Já ouviu falar na retração gengival? Descubra agora mesmo como lidar

retracao-gengival

A retração gengival é um dos problemas que mais tem acometido a população e gerado mais atendimentos nas clínicas e consultórios odontológicos.

No entanto, ainda é possível encontrar pessoas que desconhecem sobre este problema e as suas causas.

Estudos afirmam que, pelo menos metade da população de todo o mundo, na faixa etária de 18 a 65 anos, pode ter pelo menos um dente na boca acometido pela retração gengival.

Inclusive, a avaliação citada acima vai além! Uma a cada três pessoas acima de 30 anos pode ter até dois dentes acometidos pelo problema.

Dessa forma, é de fundamental importância entender do que se trata essa condição e quais são os hábitos preventivos para manter a saúde bucal em dia.

Assim, será possível que você, leitor, possa agir de forma preventiva, evitando que a sua saúde bucal seja prejudicada.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre a retração gengival, o nosso convite é para ler este artigo! Acompanhe cada item abordado aqui e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto em questão.

Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre o tema: O que uma dor de dente pode estar querendo dizer?

 

O que é a retração gengival?

A retração gengival é uma condição odontológica que tem se apresentado cada vez mais comum na população.

Todos nós temos uma área coberta pela gengiva nos dentes, correto? Com isso, a retração gengival, como o próprio nome já indica, se apresenta como uma diminuição nesse espaço, deixando o dente cada vez mais exposto.

É um problema que tem se tornado cada vez mais presente e acontece por diversos motivos, como o envelhecimento da população.

Dessa maneira, quando o dente acaba ficando exposto demais, o que faz com que ele se torne suscetível a inúmeros problemas.

Sendo que o principal e mais preocupante deles é a perda do dente, o que pode gerar uma grande dor de cabeça para os pacientes.

Isso porque, estamos falando de uma condição que faz com que o paciente tenha que recorrer a outros tratamentos odontológicos, como o implante dental.

Além disso, a retração gengival pode acontecer de diferentes formas. É necessário, ao consultar com um dentista, avaliar dois pontos que serão fundamentais no seu tratamento:

  • Localização da retração gengival;
  • O nível da sua profundidade.

Feita essa análise, o dentista responsável por cuidar dessa condição irá fazer um prognóstico correto e encaminhar o melhor tratamento.

Portanto, antes de conhecer como é o tratamento para a retração gengival, é fundamental identificar as suas causas. Continue acompanhando o nosso artigo para descobrir!

 

Principais causas da retração gengival

Por incrível que pareça, a origem de uma retração gengival pode se encontrar em hábitos do dia a dia, uma vez que eles são feitos de maneira indevida.

Sendo assim, dentre os motivos mais comuns para essa condição, podemos encontrar o uso indevido da escova de dentes ou a escovação feita de maneira equivocada.

Ou seja, casos nos quais o paciente acaba escovando os dentes com força excessiva pode acabar resultando em uma retração gengival.

É de fundamental importância buscar fazer a escovação dos dentes de forma cuidadosa. Caso seja necessário, busque a orientação do seu dentista de confiança.

Além disso, outros problemas como o mal posicionamento dos dentes na boca e até mesmo a espessura da gengiva e tecido ósseo também podem influenciar no problema.

No segundo caso, principalmente se ele for fino demais, o que o torna fácil de ser reabsorvido. O que faz com que o paciente tenha que lidar com os efeitos da retração gengival.

Acompanhe também o nosso artigo sobre: Quer preservar a sua saúde bucal? Você precisa evitar estes hábitos!

 

Outras causas e consequências para a retração gengival

Ainda existem outros fatores que acabam influenciando no diagnóstico da retração gengival nos pacientes.

Entre eles, nós podemos citar os seguintes:

  • Aparelhos ortodônticos mal adaptados;
  • Restaurações feitas de maneira indevida;
  • Diagnóstico de doença periodontal.

Um erro muito comum quando abordamos a retração gengival acontece quando os pacientes consideram o problema apenas estético.

O contexto acima faz com que muitos pacientes ignorem o auxílio de um dentista especializado no assunto.

No entanto, quando avaliados a localização e a extensão da retração, hábitos como a alimentação também podem ser influenciados negativamente.

Ou seja, a exposição da raiz dentária acaba resultando em uma maior sensibilidade dos dentes, principalmente em contato com alimentos frios, quentes ou pastosos.

Já imaginou se privando de comer doces ou de tomar refrigerante por causa de um problema que poderia ser evitado?

Além disso, outro problema causado pela retração gengival, quando não tratada, é a vulnerabilidade do paciente em adquirir cáries ou lesões como, por exemplo, a erosão dentária.

Sendo assim, ao se ver diante de contexto como este, o paciente deve procurar um consultório ou clínica odontológica.

 

Como proceder?

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar quais são as principais medidas preventivas para a retração gengival.

Aconselha-se a usar a escova de dentes de maneira correta, tomando cuidado para não exercer uma força muito grande nos dentes.

Além disso, os cuidados com a higiene bucal devem sempre estar em dia e, principalmente, não se esqueça de fazer consultas preventivas com o seu dentista.

No entanto, quando o paciente já apresenta um caso assim, o primeiro passo é procurar o seu dentista de confiança.

Isso porque, uma vez na clínica ou consultório odontológico, será feito todo o tratamento necessário, considerando as condições apresentadas.

Em alguns casos, quando o paciente apresenta uma retração extensa e associada a outros problemas nos dentes, o tratamento pode ser feito por meio da endodontia, também conhecido como canal.

De todo modo, o tratamento é de extrema importância. Afinal, a sua falta pode fazer com que o paciente venha perder um dente.

Portanto, caso seja necessário, procure o seu dentista de confiança! Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar!

Agora que você terminou de ler este artigo, não se esqueça também de acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!

No caso de dúvidas, deixe-as no campo de comentários que responderemos em breve! Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acompanhar todo o nosso conteúdo!

Leia também o artigo sobre: Como a doença periodontal pode ser prejudicial para o organismo?

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress