A busca por tratamentos estéticos odontológicos teve aumento considerável nos últimos anos, especialmente quando o assunto é a lente de contato dental.
No entanto, qual o motivo principal? A resposta é muito simples: A busca pelo sorriso perfeito, que é capaz de aumentar a autoestima de qualquer um!
Afinal de contas, este procedimento é utilizado para dar novo formato aos dentes, corrigindo tamanho, cor e outros defeitos. Mas será que qualquer pessoa pode colocá-las?
Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Isso porque, estamos falando de um tratamento em alta, que traz consigo diversos questionamentos sobre a sua aplicação e importância na saúde bucal.
No intuito de responder essa e muitas outras dúvidas, nós preparamos este artigo! Acompanhe com atenção e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre uma lente de contato dental.
Além disso, confira também o nosso conteúdo sobre o assunto: 3 sinais de alerta para cuidar dos seus implantes dentários
O que é uma lente de contato dental?
As lentes de contato dental são laminados feitos de porcelana, com espessura ultrafina, medindo, em média, de 0,3 a 0,5 milímetros, colocados sobre a superfície dos dentes.
Deste modo, o material imita muito bem o esmalte do dente e o polimento das estruturas dentárias. Fato que acaba oferecendo mais durabilidade e ótimos resultados estéticos aos pacientes.
Para aplicação, as lentes são coladas uma a uma em cada dente. E, por serem extremamente finas, é possível realizar o procedimento com o mínimo de desgaste dentário, preservando assim o máximo da estrutura dental.
Sendo assim, o resultado é um tratamento muito mais natural, resistente e praticamente imperceptível. O que contribui para a autoestima dos pacientes, que agora podem sorrir sem nenhuma preocupação.
Portanto, a lente de contato dental é, atualmente, a técnica perfeita para a correção de falhas nos dentes.
Além disso, elas também são utilizadas para cobrir manchas ou melhorar a forma e cor dos dentes com o menor risco aos seus dentes.
Todo paciente está apto a colocar lente de contato dental?
Apesar de ter se tornado febre rapidamente e ser um dos tratamentos estéticos mais buscados na odontologia, nem todo mundo pode se submeter ao procedimento.
Ou seja, dependendo do caso apresentado ao dentista, um paciente pode não se encontrar apto para colocar uma lente de contato dental. Com isso, o dentista pode indicar um outro tratamento para o seu caso.
Devido à espessura muito fina, em alguns casos, a colocação das lentes de contato nos dentes pode não ser eficiente.
Sendo assim, elas são um tratamento indicado para casos menos severos, como por exemplo:
- Manchas resistentes ao clareamento;
- Defeitos de formação do dente;
- Dentes fraturados, lascados ou lascados;
- Diastemas (dentes separados);
- Dentes pequenos com muito espaço entre eles;
- Dentes ligeiramente desalinhados ou com forma irregular;
- Motivos estéticos, como alteração de cor;
- Complemento do tratamento ortodôntico.
E, mesmo assim, é preciso que o paciente tenha uma estrutura de dente remanescente bem saudável. O que garante a correta realização do procedimento.
Logo, a grande perda da estrutura dental ou dentes que passaram por tratamento de canal, por exemplo, inviabilizam o procedimento. A avaliação do dentista será a responsável por determinar a indicação ou não.
Portanto, infelizmente não basta querer. Antes de saber se você pode ou não colocar as lentes de contato, é necessário passar por uma avaliação específica com o dentista.
Além disso, aproveite e leia também sobre o Check-up digital preventivo: marque agora mesmo sua consulta.
Quais são as contraindicações para o procedimento?
Assim como qualquer outro procedimento dental, existem algumas situações que inviabilizam a correção de problemas estéticos por meio da lente de contato dental.
Por mais que o dentista responsável vá avaliar cada caso de forma individual, separamos algumas das principais contraindicações por trás do tratamento. Confira conosco:
- Dentes muito escurecidos por tratamento de canal;
- Dentes com muitas restaurações que estão amareladas ou bem antigas;
- Dentes fracos;
- Grande perda de estrutura dental sadia;
- Diminuição do esmalte dental;
- Dentes sobrepostos;
- Crianças e adolescentes, pois ainda não terminaram a fase de crescimento facial;
- Quando o dentista visualiza que não é realizada uma boa higiene bucal periodicamente;
- Paciente com alto risco de desenvolver cáries.
No entanto, você verá ao fim deste artigo que se encontrar na lista de contraindicações não é o fim da linha para a sua saúde bucal.
Afinal de contas, existem outros tratamentos que cumprem um papel estético na boca do paciente, como as facetas e coroas cerâmicas, que ficam tão bonitas quanto as lentes de contato dental.
Quais são os cuidados com uma lente de contato dental?
O sucesso de um tratamento odontológico, como é o caso da lente de contato dental, passa tanto pela escolha do dentista, que precisa ser um especialista no assunto, como também dos cuidados adotados por um paciente.
