Você já ouviu falar sobre a exodontia? Também conhecida como extração dentária, a cirurgia é feita com o objetivo de remover um dente, onde não há possibilidade de outros tratamentos. No entanto, e quando a extração de dente inflamar?
Aqui, estamos falando de uma situação que, na maioria das vezes, é uma resposta natural do próprio corpo. No entanto, a inflamação pode gerar um grande incômodo para os pacientes odontológicos.
Por isso, é de suma importância seguir todas as recomendações do dentista responsável por cuidar da sua saúde bucal. Sendo que o foco principal é diminuir a inflamação e, além disso, impulsionar o processo de cicatrização.
Neste momento, cuidados como consumir somente alimentos macios, redobrar os cuidados com a higiene bucal, tomar os medicamentos indicados pelo dentista, entre outros, devem ser seguidos à risca.
Sendo assim, a fim de entender melhor o que fazer quando a extração de dente inflamar, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto! Acompanhe conosco e tire todas as suas dúvidas.
Aproveite também para ler sobre o Dente encavalado: o que é, quais as complicações e como tratar?
O que é a extração dentária?
De forma prática, a extração dentária é um procedimento cirúrgico realizado por um dentista, a fim de fazer a remoção de um dente do osso maxilar ou mandibular onde o dente está ancorado.
Com isso, estamos falando de uma alternativa indicada em casos onde é necessário remover um dente. São vários os casos onde a extração dentária é indicada, como por exemplo na remoção do dente siso.
No entanto, existem também outros casos onde o paciente precisa remover um dente por meio de um procedimento cirúrgico. E, se você não sabe quais são, acompanhe conosco alguns exemplos:
1. Cárie dentária severa
A cárie dentária é, sem sombra de dúvidas, um dos problemas bucais mais comuns na odontologia. No entanto, se a cárie se torna muito extensa e não pode ser tratada de outras formas, o dente precisa ser extraído.
2. Doença periodontal
A doença periodontal se apresenta como uma infecção dos tecidos e ossos que suportam e circundam os dentes. Em casos mais avançados, ela pode deixar os dentes afetados soltos.
Desta maneira, após a avaliação do dentista, a extração dentária pode ser indicada para tratar os dentes. Por isso, não se esqueça de ter o acompanhamento com um profissional de sua confiança.
Além disso, não deixe de conferir o nosso guia sobre como preservar os resultados obtidos pelo clareamento dental
3. Dentes impactados
Lembra quando falamos do dente siso? Pois bem, eles são considerados impactados, ou seja, significa que eles não possuem o espaço suficiente para emergir ou crescer de forma correta na arcada dentária.
Sendo assim, os pacientes podem sofrer com sintomas como dor, inchaço e, em alguns casos, infecção. Em alguns momentos, os dentes impactados precisam ser extraídos pelo dentista.
Como é feita a extração dentária?
A extração dentária é um procedimento que, geralmente, envolve a aplicação de anestesia local. Logo, o dentista ou cirurgião usa os equipamentos necessários para separar o dente do ligamento periodontal.
Desta forma, uma vez que o dente foi solto, ele é removido e, logo após, o profissional responsável utiliza uma sutura para fechar a área e, assim, ajudar a curar a gengiva do paciente.
Após a extração do dente, é importante seguir todas as instruções e recomendações de pós-operatório para ajudar a prevenir qualquer tipo de complicação e promover a cicatrização.
E se a extração dentária inflamar?
Como foi possível entender, durante a realização da extração dentária, o dente é removido do osso e do tecido, podendo causar alguns danos aos tecidos próximos e aos vasos sanguíneos.
Consequentemente, o organismo responde ao procedimento com uma inflamação, abrindo as portas para sintomas como dor na região afetada, inchaço e vermelhidão. O que pode incomodar e muito o paciente.
No entanto, em alguns casos específicos, a inflamação pode ser mais grave e, assim, causar algumas complicações. É o caso, por exemplo, de uma dor mais intensa, infecções e até mesmo atrasos no processo de cicatrização.
Para amenizar a inflamação, é necessário seguir algumas recomendações dadas pelo dentista responsável pelo seu caso. Sendo assim, confira conosco algumas dicas que podem te ajudar:
- Descanse por alguns dias;
- Mantenha a região limpa;
- Aplique compressas frias;
- Tome os medicamentos indicados;
- Evite consumir alimentos duros.
Caso você esteja lidando com dor, inchaço ou qualquer sinal de infecção após a extração de dente, entre em contato e procure o seu dentista imediatamente. Afinal de contas, estamos falando de um profissional especialista no assunto!
Gostou do nosso conteúdo? A D’Amaro Odontologia possui como foco cuidar do seu sorriso e, desta forma, garantir o seu bem-estar. Entre em contato conosco e marque a sua avaliação!
Além disso, aproveite também para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog! É a sua chance de continuar acompanhando outros conteúdos sobre dicas e cuidados para a saúde bucal.
Até mais!