Tabagismo e saúde bucal: qual é a verdadeira relação?

Mão amassando vários cigarros, a fim de remeter a relação entre tabagismo e saúde bucal

O tabagismo é uma prática reconhecida globalmente por seus efeitos prejudiciais à saúde como um todo. No entanto, muitas pessoas sequer sabem qual é a relação entre o tabagismo e saúde bucal.

Ou seja, quando falamos sobre o uso do cigarro, muitas pessoas associam o hábito somente ao câncer do pulmão e doenças cardíacas. O que faz com que os seus efeitos adversos na saúde bucal sejam subestimados.

A verdade é que substâncias como o tabaco podem afetar a cavidade oral de diferentes maneiras. Com isso, o tabagismo pode afetar desde a cor dos dentes até condições mais graves, como o câncer oral.

Desta maneira, preparei um conteúdo completo sobre o assunto, respondendo as principais perguntas relacionadas ao tabagismo e saúde bucal. Acompanhe até o final e tire todas as suas dúvidas.

Além disso, aproveite para ler o conteúdo completo: Qual a relação entre diabetes e problemas na saúde bucal?

Tabagismo e saúde bucal combinam?

Não, eles não combinam! Como já é sabido por milhares de pessoas ao redor do mundo, o consumo de cigarros pode afetar diferentes órgãos do corpo, incluindo também a saúde bucal.

Ou seja, existem diversos problemas bucais que possuem como causa principal o tabagismo. E, se você não sabe quais são elas, continue acompanhando este conteúdo e descubra:

1. Câncer Bucal

O primeiro problema que vamos citar ao falar sobre a relação entre tabagismo e saúde bucal é o câncer bucal. Aqui, estamos falando de uma doença grave que pode trazer sérias complicações.

Desta forma, é importante entender que o cigarro e demais produtos de tabaco contêm uma mistura de substâncias tóxicas e carcinogênicas que podem contribuir para a origem do câncer.

Sendo assim, a constante exposição a esses carcinógenos pode levar a mutações celulares na boca, levando ao desenvolvimento do câncer bucal, podendo afetar lábios, língua, bochechas e o fundo da boca.

2. Halitose (Mau Hálito)

Outro ponto de atenção na relação entre tabagismo e saúde bucal é a presença do indesejado mau hálito. Também conhecido como halitose, o problema pode causar várias consequências sociais.

Ao fumar, o odor oriundo do tabaco é transferido para o hálito de quem fuma. Além disso, o tabagismo também contribui para a xerostomia (boca seca), desenvolvendo um quadro de halitose.

Isso porque a saliva desempenha um papel fundamental na limpeza da boca e remoção de partículas de alimentos que causam mau hálito. Portanto, uma redução no seu fluxo pode piorar a situação.

Não deixe de ler o nosso material completo com 3 perigos que você corre por não ir ao dentista

3. Doença periodontal

A doença periodontal, comumente conhecida como doença das gengivas, também se apresenta como uma das complicações mais sérias quando falamos em tabagismo e saúde bucal.

O hábito de fumar interfere na função normal das células do tecido gengival, tornando a boca mais suscetível a infecções, incluindo a periodontite. Por isso, é necessário tocar neste assunto.

Deste modo, vale a pena entender que a doença periodontal é uma infecção bacteriana que afeta os tecidos e ossos que suportam os dentes. E, uma vez que o tabaco pode reduzir o fluxo sanguíneo nas gengivas, ele pode acelerar a deterioração periodontal.

Quando não tratado, o problema pode gerar consequências mais graves, como a perda de um ou mais dentes. Sendo assim, não deixe de buscar o suporte de um dentista de sua confiança.

4. Manchas nos dentes

Atualmente, um dos procedimentos odontológicos mais buscados por pacientes é o clareamento dental. No entanto, você já se perguntou como a cor dos dentes se relaciona com o tabagismo?

Fumar cigarros ou até mesmo usar tabaco de mascar de forma frequente pode levar a problemas como a descoloração dos dentes. Afinal, as substâncias contidas no tabaco aderem à superfície dos dentes, causando manchas amarelas ou marrons.

Portanto, se você deseja preservar o branco dos seus dentes por muito tempo, saiba que o hábito de fumar é um dos seus principais vilões.

Entendeu qual a relação entre tabagismo e saúde bucal?

Como foi possível compreender, o tabagismo tem consequências profundas e prejudiciais para a saúde bucal, gerando desde problemas cosméticos até riscos mais sérios para a saúde como um todo.

Por isso, além de evitar o tabagismo, também é necessário contar com o acompanhamento de um dentista. Afinal de contas, a prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde bucal.

Neste momento, saiba que você pode contar com a equipe especializada da D’Amaro Odontologia. São vários tratamentos disponíveis para cuidar dos seus dentes de forma completa.

Desta forma, entre em contato conosco e aproveite para marcar a sua avaliação odontológica. Descubra qual é o melhor dia e horário para manter a sua saúde bucal sempre em dia.

Além disso, para continuar acompanhando o nosso conteúdo sobre higiene bucal e dicas para cuidar dos seus dentes, acesse o nosso blog e curta as nossas redes sociais.

Até mais!