Bruxismo: o guia completo para cuidar da saúde bucal

bruxismo

O bruxismo se apresenta como uma desordem funcional que tem afetado cada vez mais pessoas. Sua principal característica é o ranger ou apertamento dos dentes de maneira involuntária. O sintoma se manifesta, principalmente, durante o sono.

A condição acomete, na grande parte das vezes, o público infantil e adulto, podendo causar sérios problemas na saúde bucal.

Quando um paciente não procura a ajuda de um dentista especializado, ele pode ver a sua condição abrir as portas para outros problemas.

Desse modo, é de extrema importância abordar este assunto, uma vez que ele pode resultar na perda de um ou mais dentes na boca de um paciente.

Você conhece o bruxismo, sabe as suas causas, a prevenção e os principais tratamentos existentes? É com o intuito de responder tais perguntas que preparamos um material completo sobre o assunto.

Portanto, acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre o bruxismo e como ele afeta a saúde bucal. Vamos lá?

Acompanhe também o artigo sobre o assunto: Alinhadores invisíveis: 4 motivos para você optar por utilizar um

O que é o bruxismo?

Grande parte das pessoas acaba associando os problemas bucais com condições conhecidas, como as cáries, canal ou até mesmo a perda de um dente.

No entanto, problemas como bruxismo têm se tornado cada vez mais frequentes nas clínicas e consultórios odontológicos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 30% das pessoas possuem o bruxismo, sendo que a condição também é responsável por afetar 40% de toda a população.

Sendo assim, quanto antes um paciente tomar conhecimento sobre o bruxismo, suas causas e sintomas, melhor. Afinal de contas, é possível agir de maneira preventiva, evitando assim os fatores que podem dar origem ao problema.

Falando nisso, você compreende quais são os fatores que podem levar um paciente a desenvolver o bruxismo? Continue lendo para descobrir tudo o que pode desencadear essa desordem funcional.

Quais as causas do bruxismo?

Vários estudos já foram realizados para identificar as reais causas do bruxismo na vida de um paciente. Estamos falando de uma disfunção que, na maioria das vezes, está ligada a fatores genéticos.

Tal desordem funcional em questão está associada, na maioria das vezes, ao público infantil e afeta tanto homens quanto mulheres. Estudos confirmam que a sua incidência acaba diminuindo com o tempo.

Inclusive, outra característica desta condição é que, quando ela se manifesta durante o dia, ela pode receber o nome de briquismo.

Além disso, existem outras condições que acabam favorecendo o diagnóstico do bruxismo em um paciente.

Por incrível que pareça, fatores emocionais como a ansiedade e o estresse podem influenciar no aparecimento desta condição.

Existem outras causas também que, quando são do conhecimento do paciente, facilitam a sua procura ao dentista. Conheça a seguir:

  • Fatores emocionais como raiva, tensão ou frustração;
  • Dentes superiores ou inferiores com um alinhamento anormal (má oclusão);
  • Problemas do sono, como a apneia do sono;
  • Principalmente em crianças, como uma resposta para a dor de ouvido ou de dente;
  • Quando o paciente possui refluxo do ácido estomacal para o seu esôfago e boca;
  • Efeito colateral de remédios psiquiátricos;
  • Possível complicação de doenças como Parkinson.

Agora que você já sabe quais os principais fatores de risco e causas para o bruxismo, chegou a hora de entender quais são os seus sintomas. Afinal de contas, na maioria das vezes, ele afeta o paciente durante o sono.

Portanto, veja a seguir quais são os sinais que indicam que um paciente possa estar com esta condição.

Leia também sobre o assunto: Diabetes e implantes dentários: tudo o que você precisa saber

Bruxismo x açúcar x telas

Você sabia que o Bruxismo é uma condição muito frequente no público infantil? Com isso, é de extrema importância que os pais tenham uma atenção especial para alguns hábitos dos seus filhos.

