Você sabia que a perda dentária acelera o envelhecimento facial?

Descubra os efeitos da perda dentária na face.

A estética é, sem sombra de dúvidas, um dos valores mais valorizados no sorriso de uma pessoa. Com isso, você consegue imaginar os problemas que podem ser causados pela perda dentária?

Perder um ou mais dentes é uma das principais queixas atendidas em um consultório ou clínica odontológica. Afinal de contas, ninguém gostaria de conviver com essa dor de cabeça.

No entanto, ainda é possível encontrar pacientes que, mesmo com a perda dentária, não procuram o suporte de um dentista especializado. O que faz com que eles coloquem toda a saúde bucal em risco.

Além da própria saúde bucal, a perda dentária pode influenciar no envelhecimento precoce da face.

Deste modo, é de fundamental importância, na perda de um dente, procurar imediatamente o auxílio de um dentista. Por meio de tratamentos como os implantes dentários, é possível reverter este quadro.

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor qual a relação entre a perda dentária e o envelhecimento da face? Continue a sua leitura e encontre todas as respostas sobre este assunto!

Aproveite também para conferir: Alinhadores invisíveis: 4 motivos para você optar por utilizar um.

 

Como a perda dentária pode influenciar no envelhecimento facial?

O aceleramento do envelhecimento facial é um assunto pouco comentado entre pacientes que perdem um ou mais dentes. No entanto, ambos os problemas estão diretamente associados.

Isso porque, a estrutura dentofacial está ligada à fisionomia do rosto de um paciente. Logo, alterações como a perda dentária é um fator que pode culminar no envelhecimento da face.

De acordo com pesquisas feitas, ao longo dos anos, os ossos presentes na face de um paciente acabam sofrendo alterações. As mudanças ocorrem, principalmente, na região da maxila.

Sendo assim, tais alterações acabam incidindo diretamente na aparência apresentada por um paciente.

Isso significa que, diante de uma perda dentária, a aparência de um paciente pode acabar sendo confundida, uma vez que ele passa a aparentar uma idade superior à que atualmente é.

 

O que pode influenciar no aceleramento do envelhecimento facial?

É mais do que comprovado que cuidar da saúde bucal é de extrema importância para todo e qualquer paciente. Afinal de contas, estamos falando de um hábito que influencia diretamente na qualidade de vida.

Além de se resguardar de lidar com problemas de saúde como cáries e a doença periodontal, o cuidado com a saúde bucal permite que um paciente mantenha a autoestima sempre alta.

No entanto, a falta da saúde bucal pode resultar em problemas como o envelhecimento facial, problema este causado por fatores externos. Conheça a seguir algumas das suas principais causas:

  • Perda dentária;
  • Alteração na posição dos dentes;
  • Problemas ósseos e musculares;
  • Alterações nas funções da face.

Deste modo, a perda dentária é um problema que deve ser combatido, uma vez que ele abre as portas para uma série de condições, como é o caso de um maior envelhecimento da face.

Acontece que, a falta de um ou mais dentes é a responsável por diminuir o volume dos lábios dos pacientes. Além disso, este problema faz com que o queixo seja projetado para frente.

Sendo assim, o paciente com perda dentária acaba tendo que lidar com o aumento da sobra de pele localizada tanto no queixo, como também na parte lateral do seu rosto. O que pode causar uma enorme dor de cabeça.

Aproveite para ler o artigo sobre: Diabetes e implantes dentários: tudo o que você precisa saber.

 

O que fazer nos casos de perda dentária?

Um costume que precisa ser combatido entre os brasileiros é a procrastinação. O que os levam a, por exemplo, cuidar da saúde bucal somente diante de alguma necessidade mais séria.

Além disso, existe um outro grupo de pessoas que, mesmo diante de um problema, como a perda dentária, acaba o ignorando e seguindo a vida. O que o coloca sujeito a uma série de riscos.

Desta forma, o indicado é que toda e qualquer pessoa tenha o acompanhamento de um dentista de sua confiança.

Ao fazer consultas de forma periódica, é possível não somente se resguardar contra problemas como a perda dentária, como também recorrer a tratamentos como os implantes dentários.

Os implantes cumprem o papel de substituir a raiz de um ou mais dentes perdidos por um paciente. O que abre caminho para que o dentista coloque as devidas próteses.

Sendo assim, nos casos de perda dentária, o recomendado é buscar o auxílio de um dentista especializado. Nesse momento, saiba que você pode contar com os serviços da D’Amaro Odontologia Estética.

Para saber mais sobre como nós podemos atender às suas necessidades, entre em contato conosco!

Além disso, não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para continuar acompanhando novos conteúdos! Leia: Já ouviu falar na retração gengival? Descubra agora mesmo como lidar.

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress