Cárie na raiz do dente? Descubra como lidar neste caso

Descubra o que fazer em casos de cárie na raiz do dente.

Como você já sabe, a cárie dentária é, sem sombra de dúvidas, a doença bucal mais comum nos consultórios e clínicas odontológicas. No entanto, será que é possível diagnosticar cárie na raiz do dente?

A resposta é: sim. Inclusive, quando um paciente procura um dentista com um quadro de cárie na raiz do dente, é necessário ter uma atenção extra. Visto que ele pode acabar lidando com outros problemas.

Deste modo, é de extrema importância entender como a cárie pode afetar a raiz do dente e como lidar nessas situações. É de suma importância ter o acompanhamento especializado odontológico.

Isso porque, um paciente, quando tem a cárie na raiz do dente diagnosticada e tratada de forma precoce, pode se livrar de algumas lesões e até mesmo complicações na saúde bucal.

Para que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo completo. Faça a sua leitura com atenção e descubra tudo acerca da cárie dentária na raiz do dente. Vamos lá?

Em primeiro lugar, o que é a cárie?

Este é um assunto que, por mais que seja recorrente, precisa ser abordado com certa frequência. Afinal de contas, é bastante comum encontrar pacientes com quadros de doenças cariosas.

A cárie é causada pelos ácidos que são produzidos por bactérias presentes na região bucal de um paciente.

Tais ácidos são os responsáveis por consumir restos de alimentos presentes nos dentes, como açúcar. Consequentemente, eles acabam atacando o esmalte dentário, gerando uma cárie.

Desta forma, o principal sintoma da cárie é o surgimento de uma lesão, que se torna visível, gerando sensibilidade dentária e dor. Quando não tratada, a cárie pode acabar chegando até a raiz do dente.

Cárie na raiz do dente é possível?

Também conhecida como cárie radicular, a cárie na raiz do dente é um problema que deve ser investigado e, principalmente, tratado por um dentista de sua confiança. Vamos entendê-lo melhor?

A falta de tratamento faz com que a cárie avance no dente de um paciente. A infecção pode chegar até à polpa e, sem o acompanhamento especializado, ela avança até a raiz do dente.

Deste modo, quando isso acontece, o paciente acaba ficando sujeito a outros problemas, como é o caso do acometimento dos ossos e, em alguns casos, até mesmo a perda de um dente.

Cárie na raiz do dente x doença periodontal

Uma outra causa da cárie na raiz do dente é a doença periodontal. Isso porque, a falta de acompanhamento com um dentista pode acabar deixando a raiz do dente cada vez mais exposta.

Como consequência, a raiz dentária fica suscetível à ação de bactérias, que formam uma placa, também conhecida como biofilme.

Sendo assim, ao apresentar qualquer problema na gengiva, é muito importante buscar os serviços de um dentista de sua confiança. Afinal, a falta de tratamento é sempre um dos principais agravantes da saúde bucal.

Aproveite também para entender o que é e qual a importância de um check-up digital preventivo

Como é a prevenção da cárie na raiz do dente?

Não tem muito segredo. Quando o assunto é cuidar da saúde bucal, nada melhor do ter uma rotina de cuidados higiênicos. O que envolve algumas ações básicas, como por exemplo:

• Utilizar o fio dental antes da escovação;
  • Escovar os dentes após cada refeição;
  • Ter acompanhamento odontológico.

Todos os cuidados com a higiene bucal contribuem no momento de se prevenir contra dois problemas que influenciam no surgimento de uma cárie: o acúmulo de placa bacteriana e de tártaro.

Além disso, o acompanhamento odontológico é fundamental, uma vez que o dentista é o responsável por avaliar a saúde bucal de um paciente, o orientando a tomar alguns cuidados específicos.

Como é o melhor tratamento para a cárie?

Já foi possível entender que a cárie dentária é uma das condições mais comuns que afetam a saúde bucal, causando deterioração progressiva dos dentes devido à ação de ácidos produzidos por bactérias presentes na placa bacteriana.

Deste modo, o tratamento adequado da cárie é essencial para preservar a saúde dos dentes e, assim, prevenir complicações futuras. Por isso, que tal entender como ele é feito?

1. Remoção do tecido cariado

O primeiro passo no tratamento da cárie é a remoção do tecido dentário afetado pela deterioração causada pela cárie.

Isso é feito através de uma técnica conhecida como restauração dentária, onde o dentista remove a cárie e restaura a forma e a função do dente com um material adequado, como resina composta ou amálgama.

2. Restauração dentária

Após a remoção do tecido cariado, o dente é restaurado usando um material de restauração adequado. A escolha do material de restauração depende da extensão da cárie, da localização do dente afetado e das preferências do paciente.

Dessa maneira, as restaurações podem variar desde obturações simples até coroas dentárias em casos de cárie extensa.

3. Prevenção de recorrência

Além do tratamento da cárie atual, é fundamental implementar medidas para prevenir a recorrência da cárie e proteger os dentes contra danos futuros.

Isso inclui a adoção de uma rotina de higiene oral adequada, que envolve escovação regular, uso de fio dental e enxaguatório bucal, bem como visitas regulares ao dentista para exames e limpezas.

4. Monitoramento regular

Após o tratamento da cárie, é importante que o paciente faça visitas regulares ao dentista para monitoramento e acompanhamento da saúde bucal.

Isso permite que o dentista identifique precocemente quaisquer sinais de recorrência da cárie ou outras complicações e intervenha de forma adequada.

Por que buscar tratamento?

A busca por tratamento odontológico, seja na cárie na raiz do dente ou em outros problemas, é de suma importância. Afinal de contas, a falta de acompanhamento pode abrir as portas para outros problemas.

Neste caso em específico, o paciente pode acabar tendo que lidar com a perda do dente cariado. Isso acontece, uma vez que a doença evolui e ataca a polpa do dente, tornando o quadro irreversível.

Por isso, não deixe de buscar a ajuda de um profissional especializado na saúde e estética bucal. Caso queira ter à sua disposição uma equipe profissional e excelente, conte com a D’Amaro Odontologia!

Contamos com uma estrutura adequada para proporcionar um atendimento personalizado e focado na sua saúde bucal! Portanto, entre em contato conosco e marque uma avaliação!

Gostou das nossas dicas? Não deixe de acessar o nosso blog e curtir as nossas redes sociais para continuar acompanhando novos conteúdos!

É sempre um prazer poder te ajudar!