruxismo devem combinar alguns métodos odontológicos antes de aplicar uma lente de contato no dente.
Por fim, alguns pacientes com alta ansiedade, alterações hormonais, refluxo gástrico e fumantes necessitam de terapia antes de aplicar a lente de contato dental.
Quanto custa a lente de contato dental
Existem muitos mitos que rodeiam as lentes de contato, entre eles de o tratamento ser muito caro, oferecer risco à estrutura dental e não ocorrer desgaste do esmalte dentário.
Em relação ao valor, essa é uma questão bem relativa. O custo do tratamento varia conforme a necessidade do paciente e seu quadro clínico, sendo necessária uma consulta com o dentista para realizar uma avaliação.
Uma das grandes vantagens da lente de contato é a rapidez no tratamento. Em poucas consultas o paciente sai do consultório com um sorriso novo e perfeito. Ao contrário, quem deseja corrigir a posição dos dentes e opta por usar aparelho vai precisar esperar alguns meses, ou mesmo anos, para alcançar seu objetivo.
Outra vantagem das lentes de contato é em relação à durabilidade, muito superior ao clareamento, por exemplo. A lente de contato pode durar anos. Entretanto, essa duração depende dos cuidados do paciente com o produto, com a saúde e sua higiene bucal.
Dicas para cuidar das suas lentes de contato
Assim como os dentes naturais, as lentes de contato dental devem seguir um ritual de conservação e higienização, incluindo a escovação (com cerdas macias e apropriadas) e o uso do fio dental. Afinal, são os cuidados higiênicos que garantem a saúde tanto dos dentes quanto das peças de porcelana.
Como o material é de porcelana, ele pode acabar quebrando ou até mesmo rachando. Portanto, deve-se evitar alguns hábitos para não danificar o acessório e os dentes. Dentre as principais recomendações, é importante que você tome cuidado ao consumir os seguintes alimentos:
- mastigar gelo;
- comer bala;
- pipoca;
- torresmo ou alimentos duros;
- roer unha;
- ranger dentes;
- usar os dentes para abrir embalagens.
Também é necessário um acompanhamento de um dentista para analisar intercorrências, como fraturas ou deslocamentos das lentes. O ideal é visitar o seu dentista de confiança regularmente, de 6 em 6 meses. Sendo assim, não deixe para visitar um consultório odontológico somente na existência de uma necessidade! Tenha o costume de consultar com certa constância, com o intuito de estar sempre com a saúde bucal em dia.
Procurar um profissional de confiança é garantia de ter qualidade no material utilizado na confecção da lente de contato dental. Além de um bom planejamento para evitar rejeição e erro na implantação. O acompanhamento odontológico é fundamental para avaliar a evolução do seu tratamento, independente de qual seja.
Portanto, lembre-se sempre que o valor para melhorar seu sorriso vai além da questão estética, pois envolve sua saúde bucal e bem estar.
Procure o um dentista de confiança!
Quer saber mais sobre lente de contato dental? Agende uma consulta com o Dr Raphael D´Amaro para tirar todas suas dúvidas. Somos referência em odontologia estética!
Para acompanhar mais de perto o nosso conteúdo, que tal curtir as nossas redes sociais? Diariamente, disponibilizamos dicas e informações sobre os nossos tratamentos odontológicos! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos para você!