Tratamento realizado por meio de um laser, a laserterapia possui diversos benefícios para pacientes odontológicos.
Nos últimos anos, a tecnologia proporcionou uma série de avanços nos tratamentos odontológicos. Sendo que um deles é a Laserterapia, tratamento feito por meio da utilização de um laser.
Inclusive, estamos falando de um tratamento que não é só utilizado na área odontológica. Ou seja, visto que ele proporciona uma série de benefícios e resultados satisfatórios para pacientes de diferentes áreas.
No entanto, muitos pacientes odontológicos ainda possuem dúvidas quanto à indicação e aos benefícios da Laserterapia. E, se você é uma dessas pessoas, não precisa se preocupar!
Isso porque, preparamos um conteúdo completo abordando não somente o que é a Laserterapia, como também a sua indicação e quais são os seus principais benefícios na odontologia.
Acompanhe conosco até o final e aproveite para encontrar respostas para todos os seus questionamentos! Vamos lá?
Não perca a chance também de entender melhor como as bactérias influenciam no diagnóstico de problemas bucais
Mas afinal de contas, o que é a Laserterapia na odontologia?
Como já foi possível compreender, a Laserterapia é um tratamento que utiliza um feixe de luz, que proporciona diferentes benefícios terapêuticos na odontologia. A aplicação é indolor e bastante eficaz, sendo realizada em mais de uma sessão.
Ou seja, a sua indicação é feita tanto no tratamento de algumas doenças bucais, como também no processo de cicatrização e regeneração de tecidos. Mas calma que vamos explicar cada uma das indicações ao longo do conteúdo.
Dentro do feixe de luz, existem comprimentos de ondas magnéticas que, logo após entrar em contato com o tecido, com ou sem o uso de corante, atua no tratamento odontológico de pacientes.
No entanto, a indicação por trás da Laserterapia varia de acordo com o caso apresentado pelo paciente. Por isso, é muito importante contar com um profissional especializado e habilitado.
Como funciona o tratamento?
A Laserterapia é um tratamento que pode ser dividido em duas partes: com uso de laser de alta potência e de baixa potência. No entanto, como ambas as intensidades atuam na saúde bucal?
Em primeiro lugar, os feixes de alta potência são indicados e utilizados tanto no preparo de procedimentos cirúrgicos, assim como nas cavidades dentárias também.
Já os de baixa potência são utilizados de forma terapêutica, ou seja, para o alívio da sensação de dor. Além disso, eles também atuam na regeneração de células, potencializando assim o processo de cicatrização.
Sendo assim, de acordo com a indicação de cada paciente, o profissional habilitado aponta os feixes de luz na região indicada e, logo em seguida, faz os movimentos para a ação do tratamento.
Quais são os principais benefícios por trás da Laserterapia?
A Laserterapia, quando indicada por um profissional especializado, atua de diferentes formas na saúde bucal. Isso porque, o tratamento possui efeito analgésico, anti-inflamatório e até mesmo biomodular.
Além disso, somado ao uso de corantes, o tratamento também possui a capacidade de eliminar bactérias. Acompanhe melhor quais são os benefícios proporcionados pelo tratamento:
- Redução do inchaço após procedimentos odontológicos como periodontia, implantes e extrações;
- Proporciona um maior alívio da sensação de dor em casos de ATM, sensibilidade dentária e no tratamento do pós-operatório nos casos de implantes ou até mesmo extrações;
- No caso de cirurgias orais, a Laserterapia tende a acelerar o tempo de reparação do tecido;
- Realiza a descontaminação de canais dentários quando o paciente passa por um tratamento de endodontia.
É importante entender que, quando falamos na Laserterapia, estamos falando de um tratamento não invasivo que, além disso, também não causa dor na região bucal do paciente, ok?
Aproveite para compreender melhor o que é o Bruxismo e como cuidar da sua saúde bucal.
Quais são as indicações?
Hoje em dia, a Laserterapia vem se tornando um tratamento cada vez mais utilizado na odontologia, isso porque, são diversos os problemas bucais nos quais ela pode ser indicada.
Logo, com tantas indicações assim, é comum que você se questione quais são estes problemas, certo? Confira a seguir e tire todas as suas dúvidas:
- Herpes (tanto na prevenção como também no tratamento);
- Aftas, fissuras e até mesmo feridas;
- Dor de dente;
- Sensibilidade dentária;
- Durante o tratamento de canal;
- Após o procedimento de extração dentária;
- Nos casos de lesão traumática;
- Infecções após uma extração dentária;
- Dores na articulação da mandíbula.
Existe alguma contraindicação?
Assim como boa parte dos tratamentos odontológicos, existem sim algumas contraindicações para a Laserterapia. Isso, principalmente, em pacientes com suspeita de tumores.
Desta maneira, é de extrema importância que o paciente passe por uma avaliação com o seu dentista. Por isso, contar com um profissional que seja de sua confiança é indispensável.
Neste momento, saiba que você pode contar com a equipe da D’Amaro Odontologia Estética. Afinal, contamos com profissionais especializados em devolver a autoestima para o seu sorriso.
Não deixe de entrar em contato conosco e, assim, marcar a sua avaliação odontológica! Estamos prontos para te atender da melhor maneira e, com isso, proporcionar resultados mais que satisfatórios!
O que você achou do nosso conteúdo? Caso tenha ficado alguma dúvida, não se esqueça de compartilhar conosco nos comentários! Será um enorme prazer responder e, assim, te ajudar!
Além disso, para continuar acompanhando as nossas dicas referentes à saúde bucal, não perca a oportunidade de seguir as nossas redes sociais e de acessar o nosso blog! Até a próxima!