Lente de contato x bruxismo

Será que quem tem bruxismo pode usar lente de contato? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que procuram um consultório odontológico apresentando essa condição. Portanto, preparamos um material que irá levar você a entender de vez a relação entre bruxismo e lente de contato.

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda do que se trata o bruxismo. Só então iremos abordar qual é a sua relação com as lentes de contato. Sendo assim, acompanhe este artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

 

O que é bruxismo?

Vamos lá. O bruxismo é um problema que tem afetado cada vez mais pessoas. Ele é caracterizado pelo hábito de ranger os dentes involuntariamente. Esse sintoma pode ocorrer tanto durante o sono ou mesmo enquanto o paciente se encontra acordado

A maioria dos pacientes não sabe, mas o bruxismo pode ter o seu diagnóstico causado por motivos emocionais, como a ansiedade e estresse; diferentes problemas físicos, como má oclusão e mordida desalinhada; problemas de respiração, como asma e rinite; deficiências nutricionais e até fatores hereditários

O paciente diagnosticado com bruxismo precisa buscar tratamento odontológico o quanto antes. Isto porque a condição, quando não tratada de maneira antecipada ou até mesmo no caso de ser deixada para lá, pode causar várias complicações para a saúde bucal. Dentre as principais consequências do bruxismo, podemos destacar

  • Desgaste do esmalte dentário;
  • Sensibilidade na dentina;
  • Quebra dos dentes e das próteses;
  • Dor dos dentes, na face e na cabeça;
  • Problema na articulação temporomandibular;
  • Ato de ranger ou apertar os dentes;
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Transtornos alimentares;
  • Insônia.

 

Como tratar o bruxismo?

Como você já percebeu, o bruxismo é um ato involuntário que pode levar ao desgaste excessivo dos dentes. É um problema que não tem solução, mas pode ser controlado. Portanto, precisamos reforçar que a busca por um dentista de confiança é de extrema importância para amenizar os sintomas e, consequentemente, evitar a piora da saúde bucal do paciente.

O diagnóstico do bruxismo é feito por meio do histórico do paciente, seja em exame clínico ou físico. É fundamental determinar a causa do problema para que seja possível eliminar os sintomas e propor um tratamento. Ou seja, os métodos para tratar o bruxismo são focados nos problemas que estão influenciando ou até mesmo originando a condição.

Uma vez identificado o problema no consultório odontológico, o tratamento é o mesmo para adultos e crianças. Entretanto, ele deve ser individualizado. A principal recomendação dos dentistas é o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes, principalmente durante o sono.

Essa placa de bruxismo pode ser feita de silicone ou resina, mas sempre sobre medida para o perfeito encaixe. Elas devem ser usadas nos dentes superiores do paciente, evitando o atrito ou impacto com os dentes inferiores. Portanto, o paciente não precisa se preocupar com a possibilidade da placa ser diferente da sua arcada dentária.

 

Convivendo com o bruxismo

Assim que diagnosticado o bruxismo, o dentista responsável irá, além de avaliar as condições apresentadas pelo paciente, focar no tratamento para amenizar os sintomas. As principais indicações feitas variam de acordo com o quadro clínico do paciente. Sendo assim, podemos destacar:

  • Mudanças de hábitos para melhorar o lado emocional, reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada e escolher um ambiente tranquilo para dormir;
  • Praticar métodos de relaxamento que auxiliam a diminuir a tensão psicológica ou física. Desde técnicas de massagens e panos quentes no local para relaxar os músculos da face até terapia com acompanhamento médico;
  • Evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool e não mastigar com muita força;

Para resolver problemas de alinhamento dos dentes ou estrutura bucal, é recomendado algum tipo de tratamento ortodôntico. A colocação de aparelho ou de restauração para consertar o encaixe dos dentes são muito indicados.

 

Bruxismo e lente de contato: essa combinação dá certo?

Agora, finalmente vamos falar sobre a relação entre o bruxismo e as lentes de contato. O tratamento estético é um recurso bastante moderno e eficiente, que melhora o visual e o sorriso.

O tratamento se resume à colocação de uma lâmina de porcelana com acabamento extremamente fino na superfície do dente do paciente. Elas são aplicadas uma a uma e cumprem um papel estético e funcional na arcada dentária. Suas principais indicações se apresentam como:

  • Reparar as disfunções de cor causadas em dentes escurecidos ou com manchas;
  • Melhorar a posição de dentes desalinhados ou com forma irregular;
  • Corrigir dentes desgastados, com pequenas fraturas, comprimento ou largura pequenos;

Ou seja, é um recurso odontológico que pode resolver desgastes dentais ocasionados pelo bruxismo. Sendo assim, o paciente que apresenta um longo processo de desgaste nos dentes pode ter a sua forma original restaurada através das lentes de contato.

Entretanto, não é todo mundo que tem bruxismo que pode colocar as lentes de contato. Somente após uma avaliação é que o dentista vai poder dizer se pode ou não seguir com esse tratamento.

E se a resposta for positiva, será necessário associar o tratamento com o uso de placas de estabilização oclusal, obrigatoriamente. Caso contrário, dificilmente o novo sorriso será preservado e o bruxismo continuará fazendo desgastes.

 

Procure um consultório odontológico

O bruxismo não é um transtorno perigoso, mas é uma condição que precisa de acompanhamento odontológico especializado, pois pode causar dano permanente aos dentes. Você pode perceber através deste material que a falta de tratamento acaba comprometendo a saúde de todos os dentes. Além disso, até o seu sono e, consequentemente, o rendimento durante pode ser prejudicado.

Por essa razão, é de extrema importância procurar um dentista e se informar sobre a melhor forma de tratamento. E, se for o seu desejo, entender melhor sobre a relação entre bruxismo e lente de contato, uma vez que você pode ter a beleza do seu sorriso restaurada!

Quer saber mais sobre os cuidados dentários? Leia nosso artigo sobre o tratamento com lentes de contato dentais.

Será que é possível ter um sorriso bonito mesmo com problema de ranger os dentes? Aqui você vai entender de vez a relação entre bruxismo e lente de contato.

Compartilhe este post

Veja mais publicações

Ranger os dentes
Estética

Ranger os dentes pode causar dores faciais?

Você sabia que acordar com dores no maxilar ou de cabeça pode ser sintoma do ato de ranger os dentes? Saiba aqui o que fazer se isso acontece com você!

plugins premium WordPress