Higiene bucalSem categoriaalimentos bons para os dentes

Uma alimentação rica e balanceada é muito importante para manter ativas diversas funções fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Também é essencial para manter o corpo em forma e dar adeus aos quilinhos extras. Mas você sabia que a dieta também é muito importante para a sua saúde bucal?

Acontece que existem alguns alimentos que podem deixar seus dentes e gengiva cada vez mais fortes e saudáveis. Ficou curioso? Então continue acompanhando o nosso artigo e veja a seguir os principais  alimentos bons para os dentes.

Entretanto, quero antes fazer um alerta! Não estou dizendo que os alimentos vão substituir os cuidados com a higiene bucal. Nem mesmo diminui a necessidade de fazer consultas regulares ao dentista e limpeza dental. Mas a dieta serve como poderosa aliada na saúde dos seus dentes e gengiva.

Dessa forma, que tal conhecer alguns desses alimentos? Vamos abordar agora sobre 8 refeições para que você consiga associar uma alimentação saudável ao bem-estar dos seus dentes.

Descubra alimentos bons para os dentes

Antes de abordar de maneira mais específica acerca dos alimentos bons para os dentes, precisamos reforçar mais uma vez que nada substitui a higiene bucal. O hábito de utilizar o fio dental e escovar os dentes após cada refeição é o que vai garantir o cuidado com os dentes. Além disso, como você provavelmente já sabe, um acompanhamento odontológico faz toda a diferença na saúde bucal.

Portanto, não estamos querendo dizer que, para cuidar dos dentes, basta somente passar a ter uma dieta baseada nos alimentos citados aqui. O foco é que você entenda que, na mesma medida que existem alimentos que afetam negativamente os dentes, também existem aqueles que não são nocivos à saúde bucal.

1.Leite

Famoso por ser a principal fonte de cálcio, o leite também oferece outros nutrientes importantes. Entre eles, destacamos o ácido láctico, fósforo, vitaminas e proteínas fundamentais para garantir ossos fortes e saudáveis.

Quando criança, consumir leite e produtos lácteos ajuda a fortalecer o crescimento dos dentes e ossos. Ao longo da vida ajuda a protegê-los de substâncias ácidas e no desenvolvimento e intensificação da mineralização. Entretanto, nada de exagerar no consumo do leite! O ideal é tomar doses moderadas durante o seu dia.

2. Queijo

Além de ser fonte de cálcio, possui uma proteína chamada caseína. Juntos esses nutrientes auxiliam na reparação do esmalte do dente. Também impedem a aderência de bactérias, dificultando a formação da placa bacteriana e de cáries.

Comer um pedaço pequeno de queijo já aumenta a salivação, ótimo para eliminar os restos de alimentos e neutralizar o pH da boca.

3. Pera

A textura fibrosa da fruta é um bom auxílio para evitar/eliminar a placa bacteriana. Também ajudar a limpar os dentes de forma natural, ao aumentar o fluxo de saliva (que ajuda a evitar doenças da gengiva). O mesmo acontece com o pepino e a maçã, outros alimentos bons para os dentes.

4. Passas

Motivo de discussão nos almoços em família, as uvas-passas ajudam muito na higiene bucal. E não estou falando só para acabar com as reclamações, está comprovado! As que são sem semente ajudam na prevenção contra bactérias que causam as cáries e outras doenças periodontais. Ainda ajudam a proteger os dentes do acúmulo de placa.

5. Vitaminas C e D

A vitamina C auxilia no fortalecimento da imunidade e é um excelente antioxidante, ajudando a deixar a gengiva forte e saudável. Goiaba, acerola, cenoura, ervilha, tomate e cenoura são ótimas escolhas.

Abacaxi e laranja também são bons exemplos, mas devem ser consumidos com moderação. Como são ácidos, podem danificar  o esmalte dental, quando em excesso.

A vitamina D, por sua vez, é importantíssima para garantir a absorção do cálcio nos dentes e ossos. Sardinha, salmão, atum, manteiga, iogurte, ovos e cogumelo são ótimas pedidas.

6. Água

O líquido faz bem para o corpo, para a pele e, claro, para a boca! Sendo um importante mecanismo de limpeza da boca, ela ajuda a aumentar a produção de saliva, elimina restos de alimentos entre os dentes e mantém a boca hidratada.

7. Castanha do Pará e noz

Aquele lanchinho no meio da tarde pode ajudar muito a proteger seus dentes. A cast