Saúde bucal na menopausa. Entenda essa relação saiba como se prevenir

Saúde bucal na menopausa

Ah, a menopausa! Velha conhecida das mulheres, essa fase é responsável por diversos sintomas e desequilíbrios do corpo. No entanto, você sabia que, além da secura vaginal e das ondas de calor, ocorrem mudanças também na saúde bucal na menopausa?

Muitas mulheres, inclusive, desconhecem essa relação e só se dão conta quando apresentam problemas bucais.

Sendo assim, é de extrema importância que toda mulher, desde aquela que já está passando por esse momento na vida até aquela que está prestes a passar, conheça os efeitos na saúde bucal na menopausa.

Desse modo, preparamos um artigo para esclarecer melhor a relação entre a menopausa e a saúde bucal. Se você tem interesse em entender esse assunto, continue acompanhando conosco!

Saúde bucal na menopausa

A menopausa é uma fase normal do ciclo de vida do sexo feminino, que caracteriza o encerramento do período produtivo.

Ou seja, determina o fim da menstruação e dos ciclos ovulatórios, marcando o encerramento do período de fertilidade. E ocorrer por volta dos 45 e 55 anos.

Por conta das constantes variações hormonais que ocorrem nesse período, inúmeros sintomas desagradáveis costumam aparecer. E muitos podem contribuir para o desequilíbrio do corpo da mulher.

Entre outros sintomas dessa fase, os mais comuns são:

• irregularidade no fluxo menstrual;
  • dor ou ardência ao urinar;
  • infecção urinária constante;
  • dificuldade para esvaziar a bexiga;
  • ressecamento da vagina;
  • ondas de calor;
  • instabilidade emocional.

E, por mais incrível que possa parecer, a o desequilíbrio hormonal desse período também afeta a saúde bucal.

Dessa maneira, quando entram na menopausa, todas as mulheres devem ter atenção redobrada ao cuidado com a higiene bucal.

Quais são as consequências para a saúde bucal na menopausa?

Como você pode perceber, todo o organismo da mulher acaba sendo afetado pela menopausa. O que inclui também a saúde bucal.

Portanto, além de conhecer todos os problemas que podem ser causados, é de extrema importância também compreender como evitá-los e resguardar a sua saúde.

Em relação à saúde bucal na menopausa, as interferências que esse processo pode causar se apresenta como:

• Gengiva avermelhada ou inflamada: podem ocorrer alterações na mucosa que deixam a gengiva fragilizada. Dessa forma é comum ver sangramentos constantes ou uma gengiva seca e pálida;
  • Boca seca: com a redução de estrogênio no organismo, é comum a sensação de secura na boca. A xerostomia, como é, tecnicamente, chamada a boca seca, ocorre pela redução no fluxo salivar e deixa a boca mais vulnerável ao ataque de bactérias;
  • Síndrome da boca ardente: as alterações hormonais também podem causar dor intensa e queimação em mais de uma região. Pode afetar a os lábios, a língua, lábios, o palato, as gengivas e as áreas de suporte das próteses;
  • Periodontite: mulheres na menopausa estão mais susceptíveis à esse problema bucal que tende a destruir as gengivas;
  • Osteoporose: a redução no nível de estrogênio, aliado à outras deficiências, como a falta de vitamina D provoca alto risco de fraqueza dos ossos. Como consequência, doenças como a osteoporose podem provocar a perda óssea de tecidos que dão suporte aos dentes;
  • Distúrbios alimentares: angústia psicológica provocada pelo período da menopausa pode alterar hábitos alimentares. E essas alterações podem ser as mais diversas, desde alimentação desregulada ao vômito intencional. Esse quadro pode causar trauma à boca e erosão do esmalte do dente.
  • Sensibilidade dental: com o aumento no desgaste do esmalte dentário os dentes tendem a ficar mais sensíveis;
  • Mau hálito: com tantas desordens, não é de se estranhar que o mau odor apareça.

Cuide da sua gengiva!

Como notado diante de todas as consequências da menopausa na saúde bucal, a gengiva é uma das principais afetadas.

Desse modo, é fundamental tomar bastante cuidado com a sua gengiva, resguardando o seu bem-estar. Problemas como a gengivite e a periodontite, quando não tratados, podem se tornar a porta de entrada para diversos outros problemas.

Como já falamos em outros artigos, os efeitos da periodontite podem passar pela perda de um dente até mesmo o diagnóstico de problemas em outras partes do organismo.

Aproveite o assunto para ler o nosso artigo sobre o poder que uma gengiva inflamada tem de afetar até mesmo o nosso coração.

Ou seja, podemos identificar várias consequências na saúde bucal na menopausa, o que exige bastante cuidado e atenção.

Conheça agora os principais métodos para proteger a sua saúde bucal e, mesmo passando pela menopausa, manter o seu organismo prevenindo

Como se prevenir doenças bucais na menopausa?

Com o organismo suscetível aos diversos problemas citados anteriormente, é fundamental ter atenção redobrada à higiene bucal.

Ou seja, a higienização adequada, com escovação e uso do fio dental deve ocorrer diariamente e após todas as refeições feitas.

Também é essencial fazer um acompanhamento com profissionais especializados. Ou seja, mais do que nunca, as visitas ao dentista devem ser regulares e preventivas.

Tenha um dentista à sua disposição

O maior erro dos pacientes, em relação às suas visitas ao dentista, é que elas acontecem somente em situações de emergência e urgência.

Portanto, não caia no engano de consultar com um profissional da sua confiança somente quando necessário. Tenha o hábito de fazer visitas com caráter preventivo, visando assim se antecipar aos problemas bucais que podem acontecer.

Qualquer alteração observada deve ser relatada ao dentista, para que ele possa estar ciente de toda a situação e consiga indicar a melhor forma de tratamento. Principalmente em relação à saliva, pois ela tem papel crucial na limpeza dos dentes e da boca. Qualquer alteração pode afetar diretamente a saúde bucal.

Obviamente, consultas regulares ao ginecologista também tem um papel importante nesta fase. Em alguns casos, é indicado fazer reposição hormonal ou algum tipo de cuidado específico.

O que você achou do nosso conteúdo? Agora já sabe a relação da saúde bucal na menopausa? Para continuar acompanhando todos os artigos que produzimos, acesse o nosso blog e confira!

Vamos cuidar bem da sua saúde bucal na menopausa? Agende uma avaliação aqui comigo e tenha um atendimento personalizado!

Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e compartilhar todo o nosso conteúdo com os seus amigos!

Além da secura vaginal e das ondas de calor , também ocorrem mudanças na saúde bucal na menopausa. Descubra aqui as consequências e saiba como se prevenir.