Atualmente, o clareamento dental é uma das técnicas focadas na estética dos dentes mais buscadas nos consultórios e clínicas odontológicas. No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o procedimento e como ele atua.
Isso porque, com a promessa de dentes mais brancos e um sorriso mais radiante, centenas de pacientes consideram o clareamento dental um procedimento para melhorar a autoestima.
Contudo, essa mesma popularidade também traz consigo uma série de questionamentos. Ou seja, você sabe quais são as principais contraindicações por trás do clareamento? Quais são os cuidados depois do procedimento?
Neste conteúdo, o nosso intuito é buscar esclarecer as principais questões relacionadas ao clareamento dental. Portanto, se você possui dúvidas sobre o procedimento, chegou o seu momento!
Sendo assim, acompanhe conosco e descubra se o clareamento dental é a técnica ideal para você! Quem sabe não é a sua hora de deixar os seus dentes mais brancos e elevar a sua autoestima?
Aproveite também para ler o nosso conteúdo: Dente quebrado? Confira agora o que você deve fazer!
O que é e como funciona o clareamento dental?
Vamos começar do início: você sabe como funciona o clareamento dental? Aqui, estamos falando de um procedimento que possui como objetivo remover manchas e descoloração dos dentes, tornando-os mais brancos.
O resultado final é obtido por meio da aplicação de produtos químicos que reagem com os pigmentos que causam as manchas, tornando-os mais claros ou, em alguns casos, eliminando-os por completo.
Desta maneira, o clareamento dental é feito dentro do próprio consultório odontológico por um dentista especialista. O procedimento é realizado de forma rápida e indolor, proporcionando resultados satisfatórios.
Por isso, antes de optar por deixar os dentes mais brancos, tenha o acompanhamento com um dentista de sua confiança! Neste momento, saiba que você pode contar com a equipe especializada da D’Amaro Odontologia.
Quais os tipos de clareamento?
Você sabia que existe mais de um tipo de clareamento dental? Basicamente, você pode optar por realizar o procedimento em um consultório odontológico ou, se preferir, dentro da sua própria casa.
Entretanto, a escolha do melhor tipo de clareamento deve ser tomada com o auxílio de um dentista, ok? Agora, conheça cada um dos métodos e quais são as suas respectivas especificidades:
- Clareamento a laser: Método realizado no consultório odontológico, no qual utiliza-se um gel clareador ativado por uma fonte de luz, geralmente um laser, deixando os dentes mais brancos.
- Clareamento caseiro: Procedimento feito em casa sob a orientação de um dentista, no qual utiliza-se uma moldeira e gel clareador, que deve ser aplicado durante algumas horas por dia.
Deu para entender como cada tipo de clareamento dental funciona? Sendo assim, chegou o momento de conhecer também algumas das principais contraindicações deste procedimento!
Não deixe de ler o conteúdo sobre Dente encavalado: o que é, quais as complicações e como tratar?
Quais as contraindicações?
O clareamento dental, assim como boa parte dos procedimentos, possui algumas contraindicações. E, se você deseja saber se pode ou não recorrer ao método, continue a sua leitura conosco:
- Gravidez e lactação: O clareamento dental não é recomendado para gestantes ou mulheres que estejam amamentando;
- Dentes cariados: Pacientes com cáries devem tratar o problema antes de realizar o clareamento dental;
- Idade: Estamos falando de um procedimento recomendado somente para maiores de 16 anos;
- Restaurações: O clareamento não é indicado para pacientes com restaurações, coroas ou facetas nos dentes, uma vez que pode causar uma diferença de cor entre o dente natural e restaurado.
Claro que cada caso é único e personalizado! Desta forma, o indicado é contar com o auxílio do seu dentista e, assim, elaborar um planejamento para deixar os seus dentes mais brancos.
Quais alimentos afetam a cor dos dentes?
Os dentes podem adquirir manchas ou uma coloração mais escura com o passar dos anos, visto que estamos falando de um sinal de envelhecimento. No entanto, existem determinados alimentos e bebidas que podem acelerar este processo.
A seguir, selecionamos alguns exemplos que são amplamente conhecidos por manchar ou escurecer os dentes. Confira quais são:
- Chás e café;
- Refrigerantes e vinho tinto;
- Doces e balas coloridas;
- Frutas e frutos silvestres.
Além disso, o tabaco também deve ser considerado um fator de risco! Embora não seja um alimento, o uso de produtos à base de tabaco são significativos causadores de manchas escuras nos dentes.
Confira também o nosso guia sobre: Como optar por uma lente de contato dental pode mudar o meu sorriso?
Faça o clareamento dental com um especialista
O clareamento dental, quando feito corretamente e sob a supervisão de um dentista qualificado, pode oferecer excelentes resultados. Por isso, não deixe de ter à sua disposição os melhores profissionais!
Se você estiver considerando a realização do método para deixar os seus dentes mais brancos, conte com a equipe da D’Amaro Odontologia! Oferecemos um tratamento odontológico completo, de alta qualidade e humanizado.
Deste modo, entre em contato conosco e agende a sua avaliação! Será um prazer poder cuidar do seu sorriso e da sua saúde bucal.
Por fim, não deixe de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para continuar acompanhando mais dicas sobre saúde e higiene bucal. Estamos somente esperando por você.
Até o próximo conteúdo!