Todos nós estamos sujeitos a problemas e situações que podem prejudicar a saúde bucal. Sendo que um dos casos mais comuns é o paciente procurar o seu dentista de confiança com o dente quebrado.
Em casos de quedas ou traumas que resultam em um ou até mesmo vários dentes quebrados, o que fazer? Quais são os cuidados que devem ser tomados logo de imediato?
Após perceber que um dente quebrou, o primeiro passo é manter a calma e, logo em seguida, seguir algumas orientações, que serão fundamentais para resguardar a saúde bucal.
Sendo assim, se você tem dúvidas ou curiosidade em entender sobre como deve agir em casos de um dente quebrado, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar!
Preparamos um conteúdo completo sobre este assunto, para que você saiba não somente como agir, mas também como garantir que o tratamento odontológico seja eficaz. Portanto, leia conosco!
Confira também o nosso material sobre check-up digital preventivo e tire todas as suas dúvidas!
O seu dente quebrou? Vamos às prováveis causas:
O primeiro passo para entender como deve ser feito o tratamento de um dente quebrado é buscar identificar qual foi a causa. Neste momento, muitos podem se surpreender.
Isso porque, engana-se quem pensa que um dente pode quebrar somente em casos de quedas ou traumas. Existem outras situações que também podem resultar neste problema.
Desta forma, uma das causas é, por incrível que pareça, a cárie. Afinal de contas, quando ela não é identificada pelo paciente, ela vai, com o tempo, enfraquecendo os dentes.
Com o passar do tempo, a cárie, que passou despercebida, acaba resultando em um dente quebrado. O que faz com que seja preciso buscar o acompanhamento de um dentista.
Além disso, outros hábitos prejudiciais para a saúde bucal, como abrir garrafas com os dentes ou até mesmo roer as unhas também podem resultar em um caso de dente quebrado.
Para tornar o seu entendimento mais claro, vamos explicar cada uma das principais causas por trás de um dente quebrado! Confira a seguir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas:
Principais causas de um dente quebrado:
Quando falamos em um dente quebrado, o primeiro ponto importante é procurar atendimento odontológico o mais rápido possível. Caso contrário, o problema pode se agravar e gerar várias consequências.
Afinal de contas, somente um dentista especialista poderá avaliar a sua situação, entender a causa por trás da quebra de um dente e indicar o tratamento adequado para restaurá-lo.
Sendo assim, acompanhe a seguir algumas das principais causas de um dente quebrado:
- Traumas: aqui, temos um dos motivos mais comuns. Eles podem acontecer por causa de um acidente de carro, quedas de bicicletas, pancadas durante atividades físicas etc.
- Mordida ou mastigação incorreta: o fato de ter a mordida desalinhada ou o hábito de mastigação incorreta pode exercer força excessiva sobre os dentes, fazendo com que eles quebrem.
- Restaurações antigas ou defeituosas: as restaurações dentárias (como coroas e obturações) podem se deteriorar ou se desgastar com o passar do tempo, facilitando a quebra de um dente.
- Bruxismo: também é importante entender que o bruxismo é um fator de risco para a quebra de dentes. Afinal, ele é uma condição na qual a pessoa range ou aperta os dentes durante o sono.
Por fim, vale a pena mencionar que o envelhecimento também pode fazer com que os dentes quebrem. Isso porque com o passar dos anos, os dentes podem ficar mais frágeis e suscetíveis a possíveis fraturas.
Não deixe de entender também qual é a relação entre bruxismo e sensibilidade dos dentes
E quando o meu dente quebrar? O que devo fazer?
Vamos direto ao ponto: ao identificar que o seu dente quebrou, o primeiro passo é buscar o consultório ou clínica odontológica imediatamente. Nada de deixar para depois, ok?
Além disso, é de suma importância que o paciente com dente quebrado não se automedique. A falta de orientação especializada pode contribuir com um agravamento do seu caso.
Enquanto você não for atendido por um dentista, é importante evitar consumir alimentos duros ou pegajosos, além de não utilizar o dente quebrado de forma alguma!
Toda e qualquer precaução temporária é de suma importância até que você possa receber tratamento odontológico adequado, ok?
Afinal de contas, somente o seu dentista de confiança poderá fazer a prescrição de alguma medicação e, principalmente, indicar o melhor tratamento para restituir o dente quebrado.
Além disso, caso seja possível, o paciente deve recuperar o fragmento do seu dente e fazer o seu armazenamento em um copo com leite, soro ou até mesmo saliva. Isso porque, em alguns casos, é possível fazer a restauração.
Aproveite e leia: Qual a relação entre Diabetes e saúde bucal?
Qual é o melhor tratamento para um dente quebrado?
Após chegar até o dentista com um caso de dente quebrado, o paciente passará por uma avaliação precisa e completa, que indicará qual é o melhor tratamento para a restauração do dente.
Em casos mais simples, o dentista fará o alisamento e polimento da superfície do dente ou, de acordo com a avaliação, a restauração feita com resina, restaurando a estética do sorriso.
No entanto, em casos mais complexos, pode ser necessário a realização de um tratamento de canal. De todo modo, somente a avaliação especializada pode avaliar um dente quebrado.
Por isso, não deixe de procurar o seu dentista de confiança e, assim, evitar complicações no seu caso. A falta de tratamento pode levar a problemas mais sérios, como uma infecção.
Conte com a D’Amaro Odontologia
A D’Amaro Odontologia conta com uma equipe de profissionais com vasta experiência no mercado, proporcionando assim aos nossos pacientes um tratamento odontológico completo e eficaz.
Com recursos humanos e tecnológicos, podemos renovar o seu sorriso em um curto período de tempo. O melhor, com a utilização de procedimentos minimamente invasivos.
Deste modo, se você se preocupa com a aparência dos seus dentes, não deixe de marcar uma avaliação conosco! Lembre-se que cuidar do sorriso é cuidar do seu bem-estar!
Aproveite também para seguir a D’Amaro Odontologia nas redes sociais e, com isso, acompanhar o nosso conteúdo!
Não se esqueça também de continuar acessando o nosso blog para conferir conteúdos novos e de suma importância para a sua saúde bucal.
Até mais!