Restauração estética nos dentes: o que você precisa saber

Restauração-estética-damaro

As restaurações estéticas estão ganhando cada vez mais espaço dentro da Odontologia. Atualmente, muitas pessoas procuram os consultórios odontológicos para trocar as peças ou até mesmo para corrigir lesões. Entretanto, em que consiste a restauração estética nos dentes destes pacientes? E quando será que o tratamento é recomendado?

Bom, existem diversos tratamentos em alta nos consultórios odontológicos. Com isso, não podemos deixar as restaurações estéticas de lado. Elas surgiram com o intuito de tratar os problemas causados nas estruturas dentais, sejam por uma queda, má oclusão ou cárie. Dessa maneira, preparamos um material bastante completo para te ajudar a entender melhor o assunto.

Portanto, para saber mais sobre as restaurações, continue acompanhando o nosso artigo e veja os principais benefícios de se investir nesse tratamento.

 

O que é restauração estética nos dentes?

A restauração estética consiste na reconstrução do dente que sofreu danos. O processo busca restabelecer a forma e a função normal de cada dente que foi afetado. Aqui o dentista vai avaliar a dor que o paciente apresentar e atuar de maneira que devolva o sorriso ao paciente.

Quando falamos neste tratamento, o paciente pode chegar ao consultório odontológico apresentando diversos casos diferentes. Dentre as principais indicações, nós podemos citar como exemplo:

  • Fraturas extensas
  • Cavidades extensas por cáries dentárias
  • Fechamento de espaços entre os dentes (diastemas)
  • Pequenas correções
  • Desgaste natural do tempo.

Esses são os principais quadros a serem avaliados pelo dentista. No entanto, existem dois tipos de restauração, que serão indicados de acordo com a avaliação feita pelo profissional. Ele vai avaliar tanto o problema que o paciente está apresentando quanto a saúde bucal como um todo.

Sendo assim, ao falar sobre os tipos de restauração que o dentista pode indicar ao paciente, temos duas opções disponíveis:

  • Direta: Feita quando é possível adicionar o material diretamente no dente a ser restaurado, na qual se molda aos dentes após a aplicação. Mas é pouco resistente à ação do tempo e também de pigmentos, como café, chá e tabaco.
  • Indireta: direcionada para casos com uma cavidade ou maior desgaste. Quando o preparo do material ocorre sob medida em laboratório, para depois ser encaixado no dente. Além de mais duradouras, combinam com a cor dos dentes e resistem às manchas.

Existem também vários outros materiais que são utilizados pelos dentistas neste procedimento. Quando paramos para analisar quais são, o dentista poderá optar por utilizar ouro, porcelana, resina composta e amálgama. Quem vai determinar qual material será usado é o profissional responsável pelo caso.

 

Os benefícios da restauração dental

O tratamento de restauração oferece benefícios estéticos, como harmonia e equilíbrio do sorriso. Entretanto, ele também serve para recuperar a fisionomia e a função dos dentes, evitar a perda antecipada do elemento ou má oclusão. Além disso, as restaurações podem ser indicadas para casos em que o paciente deseja devolver a cor original desgastada com o passar dos anos.

Acontece que uma cárie ou até mesmo outros tipos de lesões podem comprometer seriamente a sensibilidade dos dentes. Não somente tal fator, mas também a sua capacidade de mastigar e, por incrível que pareça, até a pronúncia de certas fonéticas. Por fim, não podemos deixar de destacar que a estabilidade dos outros dentes da arcada dentária também corre sérios riscos de ser afetada.

Com a restauração dental, o sorriso fica com um aspecto bem mais natural após o procedimento. Já que é possível deixar o material na mesma tonalidade dos dentes, disfarçando a existência do método. Além disso, ela é facilmente aceita pelo organismo do paciente, ajudando na sua autoestima e confiança no dia a dia.

 

Como é feita a manutenção das restaurações estéticas?

Existem alguns cuidados que influenciam na durabilidade e aumentam o tempo de vida de uma restauração estética dental. Além de manter a saúde bucal necessária ao dia a dia, com escovação após as refeições e uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia, é preciso redobrar a atenção aos cuidados para não causar prejuízo algum à restauração.

Portanto, é de extrema importância que o paciente com uma restauração evite abrir garrafas com os dentes e morder alimentos duros. Deve-se fazer visitas constantes ao consultório dentário para realizar profilaxia ou limpeza dental. E, por fim, também um check-up digital preventivo para auxiliar no sucesso dos tratamentos odontológicos.

Devemos reforçar também que tais cuidados não se limitam somente aos pacientes com alguma restauração estética. Independente de possuir ou não uma, toda pessoa deve seguir tais recomendações com o intuito de preservar a saúde dos dentes.

Dessa forma, a manutenção das restaurações é feita com a ajuda do próprio paciente, buscando preservá-las, mas também com o auxílio do dentista responsável. Cabe a ele avaliar a condição das restaurações e atuar, quando necessário, de maneira que mantenha elas funcionando em prol da saúde bucal.

 

Conte com a ajuda especializada de um profissional

Qual foi a última vez que você visitou um consultório odontológico? Atualmente, convivemos com um contexto preocupante. O que se vê são pessoas negligenciando a saúde bucal e consultando com um dentista em raríssimas vezes. Na verdade, elas acabam procurando um profissional da saúde somente quando já existe um problema.

O que já é um contexto ruim pode, inclusive, piorar. Por que? Porque, na maioria das vezes, quando o paciente procura um consultório odontológico já com algum problema bucal, ele pode apresentar um quadro pior que o esperado. Sim, a falta de tratamento acaba influenciando em um agravamento da saúde dos dentes.

É por isso que sempre reforçamos que, para manter a saúde bucal em dia, somente bons hábitos higiênicos não bastam. O acompanhamento odontológico é o principal fator preventivo quando falamos em manter a saúde dos dentes em dia.

Somente o dentista é capaz de diagnosticar os problemas bucais, como cáries, lesões que envolvem canal, entre outros. Além disso, as avaliações com um profissional possuem um caráter preventivo, evitando grandes complicações, como por exemplo, a necessidade de realizar um canal ou até mesmo a extração dos dentes.

O que você está esperando para visitar o seu dentista de confiança? Comece 2020 cuidando da sua saúde bucal e preservando os seus dentes! Marque agora mesmo sua consulta com um de nossos dentistas para conhecer o tratamento de restauração estética dental.

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress