Odontologia estética pode ajudar a aumentar a sua autoestima

Odontologia estética e autoestima

Você sabe definir a odontologia estética e as suas vantagens para a saúde bucal dos pacientes?

Estamos falando de uma área da odontologia que tem ganhado cada vez mais força na estética dental e no tratamento de problemas bucais.

Um sorriso bonito transmite saúde e simpatia, fazendo com que a pessoa se sinta bem com sua própria imagem.

Além disso, uma boa higiene dental melhora bastante a qualidade de vida. E, se você está precisando dar uma melhorada no sorriso, a odontologia estética pode ser sua poderosa aliada.

Essa área da odontologia tem atraído um número de pacientes cada vez maior. Ela envolve tratamentos e métodos que melhoram aspectos visuais e até mesmo da saúde bucal.

Portanto, foi pensando nisso, selecionamos alguns recursos eficientes e rápidos de odontologia estética para ajudar a aumentar a sua autoestima. Confira!

 

Qual a importância da odontologia estética?

A odontologia já não mais a mesma de dez anos atrás. Com o avanço do uso da tecnologia nos consultórios e clínicas odontológicas, podemos perceber diversas mudanças em alguns tratamentos.

Desse modo, surge a odontologia estética. Aqui, estamos nos referindo à diversos métodos e técnicas focados na estética e na saúde dos dentes.

Nunca se falou tanto em estética dos dentes como atualmente. Manter um sorriso bonito, bem alinhado e com os dentes brancos se tornou uma prioridade para boa parte da população.

Dessa maneira, a odontologia estética se apresenta como uma área que visa corrigir imperfeições nos dentes, promovendo uma maior qualidade de vida para os seus inúmeros pacientes.

Sendo assim, os procedimentos estéticos não atuam somente no aumento da estética bucal. Eles também contribuem auxiliando em processos como a mastigação e resistência dos dentes.

Portanto, a odontologia estética cumpre um papel tanto estético quanto funcional. É o que tem feito dela uma das áreas com mais nas clínicas e consultórios odontológicos.

Você sabe quais são os principais métodos e tratamentos estéticos? Continue acompanhando este artigo para descobrir.

 

Quais os tratamentos da odontologia estética?

A odontologia estética é uma área que abrange vários tratamentos e métodos. Com isso, para entendê-la melhor, deve-se conhecer quais são as suas vertentes.

Dessa maneira, veja a seguir alguns dos campos de atuação da odontologia estética e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

 

1. Profilaxia

O primeiro passo para ter um sorriso bonito é manter os cuidados básicos relacionados à higiene bucal. Aqueles que você já conhece bem:

  • Usar fio dental diariamente;
  • Escove os dentes, a língua e as gengivas após todas as refeições e, principalmente, antes de dormir;
  • Visitar seu dentista regularmente

No entanto, uma boa higienização não descarta a visita regular ao dentista. A profilaxia nada mais é do que realizar uma limpeza no consultório.

É um procedimento que vai completar a sua escovação diária, retirando toda a placa bacteriana que se acumula na boca e pode gerar cáries e manchas nos dentes.

Ou seja, mesmo que você cuide dos seus dentes diariamente, é necessário deixá-los sobre o cuidado de um dentista também. Somente um profissional especializado poderá fazer uma limpeza completa dos seus dentes.

 

2. Clareamento dental

É natural que, com o passar dos anos, os dentes ganhem manchas ou escureçam e fiquem cada vez mais amarelados.

Dessa maneira,o clareamento dental se apresenta como um tratamento acessível indicado para solucionar o problema, pois deixa os dentes brancos.

Muito procurado nos consultórios odontológicos, o método proporciona um sorriso brilhante em algumas semanas.

E, se os hábitos do paciente colaborarem, como evitar alimentos com corantes, fazer acompanhamento com o dentista e manter boa higiene bucal, o resultado pode durar anos.

 

3. Lente de contato dental

A lente de contato dental corrige imperfeições, manchas leves e fraturas dando nova forma aos dentes. Permitindo um sorriso alinhado, devolvendo a autoestima ao paciente.

O método é indolor, não havendo desgaste nos dentes e o resultado é bem natural, resistente e praticamente imperceptível.

Desse modo, o material utilizado nas lentes de contato é semelhante à cor natural dos dentes, o que proporciona uma aparência harmônica e natural.

 

4. Aparelho ortodôntico

Um aspecto comum no visual são os dentes tortos, principalmente aqueles da frente ou os caninos.

A ortodontia avançada é o tratamento mais indicado para esses casos, sendo uma das formas de tratar os sorrisos desalinhados.

Sendo assim, podem ser usados aparelhos fixo ou removível, em forma de molde transparente que se encaixa perfeitamente na arcada.

Dessa maneira, muitas pessoas não percebem que você está fazendo um tratamento ortodôntico.

 

Aparelhos estéticos

Outra vertente da ortodontia é o desenvolvimento de aparelhos estéticos, se se assemelham à aparência dos dentes.

Desse modo, queixas como a estética proporcionada pelos aparelhos ortodônticos convencionais é deixada de lado.

Muitos pacientes, principalmente os adultos, preferem a utilização dos aparelhos estéticos, uma vez que eles podem passar despercebidos.

 

5. Substituição da restauração

Antigamente, o material mais comum utilizado entre os dentistas para restaurações de cáries era a amálgama, uma liga de aspecto escuro. Desse modo, os sorrisos tornavam-se escuros com o tempo.

Hoje, podemos substituir essas restaurações escuras pelas claras, pois novos métodos e materiais surgiram. O processo é rápido e sem dor: em uma consulta, você sai do consultório com todos dentes na mesma tonalidade.

 

6. Implantes e próteses

A falta de dentes é um problema que afeta muitas pessoas, fazendo com que elas acabem escondendo o sorriso por vergonha de uma perda dentária.

Atualmente, temos opções de implantes e próteses de um ou mais dentes dentro dos melhores padrões de estética que devolvem o convívio social ao paciente.

Dessa forma, os pacientes não precisam conviver com a perda dentária mais. O uso de implantes e próteses acaba cumprindo o papel do dente perdido.

 

7. Mau hálito

A halitose é um dos principais problemas que afetam a autoestima, interferindo no trabalho e nas relações íntimas. O mau hálito pode ser proveniente de diversas causas, sendo os problemas bucais os mais recorrentes.

O tratamento consiste em verificar a presença de gengivite, periodontite, saburra lingual e se higiene está sendo feita corretamente.

 

Conte com um dentista de confiança!

Mesmo sem sentir dor nos dentes ou qualquer incômodo, é indispensável visitar o seu dentista regularmente. 

Além de realizar uma profilaxia dentária, eliminando tártaros e bactérias, o profissional realiza um diagnóstico para prevenir complicações e preservar a saúde da sua boca.

Quer saber mais sobre a odontologia estética e dicas para ficar com dentes e sorriso bonitos? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais.

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress