A sua higiene bucal pode afetar todo o organismo!

Um contexto bem preocupante que vivenciamos atualmente se apresenta como um descaso da maioria das pessoas em relação à sua saúde bucal. Isto fica bastante evidente quando um grande número de pacientes acaba procurando um consultório odontológico somente na hora de uma necessidade. Entretanto, mal sabem que a higiene bucal pode afetar e comprometer a saúde de todo o organismo.

Não pense que estou exagerando ou apenas tentando te convencer a consultar mais vezes com o seu dentista. Tal fato é um alerta para a nossa geração! A saúde e higiene bucal precisam ser levadas mais a sério!

Sendo assim, preparei este material com o intuito de esclarecer melhor a importância da higiene bucal no restante do organismo. Você verá o quão fundamental a saúde dos dentes e gengiva é no restante do seu corpo. Continue acompanhando e compartilhe, desde já, este conteúdo com os seus amigos e familiares.

Entendendo a importância da higiene bucal

Para introduzir este assunto, é importante explicar melhor como a higiene bucal desempenha este papel tão importante para o restante do organismo. A explicação, neste caso, é bastante simples! A nossa boca é a porta de entrada para diversas bactérias e fungos. Uma vez que a higienização não acontece de maneira correta, todo o seu corpo pode ser afetado.

Como isso é possível? Através da corrente sanguínea! Vamos trabalhar agora a partir de um exemplo: a doença periodontal. Além dos diversos transtornos que ela pode causar, como a perda do dente, as substâncias que acabam sendo produzidas pelas bactérias, ao caírem na corrente sanguínea, colocam todo o organismo em risco.

Só para esclarecer melhor e evidenciar a importância da higiene bucal no organismo, gostaria de apresentar alguns fatos. Tais bactérias, quando em contato com o restante do corpo, podem originar o diagnóstico de doenças pulmonares até mesmo cardiovasculares. Portanto, é fundamental cultivar bons hábitos higiênicos quando o assunto é a preservação e o cuidado da saúde bucal.

Principais problemas originados pela má saúde bucal

Engana-se quem pensou que os únicos problemas originados pela falta de cuidado com a saúde bucal já foram apresentados no tópico acima. Além das condições pulmonares e cardiovasculares, existem outras doenças bastante perigosas que começam na boca.

Sendo assim, vou apresentar um breve e assustador resumo para que você compreenda que com a saúde bucal não se brinca. São doenças que grande parte da população já conhece, mas ainda não sabem a sua relação com a má higiene dos dentes.

HPV

O Papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é o causador de uma doença sexualmente transmissível que afeta a região íntima e, em alguns casos, a boca do portador. O HPV na boca se dá através da contaminação da mucosa bucal. Ou seja, o paciente pode acabar se contaminando com o vírus por meio de uma lesão na gengiva, por exemplo.

Quando a mucosa bucal é contaminada, o paciente pode apresentar verrugas e lesões nas laterais da língua, lábios ou no céu da boca. Entretanto, toda a região bucal está vulnerável ao aparecimento destas lesões.

Câncer

A falta de cuidados higiênicos com a saúde bucal também pode acabar ocasionando no diagnóstico de câncer. Entretanto, como este processo acontece? Calma que eu explico para vocês.

Qualquer ferida ou lesão na boca, quando não tratada, pode perdurar por bastante tempo na região oral. A falta de tratamento é o fator chave nestes casos, uma vez que, inserido neste contexto, as células também podem acabar sendo lesionadas depois de um determinado período.

Com isso, as células malignas podem continuar se multiplicando e, infelizmente, ocasionarem em lesões cancerígenas ou tumores. Portanto, cuide da sua saúde bucal! Não deixe de realizar a escovação de maneira correta sempre após alguma refeição! Além disso, esteja em dia com os seus dentes e visite um consultório odontológico com regularidade. O acompanhamento profissional é fundamental para a prevenção de problemas odontológicos.

Qual é o papel do paciente nestes casos?

Como dito nos tópicos acima, é essencial que o paciente busque cuidar melhor da sua saúde bucal. Adotar tais medidas e buscar ter um acompanhamento odontológico com um dentista de confiança faz total diferença no cuidado dos dentes e sorriso.

Portanto, deve-se atentar para que o contexto citado no início deste artigo venha a mudar. Não deixe para procurar um consultório odontológico somente na hora de uma necessidade! Tenha o costume de, em períodos regulares, consultar e avaliar a sua saúde bucal com o seu dentista.

Caso queira marcar uma avaliação, entre em contato comigo e confie a sua saúde bucal nas mãos de quem preza pelo seu bem-estar.