Dicas e cuidadosEstéticaHigiene bucalSorriso bonito e saudável

A verdade é que a tonalidade dos dentes varia de pessoa para pessoa. É comum ver alguns casos que, mesmo a pessoa tendo bons hábitos, não consegue ter os dentes tão branquinhos quando comparado com outras pessoas.  E isso se deve muito aos fatores genéticos, principalmente. Dessa forma, precisamos te perguntar: você também tem o desejo de melhorar, naturalmente a aparência dos seus dentes? Veja a seguir algumas das melhores dicas para você garantir um sorriso bonito e branco!

É importante lembrar que, além do fator genético, o desgaste do esmalte do dente também é um fator que influencia muito na cor do seu dente. Sendo assim, também se apresenta como um fator que acaba influenciando na perda da cor natural dos dentes. E, para evitar que isso aconteça, é importante ter uma rotina de cuidados com a higiene bucal e, também, com a alimentação.

Dicas para cuidar dos dentes e ter um sorriso bonito

Não somente na odontologia, mas em todas as áreas da saúde, a prevenção é um fator determinante para o cuidado dos dentes. Portanto, é fundamental que você tenha o costume de adotar hábitos específicos com o intuito de cuidar e preservar os dentes.

Entretanto, o que menos conseguimos ver ultimamente é esse cuidado com os dentes. Dessa forma, preparamos este material a fim de te orientar melhor a preservar a naturalidade e boa aparência dos seus dentes. Afinal, nada melhor do que se apresentar com um sorriso bonito e impecável, não é mesmo?

Sendo assim, acompanhe agora incríveis 10 dicas para que você se torne a pessoa mais sorridente possível!

“Perca” um tempinho maior na escovação

Pode até ser melhor que nada, mas uma escovação vapt-vupt não garante a limpeza adequada dos dentes. Dessa forma, deixar restos de comida se acumulando é estimular a proliferação de bactérias que causam cárie e mau hálito.

Sendo assim, não tenha pressa! É bom dedicar dois ou três minutos para fazer uma higiene bucal adequada, especialmente antes de dormir. Outra dica importante é não escovar os dentes com muita força, pois pode comprometer o esmalte dos dentes. Portanto, faça movimentos mais suaves!

Escolha uma escova de dente de qualidade

Prefira as escovas com cerdas macias ou médias, pois essas não agridem tanto o esmalte dos dentes. Outra recomendação é não deixar que ela fique parecendo uma vassoura velha para trocar. Faça isso a cada três meses, pelo menos, ou quando observar que as cerdas estão muito escuras. 

Fio dental, sempre!

Mesmo com uma boa escovação, a escova de dente não consegue alcançar todos os espaços da boca. Sendo assim, para retirar os resíduos alojados entre os vãos dos dentes, é necessário passar o fio dental. Por isso, é preciso usá-lo todos os dias para complementar a escovação.

Pegue leve nos doces

O açúcar é uma substância que “alimenta” as bactérias na cavidade bucal. E, quanto mais bactérias agindo, maior é a produção de ácido, que provoca o desgaste do esmalte dos dentes e favorece o aparecimento de cáries. 

Cuidado com alguns alimentos

Alguns parecem inofensivos, mas possuem ácido cítrico e ácido fosfórico. Essas substâncias escurecem os dentes e não deixam você ficar com um sorriso bonito. Portanto, conheça alguns desses alimentos que devem ter o consumo, no mínimo, reduzidos 

  • Refrigerante (mesmo sem açúcar);
  • Vinho;
  • Bebidas ácidas (como suco de laranja e de limão, mesmo naturais);
  • Energéticos;
  • Açaí;
  • Beterraba;

Não consegue viver sem café? Adicione um pouco de leite!

O café é outra bebida que provoca manchas nos dentes. Dessa forma, se você não consegue largar o vício, adicione um pouco de leite ou creme. Isso altera a química da bebida fazendo com que ela tenha dificuldade para se fixar na superfície dos dentes. O mesmo serve para o chá preto!