Colocou implante dentário? Previna os problemas bucais

implante-dentário

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, implante dentário também exige cuidados antes, durante e depois de implantado. Sim!

Ou seja, depois que o implante já está na sua boca, ele precisa de alguns cuidados especiais para evitar infecções ou outros tipos de complicações.

Dessa maneira, separei aqui alguns desses cuidados para você que já colocou um implante se informar melhor e não encontrar problemas.

No entanto, antes quero explicar rapidamente o que pode causar algum tipo de infecção ou problema com um implante.

Leia o artigo com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre como evitar problemas bucais após a colocação de um implante dentário.

Entendendo o implante dentário

O implante dentário, como você provavelmente já sabe, são peças de titânio colocadas para substituir a raiz de um dente.

A escolha do material contribui para o processo de osseointegração, que é o processo no qual o implante se integra ao osso.

O processo completo tende a durar até 6 meses. No entanto, é possível que antes disso, o paciente já se encontre pronto para receber uma coroa.

Sua indicação se apresenta quando o paciente, por inúmeros motivos, acaba perdendo ou precisando extrair um ou mais dentes da boca.

Dessa forma, assim como qualquer outro procedimento, eles necessitam de alguns cuidados. A maneira como o paciente lida com o seu implante dentário pode determinar tanto o sucesso quanto o fracasso do tratamento.

Com isso, é fundamental discutir sobre as principais complicações em um implante dentário e quais são os fatores que influenciam nesse processo.

Continue acompanhando o nosso artigo e veja o que pode afetar o seu tratamento odontológico caso você não cuide dele

Possíveis causas de complicação no implante dentário

Dentre as principais adversidades encontradas após a colocação de um implante dentário, podemos destacar duas probabilidades para as complicações ocorrerem:

• as que ocorrem imediatamente após o processo cirúrgico;
  • as que demoram algum tempo, provocadas pela falta de cuidado do paciente com o implante.

Quando a complicação ocorre imediatamente após o procedimento cirúrgico, pode ser sinal de que o tratamento foi mal feito. Em outros casos, isso significa que o material utilizado não era de boa qualidade.

Sendo assim, é fundamental escolher um profissional experiente e capacitado para realizar o procedimento.

Quando o problema é causado por falta de cuidado do paciente, os sinais de que algo está errado aparecem muito tempo depois que o implante foi colocado.

Portanto, os os casos mais comuns se apresentam da seguinte maneira:

• Perda óssea ao redor dos implantes;
  • Infecção na região do implante dentário
  • Fratura do implante, que ocorre normalmente em pacientes com hábito parafuncional, como apertar os dentes e bruxismo;
  • Perda do implante, causado por fratura ou infecção
  • Complicações relacionadas à prótese, devido à pequena fratura na ponte ou na coroa ou mesmo perda de parafusos;
  • Mucosite, inflamação da parte interna da boca e da garganta, normalmente em  pacientes que já possuem alguma condição de saúde;

É imprescindível que você, paciente, tome conhecimento acerca de todos os problemas acima para, assim, criar uma mentalidade para cuidar dos seus implantes.

Afinal, a falta de cuidado com eles pode fazer com que você enfrente problemas ainda maiores e complicar a sua saúde bucal.

Dicas para evitar complicações de implantes dentários

Em muitos casos, os problemas relacionados à esse procedimento podem ser, facilmente, evitados pelo paciente. E a medida principal para que isso ocorra é a boa higiene oral!

Dessa forma, é de extrema importância que o paciente siga todas as recomendações dadas pelo seu dentista.

Além disso, sempre que possível ou solicitado, deve-se voltar ao consultório ou clínica odontológica para acompanhar a evolução do tratamento.

Dentre as principais dicas para evitar complicações com os implantes dentários, nós podemos destacar as seguintes:

• Crie o hábito de escovar os dentes ao terminar as refeições;
  • Prefira usar escova de dente com cerdas suaves e troque-a regularmente;
  • Use escova elétrica somente com recomendação do dentista;
  • Também converse com o dentista sobre o uso de enxaguante bucal. Se for orientado usar, escolha um sem álcool;
  • Durante a escovação, evite fazer movimentos bruscos e contrários à gengiva;
  • Sempre use fio dental. Em caso de próteses fixas, conte com o auxílio de um passa fio ou escova interdental;
  • Faça consultas periódicas ao dentista;
  • Evite fumar, coloca em risco a manutenção dos implantes;
  • Quando, após o tratamento, receber diagnóstico de alguma patologia (como problemas hormonais, sinusites, diabetes ou osteoporose), avise imediatamente o dentista;
  • Se identificar dor, inchaço ou alteração na gengiva ao redor do implante, assim como desconforto na articulação, dor ao abrir a boca e dores musculares na face, também avise o dentista de imediato;
  • Se tiver próteses fixadas por parafusos e observar mobilidade, visite o dentista para ajustá-las;
  • No caso de bruxismo, não deixe de usar a placa noturna;
  • Evite usar os dentes para morder objetos duros ou tentar abrir recipientes.

É de suma importância que o paciente cumpra todas as recomendações do seu dentista, uma vez que um implante dentário sem sucesso pode ser a porta de entrada para outros problemas.

Conte com o suporte de um dentista de confiança

Com uma boa higiene oral e fazendo visitas regulares ao dentista, seus implantes vão permanecer estáveis e saudáveis.

Portanto, não se esqueça de escolher um dentista de confiança na hora de realizar qualquer tratamento dentário.

Além disso, tenha sempre o hábito de consultar com o seu dentista de maneira periódica e com caráter preventivo. Ou seja, não espere o aparecimento de um problema odontológico para cuidar da sua saúde bucal.

Esteja sempre à frente dos problemas que acometem a saúde bucal e preserve o bem-estar dos seus dentes.

Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados com o implante dentário deixe aqui nos comentários. Se preferir, agende sua consulta agora comigo.

Aproveite para acessar o nosso blog e ler mais conteúdos como o que acabou de ler! Confira também: Odontologia digital: revolução no cuidado da sua saúde bucal.

Não deixe de curtir as nossas redes sociais e compartilhe o nosso conteúdo com os seus amigos e familiares.

Depois que o implante dentário já está na boca ele precisa de alguns cuidados especiais para evitar infecções ou complicações.Veja aqui quais são esses cuidados e se previna!