Sorriso gengival: descubra tudo o que você precisa saber!

sorriso-gengival

O desejo do sorriso perfeito tem alcançado cada vez mais pessoas. Entretanto, existem muitos vilões que acabam impedindo tal feito. Um deles é o famoso sorriso gengival.

O sorriso não é composto somente pelos dentes. A gengiva também cumpre um papel de extrema importância na saúde bucal e na harmonia do sorriso.

Dessa maneira, e fundamental conhecer todos os problemas que impedem as pessoas de ter o sorriso que elas sempre sonharam.

Com isso, descubra agora tudo o que você precisa saber sobre o sorriso gengival e qual é o melhor tratamento para estes casos. Confira!

O que é o sorriso gengival?

O sorriso gengival é um problema, mais comum do que você imagina, no qual a gengiva acaba ficando mais exposta que o normal.

Ou seja, quando a pessoa sorri, acontece uma exposição exagerada da sua gengiva. Como consequência disso, é possível que o paciente sinta que o seu sorriso não possui harmonia, o que pode influenciar, inclusive, na sua autoestima.

O problema pode ser causado por alguns fatores. Dentre eles, é possível citar a doença periodontal, que se caracteriza por ser uma inflamação presente nos tecidos que são responsáveis por dar suporte aos dentes.

Leia mais sobre a periodontite no nosso artigo Como a doença periodontal pode ser prejudicial para o organismo?

Também existem outros problemas que podem acarretar no sorriso gengival, como os encontrados nos maxilares ou até mesmo o crescimento excessivo do maxilar.

Existe tratamento para o sorriso gengival?

A boa notícia para aquele paciente que se encontra insatisfeito com o seu sorriso ou que identificou um sorriso gengival é que existe tratamento para o seu caso!

O primeiro passo de extrema importância é não ignorar os seus sintomas. Um erro muito comum encontrado nos dias de hoje é a procura por tratamento médico especializado somente ao encontrar um problema.

Ou seja, é necessário que você procure uma clínica ou consultório odontológico de maneira preventiva, a fim de manter os seus dentes saudáveis.

Sendo assim, quando um paciente procura um dentista apresentado um quadro de sorriso gengival, existem alguns tratamentos disponíveis para o seu caso. Dentre os principais métodos corretivos, podemos citar:

Gengivectomia

Na maioria das vezes, o paciente que precisa recorrer à gengivectomia é aquele que apresenta um quadro de sorriso gengival como consequência de uma doença periodontal.

Dessa maneira, o profissional responsável irá retirar todo o excesso encontrado na gengiva, a fim de proporcionar mais harmonia ao sorriso do paciente.

Após o procedimento, o paciente fica com uma espécie de “cimento” na boca até que a sua gengiva seja totalmente cicatrizada.

Gengivoplastia

A gengivoplastia é considerado um tratamento estético, no qual o profissional pode tanto remover como também somente adequar o tecido da gengiva que não está envolto no dente.

Em grande parte dos casos, o paciente não apresenta doença periodontal como o motivo do seu sorriso gengival.

Portanto, podemos concluir que, em primeiro lugar, é de extrema importância que o paciente tenha uma regularidade na suas consultas odontológicas.

Toxina botulínica

Por fim, outro método bastante utilizado para o tratamento de sorriso gengival se encontra por meio da toxina botulínica.

Nestes casos, o paciente sofre continuamente com a contração excessiva da região dos lábios, o que afeta diretamente a gengiva.

Em último caso, para aqueles pacientes que possuem uma condição extrema de sorriso gengival e outros tratamentos acabam não funcionando, pode-se recomendar a cirurgia ortognática.

Ou seja, ele não precisa, necessariamente, estar enfrentando um problema para buscar tratamento odontológico. É fundamental que ele sempre tenha à sua disposição um dentista de sua confiança para avaliar as condições da sua saúde bucal.

Inclusive, caso você precise de um profissional capacitado para cuidar dos seus dentes, entre em contato conosco! A nossa equipe está preparada para cuidar dos seus dentes da melhor maneira possível.

Acesse o nosso blog para acompanhar todo o conteúdo que nós disponibilizamos por lá! Tendo alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos para você.