Você está se sentindo incomodado com seus dentes? Acha que está precisando clareá-los e não sabe por qual tratamento optar? Ao procurar o dentista, uma dúvida muito comum é não saber escolher entre lente de contato ou clareamento dental.
Por mais que você tenha uma boa higiene bucal, é normal que os dentes escureçam ou fiquem um pouco amarelados com o passar do tempo. Isso ocorre devido à alimentação (excesso de alimentos e bebidas com corantes), hábito de fumar, resinas antigas, tratamentos de canal e até mesmo pelo envelhecimento natural.
Felizmente, a odontologia avançou muito nos últimos tempos e novas tecnologias estão disponíveis para você ter um sorriso bonito.
A opção por um tratamento para clarear os dentes mais conhecida e procurada nos consultórios continua sendo o clareamento dental. Entretanto, as lentes de contato ganharam força nos últimos anos, não só por melhorar a cor dos dentes, como por tratar outras queixas.
Deste modo, é importante observar que os dois procedimentos oferecem benefícios que vão além da estética, sem enfraquecer a estrutura dental. Mas cada um tem sua particularidade e é recomendado para casos específicos.
A seguir, vou explicar as principais diferenças entre os dois tratamentos, para que você compreenda qual deles escolher. Sendo assim, acompanhe e tire suas dúvidas!
Leia também: Como a doença periodontal pode ser prejudicial para o organismo?
A lente de contato dental é um recurso muito utilizado na Odontologia Estética para realizar pequenos ajustes ou alinhamento da arcada dentária.
O procedimento é feito dente a dente, com próteses de porcelana muito finas, coladas sobre a superfície dentária. Sendo que ela pode ser indicada para as seguintes ocasiões:
- corrigir pequenas imperfeições de forma, tamanho ou cor
- dentes escurecidos ou manchados
- dentes desgastados ou com pequenas fraturas
- desalinhamento ou diastemas (espaçamento entre os dentes).
Ou seja, as lentes promovem uma mudança no formato, na cor e no posicionamento dos dentes. Sendo responsáveis por um sorriso totalmente novo e bonito.
É indicado para praticamente qualquer pessoa. Geralmente, dentes com restaurações grandes e pacientes que apertam ou rangem os dentes precisam de uma avaliação mais cautelosa para averiguar a possibilidade do uso das lentes de contato.
Por tanto, é imprescindível que o paciente, antes de optar pela lente de contato, tenha o acompanhamento com um profissional especialista de sua confiança, ok?
Quais os benefícios da lente de contato dental?
O principal benefício é estético. A lente de contato dental proporciona um sorriso bonito, acaba com desarmonias nos dentes e repara as colorações, quando elas apresentam sinais de desgaste.
Além disso, existem também outras vantagens que podemos citar da lente de contato dental, como por exemplo:
- protege os dentes: a fina estrutura da porcelana e a técnica pouco invasiva demandam desgaste mínimo nos dentes, protegendo e até preservando a estrutura natural da arcada dentária;
- efeito longo: o recurso dura de 10 a 15 anos, dependendo da saúde bucal e dos hábitos do paciente;
- restabelece a função dos dentes: solução para alinhamento dos dentes, devolvendo a função mastigatória;
- resistente a manchas: a peça faz uma cobertura perfeita da superfície dentária, preservando sua coloração e brilho, mesmo consumindo bebidas e alimentos com pigmentos escuros;
- aparência natural: por causa do material utilizado e da escolha da cor do revestimento, o resultado é muito semelhante ao tom original do dente.
Quais são as contraindicações para a lente de contato dental?
Assim como acontece com todo tratamento estético, a lente de contato dental também conta com algumas contraindicações. O que faz com que seja necessário passar pela avaliação de um dentista especialista primeiro.
Deste modo, dentre as principais contraindicações por tropas deste tratamento, podemos citar:
- Dentes com cáries;
- Patologias nas gengivas;
- Dentes trincados ou quebrados;
- Problema de canal sem atendimento.
Neste momento, não perca a oportunidade de entrar em contato com a D’Amaro Odontologia. Assim, é possível avaliar o seu caso e encontrar o melhor tratamento.
Não deixe de acompanhar também o nosso conteúdo sobre a importância do acompanhamento odontológico
O que é clareamento dental?
