Entenda de uma vez por todas o processo carioso e como e evitá-lo!

entenda o processo carioso e como evitá-lo

Podemos perceber com tranquilidade que a cárie é a doença infecciosa mais comum na odontologia. Entretanto, ter em mente tal verdade ainda não é o suficiente quando o assunto é a sua prevenção. Atualmente, diversas pessoas chegam ao consultório odontológico apresentando um quadro de processo carioso nos dentes.

A cárie é considerada, dentre as doenças evitáveis, uma das principais em todo o mundo, podendo ser diagnosticada, em alguns países, em até 90% da população. Números que assustam, uma vez que se trata de uma doença tão comum. É por isso que precisamos reforçar como a doença age na saúde bucal e, principalmente, como evitá-la.

Sendo assim, traremos aqui um estudo aprofundado sobre o processo carioso e a sua ação na saúde bucal e no organismo. Lembre-se: apesar de ser uma doença comum de se evitar, você não está imune a ela!

A cárie e a saúde bucal

Na odontologia, a cárie é considerada uma doença infecciosa e bacteriana. Uma vez diagnosticada no paciente, ela atua em um processo que nós chamamos de: desmineralização. Sobre o que se trata tal termo? Nós explicamos para você!

A desmineralização consiste na perda do cálcio encontrado nos dentes. O cálcio é um mineral que atua diretamente na camada mais externa do dente, mais conhecido com esmalte dentário. Dessa forma, quando essa região é afetada, consideramos que o paciente está na fase inicial do diagnóstico de uma cárie nos dentes.

Tá, mas como se dá o aparecimento de uma cárie nos dentes de um paciente? Ela surge a partir de bactérias chamadas Streptococcus mutans, que se acumulam e formam placas no intuito de consumir a sacarose. Sabe do que estamos falando? Caso não saiba, tal termo se refere ao açúcar encontrado nos dentes devido aos restos de comida.

Dessa forma, elas acabam produzindo ácidos que, como já vimos, corrói os dentes e pode chear até o ponto de quebrá-los. Quando você ouvia sobre a cárie, tinha noção de todo esse processo citado acima? Caso não, a partir de agora traremos mais informações relevantes sobre o assunto e que podem ser úteis na prevenção da doença.

Se previna contra o processo carioso

Como você percebeu, o principal causador das cáries é o excesso no consumo de açúcar, somado aos maus hábitos higiênicos com a saúde bucal. Portanto, deve-se, além de consumir produtos açucarados com moderação, é de extrema importância manter uma higienização correta e que proteja os dentes.

O público mais afetado pelas cáries são as crianças, tanto pelo excesso de alimentos doces que elas consomem, quanto à falta de atenção com a higienização dos dentes. Entretanto, não são somente elas as afetadas. O processo carioso não escolhe idade. Sendo assim, é bastante comum ver adolescentes e até mesmo adultos com cáries.

Engana-se também quem pensa que a cárie é um problema simples e que não oferece tanto risco assim para a saúde. A cárie não tratada pode ser a porta de entrada para diversos outros problemas para o paciente. Quer exemplos?

Sensibilidade dos dentes

Quando um paciente se descuida com a saúde dos dentes, mesmo tendo uma cárie, ele pode ter os seus dentes afetados de outra maneira. Acontece que a cárie pode lesionar a dentina, parte interna na estrutura dos dentes.

Ao se deparar com tal situação, com a dentina afetada por uma cárie, o paciente pode vir a sofrer com a sensibilidade dos dentes. Ou seja, ele vai encontrar dificuldades para se alimentar corretamente, uma vez que o problema causa muita dor nos dentes.

Infecção na corrente sanguínea

Muitas pessoas não sabem, mas o processo carioso, quando se encontra em estágio avançado, pode atacar a polpa dentária. Ou seja, o tecido mole e até mesmo cair nos vasos sanguíneos, podendo provocar uma infecção.

Existem casos de pacientes que foram parar na UTI por conta de uma infecção encontrada e com origem nos dentes. Logo, o que queremos dizer é que você, além de cultivar bons hábitos higiênicos com a saúde bucal, deve ter um acompanhamento odontológico com o seu dentista de confiança.

Acompanhamento odontológico é fundamental

Não somente para evitar ou tratar uma cárie, o acompanhamento da sua saúde bucal com um dentista é de extrema importância para a vida de um paciente. O profissional ficará responsável de estudar, avaliar e atuar, seja de maneira preventiva ou corretiva, na saúde dos dentes.

Por isso reforçamos o peso de ter à sua disposição um profissional excelente e que visa, em primeiro lugar, o bem-estar do seu sorriso. Para entender melhor sobre outros problemas odontológicos, continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso à todo o conteúdo que nós publicamos semanalmente.

Caso queira agendar uma avaliação odontológica, entre em contato conosco e marque o seu horário!

Nos dias de hoje, diversas pessoas chegam ao consultório odontológico apresentando um quadro de processo carioso nos dentes.