O diabetes pode me impedir de colocar um implante?

Uma das doenças mais conhecidas e que, infelizmente, têm apresentado uma crescente no número de casos, é o diabetes. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), cerca de 463 milhões de pessoas no mundo todo possuem diabetes. No Brasil, os dados mostram que o número de brasileiros com a doença já é de 31%.

Ou seja, estamos falando de uma doença que têm afetado cada vez mais pessoas. O maior problema é que o paciente diagnosticado com diabetes pode enfrentar uma série de outras adversidades a partir da doença. É possível que até mesmo a sua saúde bucal seja afetada, uma vez que não tomados os cuidados necessários.

Dessa forma, é importante tratar sobre este assunto de maneira mais ampla. É pensando assim que preparamos este artigo, uma vez que uma das dúvidas mais comuns que recebemos é se um paciente com diabetes pode receber um implante dentário. Portanto, leia atentamente o nosso material e tire todas as suas dúvidas sobre essa relação.

Entendendo os efeitos do diabetes no organismo

Antes de falar sobre a relação entre diabetes e implante dentário, vamos abordar de maneira mais específica cada um dos fatores.

A doença se caracteriza pela falta ou até mesmo má absorção da insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose com o intuito de transformá-las em energia para o corpo. Dessa forma, elas são aproveitadas pelas células do nosso organismo.

Uma pessoa diabética, quando tem a falta total ou parcial da insulina no organismo, sofre várias consequências em seu metabolismo. A interferência na queima de açúcar é o principal fator relacionado com a doença. Entretanto, a sua transformação em proteínas, músculos e até mesmo gordura também é alterada.

Os principais sintomas de uma pessoa diagnosticada com diabetes interferem diretamente na qualidade de vida do paciente. Sendo assim, vamos listar agora quais são as principais dificuldades enfrentadas por um portador da doença.

• Poliúria, caracterizada pela vontade excessiva de urinar, podendo provocar a desidratação da pessoa;
  • Aparecimento de feridas que, em geral, aparecem com mais frequência nos membros inferiores;
  • Demora na cicatrização dessas feridas;
  • Infecções fúngicas que podem aparecer tanto na pele quanto nas unhas;
  • Alterações na visão do paciente;
  • Surgimento de distúrbios cardíacos e até mesmo renais;

Ou seja, é de extrema importância procurar ajuda médica tanto para a prevenção do diabetes, quanto para o tratamento, uma vez diagnosticado.

Agora que já entendemos como a doença atua no organismo, vamos para o assunto principal deste artigo. Sendo assim, continue acompanhando o nosso material e descubra de uma pessoa diabética pode ou não aplicar um implante dentário.

Paciente diabético x implantes dentário

Como você percebeu acima, o organismo de um paciente diabético responde de maneira diferente. Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados e passar por uma avaliação médica antes de realizar algum procedimento cirúrgico.

Para exemplificar melhor o que estamos querendo dizer, um paciente com diabetes possui uma cicatrização mais lenta. Logo, é necessário uma análise criteriosa se ele pode ou não passar por todo o processo para aplicar um implante dentário.

Respondendo a pergunta inicial, um paciente diagnosticado com diabetes pode sim receber um implante dentário. Entretanto, devem-se tomar alguns cuidados específicos a fim de garantir o sucesso do tratamento. Cabe ao dentista responsável avaliar toda a estrutura óssea do paciente com o intuito de se certificar que não haverá problemas na cicatrização.

Outro ponto de extrema importância que deve ser levado em consideração é a análise do nível de glicose encontrado no organismo do paciente. Logo, se ele estiver com os níveis normalizados, ele está apto para realizar o procedimento. Caso contrário, o implante dentário não deve ser recomendado.

Portanto, o paciente com tal condição pode sim receber um ou mais implantes dentários, desde que esteja apto para isso. Caberá ao dentista responsável analisar o organismo e a estrutura óssea e indicar ou não o tratamento.

Caso precise realizar um implante dentário ou outro tratamento, entre em contato com a nossa equipe de profissionais e agende uma avaliação.