Lente de contato x bruxismo

Será que quem tem bruxismo pode usar lente de contato? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que procuram um consultório odontológico apresentando essa condição. Portanto, preparamos um material que irá levar você a entender de vez a relação entre bruxismo e lente de contato.

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda do que se trata o bruxismo. Só então iremos abordar qual é a sua relação com as lentes de contato. Sendo assim, acompanhe este artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é bruxismo?

Vamos lá. O bruxismo é um problema que tem afetado cada vez mais pessoas. Ele é caracterizado pelo hábito de ranger os dentes involuntariamente. Esse sintoma pode ocorrer tanto durante o sono ou mesmo enquanto o paciente se encontra acordado

A maioria dos pacientes não sabe, mas o bruxismo pode ter o seu diagnóstico causado por motivos emocionais, como a ansiedade e estresse; diferentes problemas físicos, como má oclusão e mordida desalinhada; problemas de respiração, como asma e rinite; deficiências nutricionais e até fatores hereditários

O paciente diagnosticado com bruxismo precisa buscar tratamento odontológico o quanto antes. Isto porque a condição, quando não tratada de maneira antecipada ou até mesmo no caso de ser deixada para lá, pode causar várias complicações para a saúde bucal. Dentre as principais consequências do bruxismo, podemos destacar

• Desgaste do esmalte dentário;
  • Sensibilidade na dentina;
  • Quebra dos dentes e das próteses;
  • Dor dos dentes, na face e na cabeça;
  • Problema na articulação temporomandibular;
  • Ato de ranger ou apertar os dentes;
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Transtornos alimentares;
  • Insônia.

Como tratar o bruxismo?

Como você já percebeu, o bruxismo é um ato involuntário que pode levar ao desgaste excessivo dos dentes. É um problema que não tem solução, mas pode ser controlado. Portanto, precisamos reforçar que a busca por um dentista de confiança é de extrema importância para amenizar os sintomas e, consequentemente, evitar a piora da saúde bucal do paciente.

O diagnóstico do bruxismo é feito por meio do histórico do paciente, seja em exame clínico ou físico. É fundamental determinar a causa do problema para que seja possível eliminar os sintomas e propor um tratamento. Ou seja, os métodos para tratar o bruxismo são focados nos problemas que estão influenciando ou até mesmo originando a condição.

Uma vez identificado o problema no consultório odontológico, o tratamento é o mesmo para adultos e crianças. Entretanto, ele deve ser individualizado. A principal recomendação dos dentistas é o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes, principalmente durante o sono.

Essa placa de bruxismo pode ser feita de silicone ou resina, mas sempre sobre medida para o perfeito encaixe. Elas devem ser usadas nos dentes superiores do paciente, evitando o atrito ou impacto com os dentes inferiores. Portanto, o paciente não precisa se preocupar com a possibilidade da placa ser diferente da sua arcada dentária.

Convivendo com o bruxismo

Assim que diagnosticado o bruxismo, o dentista responsável irá, além de avaliar as condições apresentadas pelo paciente, focar no tratamento para amenizar os sintomas. As principais indicações feitas variam de acordo com o quadro clínico do paciente. Sendo assim, podemos destacar:

• Mudanças de hábitos para melhorar o lado emocional, reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada e escolher um ambiente tranquilo para dormir;
  • Praticar métodos de relaxamento que auxiliam a diminuir a tensão psicológica ou física. Desde técnicas de massagens e panos quentes no local para relaxar os músculos da face até terapia com acompanhamento médico;
  • Evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool e não mastigar com muita força;

Para resolver problemas de alinhamento dos dentes ou estrutura bucal, é recomendado algum tipo de tratamento ortodôntico. A colocação de aparelho ou de restauração para consertar o encaixe dos dentes são muito indicados.

Bruxismo e lente de contato: essa combinação dá certo?

Agora, finalmente vamos falar sobre a relação entre o bruxismo e as lentes de contato. O tratamento estético é um recurso bastante moderno e eficiente, que melhora o visual e o sorriso.

O tratamento se resume à colocação de uma lâmina de porcelana com acabamento extremamente fino na superfície do dente do paciente. Elas são aplicadas uma a uma e cumprem um papel estético e funcional na arcada dentária. Suas principais indicações se apresentam como:

• Reparar as disfunções de cor causadas em dentes escurecidos ou com manchas;
  • Melhorar a posição de dentes desalinhados ou com forma irregular;
  • Corrigir dentes desgastados, com pequenas fraturas, comprimento ou largura pequenos;

Ou seja, é um recurso odontológico que pode resolver desgastes dentais ocasionados pelo bruxismo. Sendo assim, o paciente que apresenta um longo processo de desgaste nos dentes pode ter a sua forma original restaurada através das lentes de contato.

Entretanto, não é todo mundo que tem bruxismo que pode colocar as lentes de contato. Somente após uma avaliação é que o dentista vai poder dizer se pode ou não seguir com esse tratamento.

E se a resposta for positiva, será necessário associar o tratamento com o uso de placas de estabilização oclusal, obrigatoriamente. Caso contrário, dificilmente o novo sorriso será preservado e o bruxismo continuará fazendo desgastes.

Procure um consultório odontológico

O bruxismo não é um transtorno perigoso, mas é uma condição que precisa de acompanhamento odontológico especializado, pois pode causar dano permanente aos dentes. Você pode perceber através deste material que a falta de tratamento acaba comprometendo a saúde de todos os dentes. Além disso, até o seu sono e, consequentemente, o rendimento durante pode ser prejudicado.

Por essa razão, é de extrema importância procurar um dentista e se informar sobre a melhor forma de tratamento. E, se for o seu desejo, entender melhor sobre a relação entre bruxismo e lente de contato, uma vez que você pode ter a beleza do seu sorriso restaurada!

Quer saber mais sobre os cuidados dentários? Leia nosso artigo sobre o tratamento com lentes de contato dentais.

Será que é possível ter um sorriso bonito mesmo com problema de ranger os dentes? Aqui você vai entender de vez a relação entre bruxismo e lente de contato.