Como devo lidar com a erosão dentária dos meus dentes?

Muitas pessoas, quando pensam nos principais problemas bucais, costumam associá-los às famosas cáries, ao tártaro ou até mesmo ao tratamento de canal. Entretanto, existem outras condições que podem passar despercebidas, mas causam um grande estrago nos dentes e na saúde bucal no geral. De maneira mais específica, estamos falando da erosão dentária.

Você já ouviu falar neste termo? Bom, caso ainda nunca tenha se informado sobre a erosão dentária, nós preparamos um artigo para que você descubra tudo sobre tal condição. Em primeiro lugar, é importante entender que nós estamos falando de um problema simples, mas que sem o tratamento devido pode se tornar uma enorme dor de cabeça para o paciente.

Dessa maneira, preparamos um artigo com o intuito de informar acerca da erosão dentária, como ela se desenvolve seus sintomas e os métodos de tratamento. Logo, caso você tenha dúvidas sobre o assunto e queira saber mais, continue acompanhando tudo o que iremos abordar aqui e compartilhe com os seus amigos!

Entendendo melhor a erosão dentária

Definindo este problema de maneira simples e resumida, ela se define como a perda da superfície, ou esmalte dentário, em consequência da ação de ácidos. Tais ácidos podem ter duas origens: ou gástricos ou através da dieta do paciente. Entretanto, a origem mais comum se apresenta por meio do consumo de alimentos com alto índices de ácidos.

O primeiro caso é menos comum porque os ácidos de origem gástricos tendem a ter maior frequência em pacientes que tem o constante hábito de vomitar. Portanto, é um diagnóstico com uma incidência menor, já que é comum em pessoas que sofrem com bulimia, por exemplo.

Dessa forma, vamos abordar mais sobre os ácidos provenientes de alimentos. O processo aqui se dá da seguinte maneira: quando falamos na saúde bucal, é inevitável não falar sobre a saliva. O que acontece com a saliva? Muitos não sabem, mas ela tem um papel fundamental, que é o de neutralizar o Ph, protegendo assim os dentes.

Entretanto, quando o paciente tem o hábito recorrente e exagerado de consumir alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos de fruta ou que possuem altos níveis de açúcar, a saliva pode não ser suficiente para proteger os dentes. Sendo assim, ao longo do tempo, tal processo vai prejudicando o esmalte dentário. O problema é que, quando o paciente não procura ajuda médica, o seu quadro vai piorando e pode se tornar irreversível.

Os principais sintomas

Você pode estar se perguntando: “mas como vou descobrir que tenho erosão dentária?”. Bom, nestes casos, é fundamental que você fique atento aos sintomas e sinais que o seu organismo tende a apresentar.

Dessa forma, os principais sintomas que um paciente com erosão dentária apresenta se definem como:

• Sensibilidade no dente:; Com o esmalte dentário prejudicado, a dentina do paciente vai ficando cada vez mais exposta, o que resulta na sensibilidade ao consumir bebidas ou alimentos gelados, quentes ou doces demais;
  • Dor de dente: Atrelado ao sintoma anterior, a dor de dente pode indicar um quadro de erosão nos seus dentes;

• Cor dos dentes: Com o esmalte dentário ficando cada vez mais fino, é possível que os dentes fiquem com um aspecto amarelado ou até mesmo mais translúcidos;
  • Formato dos dentes: Os dentes podem ter o seu formato alterado, apresentando uma forma mais arredondada. Além disso, o paciente também pode apresentar fissuras ou até mesmo rachaduras nos dentes;

O recomendado é assim que notar algum desses sintomas, procurar ajuda de um dentista de sua confiança. A falta de tratamento pode acabar prejudicando ainda mais a superfície dos dentes do paciente.

E o tratamento? Como é feito?

Uma vez no dentista, o paciente irá passar por uma avaliação criteriosa para avaliar os danos causados pela erosão ácida. Como falamos anteriormente, os resultados provenientes deste problema podem ser irreversíveis.

Dessa forma, o tratamento pode passar pela restauração protética ou até mesmo a extração do dente. Portanto, adote alguns cuidados a fim de evitar o diagnóstico de erosão dentária. A principal recomendação é não exagerar no consumo de alimentos que influenciam neste processo e sempre se lembrar de escovar os dentes assim que consumi-los. Por fim, caso vá consumir bebidas ácidas, utilize um canudo, uma vez que o seu uso pode amenizar os efeitos negativos no esmalte dentário.

Caso precise passar por uma avaliação odontológica para mensurar o estado dos seus dentes, entre em contato conosco e agende um horário!