Afinal de contas, a prevalência do hábito de apertar e ranger os dentes pode trazer um sério impacto negativo para a vida das crianças, deixando assim sequelas que podem durar até a adolescência.

Durante a infância, fatores como o alto consumo de açúcar e o tempo frente às telas – como televisão, tablets e smartphones – podem contribuir para o desenvolvimento do Bruxismo.

Alguns estudos afirmam que o Bruxismo é uma condição multifatorial. Ou seja, ela envolve uma série de fatores, como por exemplo psicológicos, sistêmicos, genéticos e até mesmo locais.

Cuide da sua saúde mental

Ao falarmos sobre o Bruxismo, inevitavelmente precisamos abordar também a saúde emocional. Isso porque, os descuidos com a saúde mental podem desencadear uma série de problemas.

Além dos mais conhecidos, como ansiedade e depressão, pessoas abaladas psicologicamente também podem enfrentar condições como gastrite, enxaqueca e, no nosso caso, o Bruxismo.

Ou seja, pessoas ansiosas demais ou submetidas a muito estresse podem desenvolver o hábito de ranger os dentes. Consequentemente, elas acabam desenvolvendo um quadro que deve ser avaliado junto a um especialista.

Sendo assim, fique atento para alguns sintomas, como é o caso do zumbido no ouvido, estalos no maxilar, dor na face e próximo ao ouvido, além de dores de cabeça e no pescoço!

Principais sintomas

Como apresentado anteriormente, o bruxismo é uma condição que se manifesta, em grande parte das vezes, quando o paciente está dormindo.

Desse modo, é indispensável que ele se atente aos sintomas que podem servir como um alerta para a sua saúde bucal.

Sendo assim, os principais sintomas do bruxismo se apresentam por meio dos seguintes exemplos:

  • Dor de cabeça;
  • Desgaste;
  • Amolecimento dos dentes.

Todos os sintomas acontecem por causa da compressão que acontece entre os dentes. O que pode levar, inclusive, ao processo de isquemia dos vasos e, consequentemente, à necrose dos vasos, nervos e polpa dentária.

Além disso, outros sintomas como dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, mandíbula e nos músculos da face. O último se manifesta, principalmente, quando o paciente realiza esforço na alimentação.

Por fim, o bruxismo também pode causar estalos ao abrir e fechar a boca e algumas alterações no sono do paciente.

Está mais do que comprovado que o bruxismo é uma condição que, quando não tratada, pode levar a outros problemas. O que justifica a importância de procurar o suporte de um dentista. 

Diagnóstico e tratamento

Quando o paciente identifica um ou mais sintomas listados acima, é fundamental que ele procure um consultório ou clínica odontológica.

Dessa forma, o tratamento mais recomendado em casos de bruxismo é o uso de uma placa interoclusal de acrílico.

Elas são moldadas de acordo com a arcada dentária do paciente e restringem o movimento dos músculos e reduz o atrito que acontece entre os dentes. Também existem terapias e cirurgias em casos mais graves.

Além disso, pacientes que possuem desgaste nos dentes podem recorrer às lentes de contato dental para restaurar a estética dos seus dentes.

Sendo assim, não deixe de procurar o seu dentista de confiança! Entre em contato conosco e marque agora mesmo a sua avaliação! A nossa equipe de especialistas está pronta para te atender!

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a D’Amaro Odontologia Estética preza por todos os cuidados necessários para que o seu atendimento seja feito de forma segura e respeitando todos os protocolos sanitários.

Por meio de cuidados como a disponibilização de álcool em gel 70%, aferição da temperatura, higienização dos calçados e bochecho com peróxido de hidrogênio, cuidamos para garantir o seu bem-estar.

Portanto, não se esqueça de acessar o nosso blog e curtir as nossas redes sociais para acompanhar outros conteúdos como este!

Além disso, aproveite para ler sobre: Biossegurança: Como continuar cuidando da saúde bucal na pandemia?

Portanto, acompanhe a seguir neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o bruxismo e como ele afeta a saúde bucal. Vamos lá?

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress