Você já ouviu falar sobre a fluorose dentária? Entender este assunto é fundamental para que um paciente possa manter a sua saúde bucal em dia.
É bastante comum que, ao falarmos sobre problemas que afetam os nossos dentes, levantarmos uma discussão sobre diversos problemas, como:
- Cáries;
- Canal;
- Perda de um dente;
- Entre outros.
Entretanto, a condição que estamos tratando como destaque é mais frequente do que muitos imaginam.
Dessa forma, o nosso intuito hoje é te informar melhor sobre a fluorose dentária e como ela afeta os dentes.
Além disso, queremos também alertar aos métodos preventivos quanto ao problema e sobre os tratamentos. Você vai perceber que o problema é mais frequente do que se imagina e possui causas que podem gerar certa estranheza.
Agora, que tal deixar de mistério e finalmente descobrir sobre o que se trata tal problema? Portanto, continue acompanhando o nosso material e tenha acesso a tudo o que você precisa saber sobre a fluorose dentária.
Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Quais são os cuidados no Protocolo de Branemark?
Afinal de contas, o que é a fluorose dentária?
Você certamente já ouviu falar sobre os benefícios do flúor para os dentes. Sabe nos dizer quais são?
Estamos falando de um mineral e sua relação com a saúde bucal se dá pelo fato de atuar de uma maneira preventiva contra as cáries. Entretanto, como o próprio nome já indica, a fluorose dentária tem relação direta com o consumo de produtos com flúor.
Isto porque, o problema se define como manchas que surgem nos dentes. Ou seja, como se fossem uma alteração na coloração do esmalte dentário. O seu diagnóstico tem relação direta com o flúor porque é por meio do excesso deste mineral que um paciente pode ter a sua saúde bucal afetada.
Sendo assim, a fluorose dentária afeta, na maioria dos casos, o público infantil. Ou seja, ela se desenvolve durante a formação dos dentes. Entre a troca dos dentes de leite para os permanentes.
Dessa maneira, o paciente que apresenta tais manchas nos dentes já na infância, certamente irá conviver com elas durante toda a vida.
Portanto, trabalhando o assunto de maneira resumida, a fluorose acontece devido ao excesso de flúor nos dentes. Além disso, ela se apresenta por meio de manchas que variam entre os tons brancos e marrom claro.
Por fim, apesar de ser uma condição que se desenvolve durante a infância, ela acompanha o paciente por toda a vida.
Mas o flúor não era bom?
No início do tópico anterior, nós dissemos que o consumo de flúor era importante, pois ele atua de maneira preventiva contra as cáries. Entretanto, é bastante comum que as pessoas acabem exagerando no consumo.
Isso porque, hoje em dia, a maioria dos produtos de higiene bucal contém flúor. Com isso, como buscar um equilíbrio entre o consumo e a saúde bucal?
Na esperança de prevenir a saúde bucal das crianças contra as populares cáries, os pais acabam gerando outro problema. O que reforça a importância de se ter o acompanhamento de um dentista que seja de sua confiança.
Desta vez, um que pode ser até mesmo pior. Já que as manchas causadas pela fluorose dentária acompanham o paciente desde a infância até mesmo a fase adulta.
Sendo assim, não podemos esquecer que, além das alterações na cor dos dentes, o problema ainda pode causar mais danos!
Logo, dependendo da gravidade da situação na qual o paciente se encontra, a fluorose pode acabar alterando o formato dos dentes. Isto porque o esmalte dentário é o principal afetado, podendo ficar mais poroso e frágil.
Aproveite também para ler o nosso artigo sobre o assunto: Clareamento dental é indicado para você?
Existe tratamento?
Quando o paciente procura um consultório odontológico com um quadro de fluorose dentária, ele certamente busca trazer de volta a cor natural dos dentes.
Entretanto, o tratamento necessário para correção dos dentes vai depender da gravidade do caso apresentado. Ou seja, deve-se levar em consideração a análise feita pelo profissional especializado.
Deste modo, o tratamento mais conhecido para este problema é a microabrasão, na qual se retira a parte superficial do dente. Logo, o procedimento tem como intuito deixar os dentes com um aspecto mais branco.
O que acaba trazendo de volta a cor natural dos dentes, retomando assim a autoestima do paciente. Afinal de contas, quem não gostaria de sorrir com todos os dentes cuidados e brancos?
Portanto, reforçamos que o fator principal para cuidar da saúde bucal do paciente, seja em casos como a fluorose dentária ou demais problemas, é o acompanhamento de um dentista de sua confiança!
Além disso, acompanhe também o nosso artigo: 4 aspectos para saber antes de colocar lentes de contato dentais.
Conte com o suporte especializado!
Qual foi a última vez que você visitou uma clínica ou consultório odontológico? Atualmente, muitos pacientes acabam buscando o suporte de um dentista somente em casos extremos.
No entanto, é necessário reforçar que o cuidado assertivo da saúde bucal passa pela prevenção contra problemas bucais.
Dessa forma, deve-se buscar o suporte de um dentista que seja de confiança! O foco é manter a sua saúde bucal em dia, evitando o aparecimento de problemas como os citados aqui.
Além disso, quando falamos na fluorose dentária, os cuidados desde a infância são fundamentais. Ou seja, o acompanhamento odontológico deve começar ainda nos primeiros anos de vida.
Contexto fundamental para que um paciente chegue até a fase adulta com todos os dentes saudáveis. Logo, que tal buscar o suporte de um dentista de sua confiança agora mesmo?
Portanto, caso você apresente um quadro igual ao que tratamos aqui, procure um consultório odontológico! A saúde dos seus dentes não pode ficar em segundo plano! Agende a sua avaliação.
Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este! Nos vemos no próximo artigo!
Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: 3 sinais de alerta para cuidar dos seus implantes dentários.