O que uma dor de dente pode estar querendo dizer?

Confira os motivos por trás de uma dor de dente.

Você também sofre ou já sofreu com dor de dente? Estamos falando de um dos problemas mais comuns quando o assunto é a saúde bucal de um paciente.

O corpo humano costuma dar alguns sinais quando existe algo de errado acontecendo. Por exemplo, uma dor nas costas pode sinalizar uma má postura ou algum outro problema mais sério como uma hernia de disco.

Desse modo, não é diferente quando falamos sobre a nossa saúde bucal. Sendo mais específico, uma dor de dente pode ter vários significados e origens.

Sendo assim, é de extrema importância não ignorar os sintomas que o seu organismo dá. O que inclui, principalmente, uma dor de dente ou outro problema na saúde bucal.

A partir deste entendimento, vamos abordar as principais causas que influenciam na sensação de dor nos dentes.

Portanto, agora, vamos conhecer as principais causas que acabam influenciando e, assim, dando origem à dor nos dentes. Vamos lá?

Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Quer preservar a sua saúde bucal? Você precisa evitar estes hábitos!

Quais as principais causas para uma dor de dente?

Existem vários problemas que tem ação direta em uma dor de dente. Portanto, é essencial que você tome conhecimento acerca de todas as causas para essa condição.

Além disso, devemos tratar também quais são os principais tratamentos para casos nos quais o paciente está apresentando uma dor de dente.

É importante entender que o paciente deve procurar acompanhamento médico na existência de qualquer sintoma que indique um problema maior.

O ideal é não deixar para procurar um consultório odontológico somente na hora da necessidade. Logo, tenha o costume de visitar um dentista com regularidade e evite enfrentar problemas como a dor de dente.

Desta forma, vamos listar agora as principais causas para a sensação de dor nos dentes. Leia atentamente cada item tratado aqui e procure identificar se alguma delas se encaixa com um possível quadro de dor apresentado por você ou por alguém próximo.

Cáries

Todos nós conhecemos as famosas cáries, não é mesmo? O problema é mais comum do que você imagina e se apresenta como uma das maiores queixas dos pacientes que procuram um consultório odontológico.

As cáries se formam a partir do acúmulo de placa bacteriana presente nos dentes, dando origem a sensação de dor.

Deste modo, a cárie acontece quando as bactérias passam a produzir ácidos que, consequentemente, causam uma desmineralização do esmalte do dente.

Portanto, à medida que a cárie avança no dente, ela vai chegando cada vez mais perto do nervo, provocando a sensação de dor.

Além disso, não se esqueça também de ler o artigo: Como a doença periodontal pode ser prejudicial para o organismo?

Hipersensibilidade dentinária

Outro problema bastante conhecido que influencia diretamente na sensação de dor nos dentes é a hipersensibilidade dentinária.

Dentes sensíveis se apresentam como um problema que tem sua origem em diversas outras condições negativas para a saúde bucal.

Deste modo, os dentes sensíveis podem ter a sua origem devido a alguns hábitos como desgaste do esmalte dentário e escovação com força excessiva.

Além disso, existem também outros problemas como a extrusão dentária e sobrecarga sobre os dentes que também podem levar à hipersensibilidade dentinária.

Sendo assim, é importante compreender também que existem outras condições como a doença periodontal, bruxismo ou até mesmo retração gengival, que podem acabar culminando na sensação de dor nos dentes.

Dente siso

Uma das causas mais comuns relacionadas a sensação de dor de dente diz respeito aos famosos dentes sisos. Também conhecidos como terceiros molares, eles podem causar dor no período de erupção.

Desse modo, em casos assim, o paciente pode sofrer com fortes dores, ocasionadas pela inflamação na região do dente siso.

Na maioria das vezes, a sensação de dor de dente está associada à falta de espaço disponível na gengiva.

Sendo assim, uma das principais recomendações odontológicas é a extração dos dentes sisos. No entanto, é necessário que, em primeiro lugar, o paciente tenha a orientação de um profissional de sua confiança.

Quais os principais riscos de uma dor de dente?

A falta de um tratamento odontológico é extremamente prejudicial para pacientes com a sensação de dor de dente. Isso porque, quando o problema não é avaliado e tratado, ele abre espaço para outros problemas.

Com isso, é comum que o paciente, sem a orientação médica, acabe apelando para um risco que deve, a qualquer custo, ser evitado: a automedicação.

No entanto, o uso de medicamentos sem a orientação médica podem somente mascarar um problema maior. Inclusive, o paciente está sujeito a outros riscos, como reações alérgicas de um determinado medicamento.

Como você pode compreender, cada tipo de dor de dente possui uma causa específica. Logo, também é necessário recorrer ao melhor tratamento disponível. O que, no caso, envolve a orientação de um dentista.

Além disso, leia também o nosso artigo sobre o tema: Como escolher o melhor dentista para cuidar da minha saúde bucal?

Está com a sensação de dor de dente? Procure ajuda médica

Como reforçamos no início deste artigo, um erro em comum entre os pacientes é deixar para procurar um dentista só na existência de um problema.

Entretanto, o ideal é totalmente contrário deste contexto. Deve-se buscar um acompanhamento odontológico para, além de preservar a saúde dos dentes, prevenir futuros problemas.

Ainda assim, caso você comece a sentir dor de dente, procure ajuda do seu dentista de confiança. A falta de tratamento pode acabar piorando o quadro apresentado. Portanto, não ignore os sinais que o seu organismo dá.

Você sabia que existe um tratamento especializado para cada uma das causas que originam uma dor de dente.

Sendo assim, é importante entender que o sintoma em si apresentado é consequência de outro problema. Logo, os métodos utilizados para tratar a sensação de dor se concentram em eliminar a condição que a gerou.

Caso precise de acompanhamento odontológico, entre em contato com a nossa equipe e marque uma avaliação.

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos! Confira o artigo: Biossegurança: como continuar cuidando da saúde bucal na pandemia?