Isso porque, assim como qualquer outro método, o papel desempenhado pelo paciente é fundamental. Por isso, confira alguns dos cuidados devem ser levados em consideração neste momento:
- Não roer unhas;
- Evitar abrir garrafas com os dentes;
- Manter a correta higienização bucal;
- Evitar o consumo de cigarro;
- Não exagere no consumo de bebidas como cafés, vinhos tintos e chás escuros.
Durante todo o período após a colocação de lentes de contato dentais, é muito importante que o paciente se mantenha em cuidado com o seu dentista. O que envolve, por exemplo, consultas regulares.
Aqui, o foco vai além de avaliar como estão as lentes de contato. Ou seja, o acompanhamento com um dentista permite fazer uma análise mais precisa de como está a saúde bucal.
Qual a importância das manutenções com um dentista?
As manutenções periódicas com o dentista são indispensáveis para garantir a durabilidade, estética e funcionalidade das lentes de contato dentais.
Isso porque, mesmo sendo resistentes, essas lâminas podem ser afetadas por hábitos inadequados ou condições bucais que exigem atenção profissional. Deste modo, as manutenções proporcionam:
- Prevenção de problemas bucais: durante as consultas de manutenção, o dentista verifica a saúde da gengiva e dos dentes naturais;
- Ajustes e polimentos: com o tempo, é possível que as lentes percam o brilho ou apresentem pequenas alterações. Durante a manutenção, o dentista realiza polimentos específicos para restaurar o brilho e pode fazer ajustes para corrigir pequenas imperfeições na adaptação;
- Acompanhamento do estado das lentes: o acompanhamento permite identificar sinais de desgaste, trincas ou deslocamento das lentes antes que esses problemas afetem a funcionalidade ou a estética do sorriso.
Portanto, manter as visitas regulares ao dentista é essencial para preservar o investimento nas lentes de contato dentais. Com os cuidados adequados, elas podem oferecer um sorriso bonito e saudável por muitos anos.
E os benefícios das lentes de contato?
Precisamos falar também dos benefícios proporcionados pelas lentes de contato dentais no sorriso de um paciente. Sendo que eles variam desde estéticos, como também funcionais.
Sendo assim, não sabe como você pode se beneficiar por meio deste tratamento estético? A seguir, acompanhe conosco alguns dos principais exemplos do porquê utilizá-las:
- Deixa os dentes mais brancos;
- Aumenta a autoestima do paciente;
- Proporciona uma sensação de naturalidade.
Além disso, não podemos nos esquecer de mencionar que as lentes de contato são utilizadas para cobrir dentes que estão manchados e escurecidos, corrigir falhas e imperfeições e diastemas.
Quer colocar uma lente de contato dental?
Após compreender aspectos importantes acerca da lente de contato dental, é possível que você tenha se interessado pelo tratamento.
No entanto, qual o primeiro passo para que um paciente possa optar por este tratamento estético?
Sem sombra de dúvidas, procurar um consultório ou clínica odontológica é a primeira etapa para a relação entre paciente e lente de contato dental.
Ou seja, é de extrema importância que o paciente busque o auxílio de um dentista especialista em prótese dentária. Afinal de contas, só ele poderá indicar o tratamento ideal para o caso que lhe é apresentado.
Por que devo procurar um especialista?
Quando falamos no uso de lentes de contato dentais, é de suma importância buscar o suporte de um dentista especialista. Afinal de contas, estamos falando do cuidado com os seus dentes.
Ou seja, você não pode confiar a estética dos seus dentes para qualquer pessoa. Ao ter um expert no assunto à sua disposição, é possível colher alguns benefícios, como:
- Mais segurança;
- Indicação correta;
- Análise geral da saúde bucal;
- Realização de possíveis manutenções.
Por mais que este seja um assunto que passe despercebido por alguns pacientes, tempo depois da colocação de lentes de contato, é necessário avaliar a condição das peças.
Desta maneira, o dentista especialista poderá identificar possíveis problemas e falhas nas lentes de contato, além de olhar para a saúde bucal como um todo. Logo, não deixe de procurar um.
Qual é o melhor tratamento para o meu caso?
Se você se encontra descontente com a aparência dos seus dentes, mas está na lista das contraindicações da lente de contato dental, não desanime!
Afinal, existem diversos outros tratamentos odontológicos, como:
- Tratamento ortodôntico.
- Clareamento dental;
- Implantes;
- Próteses e restaurações.
Todas as opções acima podem lhe atender da melhor forma possível, dependendo do seu caso.
Com certeza, algum deles vai se encaixar no seu perfil. Consulte seu dentista e veja a melhor opção para o seu sorriso!
Portanto, entre em contato com a D’Amaro Odontologia e marque a sua avaliação com um dos nossos especialistas!
Além disso, não se esqueça também de acessar o nosso blog e curtir as nossas redes sociais para outros conteúdos como este!
Leia também sobre Alinhadores invisíveis: 4 motivos para você optar por utilizar um