É um procedimento estético que garante um sorriso branco e brilhante. Por ser bastante acessível, é muito procurado nos consultórios odontológicos por centenas de pacientes.
A técnica faz a remoção da pigmentação indesejável de forma segura, e usa agentes que permitem clarear em até 7 tons a cor dos dentes.
Desta maneira, existem várias situações em que o clareamento dental é indicado, como por exemplo:
- eliminar as manchinhas causadas por uso frequente de café, vinho, refrigerante, tabaco;
- despistar o envelhecimento natural dos dentes e defeitos no esmalte provocados por excesso de alguns antibióticos.
- Praticamente qualquer pessoa está apta a passar pelo clareamento dental. Há restrições somente para pacientes com problemas gengivais ou que apresentam muito tártaro ou placas. Nestes casos recomenda-se tratar antes o problema e somente depois fazer o clareamento.
Para maior segurança do paciente, o tratamento deve ser feito por um dentista, que escolhe a melhor técnica, e avalia se o clareamento dental é indicado para o paciente, minimizando a sensibilidade dentária.
Quais os benefícios do clareamento?
Sem sombra de dúvidas, as principais vantagens do tratamento são a estética e o aumento da autoestima, com a melhora da aparência e do sorriso. No entanto, podemos citar outros itens, como:
- resultado rápido: o procedimento é feito em consultório odontológico e dura apenas umas horas;
- efeito pós-tratamento: as chances de sensibilidade se tornam menores após o procedimento, pois o tempo de exposição ao produto químico é bem menor;
- hábitos do paciente: o tempo de privação de alimentos com corantes, como vinho e café, é indicado apenas durante o tratamento;
- técnica simples: é o tratamento mais utilizado por dentistas, o gel clareador pode ser aplicado no consultório pelo dentista, pelo próprio paciente fora do consultório, com uso de moldeira, ou a laser.
- procedimento simples e seguro: pode ser realizado repetidas vezes ao longo da vida.
Contudo, precisamos reforçar que o clareamento dental também conta com algumas contraindicações. E, para você descobrir se ele é o tratamento ideal para os seus dentes, continue a sua leitura!
Quais as contraindicações do clareamento dental?
O primeiro passo para descobrir se o clareamento dental é o tratamento indicado para os seus dentes é buscar o acompanhamento de um dentista especializado e de sua confiança.
Após uma primeira avaliação, ele poderá indicar ou não o tratamento. Isso porque, o clareamento também possui algumas contraindicações. Acompanhe conosco quais são:
- Menores de 13 anos;
- Gestantes e lactantes;
- Tratamento de doença periodontal;
- Tratamento extenso de restauração dentária;
- Pacientes que estão tratando alguma doença grave.
Para você tirar outras dúvidas sobre este tratamento, leia o nosso conteúdo sobre se pasta de dente com clareador funciona?
Lente de contato ou clareamento, qual melhor tratamento?
A escolha do melhor tratamento depende de cada caso específico. Os dois procedimentos trazem inúmeros benefícios como mais beleza, resistência e durabilidade no tratamento.
De uma forma generalizada, o clareamento dental é recomendado para pacientes que estão insatisfeitos apenas com a cor dos dentes.
Ou seja, quando o alinhamento dos dentes, o formato e o tamanho não são problemas para o paciente. Nesses casos, o clareamento é suficiente e branqueia o sorriso de maneira uniforme, oferecendo o resultado desejado pelo paciente.
Por outro lado, quando a insatisfação não é somente na cor, mas também no formato ou posicionamento dos dentes, é mais indicado optar pelas lentes de contato.
Como dito anteriormente, essa técnica permite fechar espaços entre os dentes, corrigir o desgaste do esmalte e o formato dos dentes, minimizar retrações entre outras imperfeições. Além de, é claro, deixar o sorriso mais branco!
Conte com a D’Amaro Odontologia
Mas a verdade é que, entre lente de contato ou clareamento, escolher qual é o melhor tratamento é uma decisão que se deve tomar em conjunto, você e o dentista.
Por isso, é importante escolher um profissional especializado em reabilitação oral para que o resultado seja natural e bem satisfatório.
Clique aqui e agende uma consulta comigo agora mesmo e venha fazer uma avaliação! Em nossa consulta vou entender melhor seus desejos e lhe ajudar com o melhor tratamento para o seu caso!